fbpx

05 Formas de como passar em um concurso público!

05 formas de como passar em um concurso público
Por Maxi Educa 06 ago 2015 - 7 min de leitura

Mas existe mesmo regras de como passar em um concurso público?

estudante de concurso público

Quando vem na cabeça a palavra “concurso público” já dá para imaginar uma grande “briga” por vagas limitadas, com o intuito de alcançar um bom cargo e uma boa remuneração.

Todos, ou pelo menos a maioria, acreditam que prestar um concurso público é uma ótima saída para uma estabilidade financeira e profissional. Mas, o que poucos sabem é que ser aprovado é um caminho bem difícil. Nem todos alcançam uma vaga já na primeira prova realizada.

Não existe uma receita milagrosa para ter sucesso profissional, só destaca-se, independente de qual é o objetivo, a pessoa que se esforça, e com um concurso público não é diferente. A melhor forma para “driblar” seus concorrentes é com esforço e determinação.

Separamos cinco formas de como passar em um concurso público para você agir e preparar-se frente a uma prova, sendo ela de nível médio, técnico ou superior.

01. Nunca Desista! É um caminho difícil mas, apresenta resultados.

Já ouviu dizer aquele ditado: “sempre há uma luz no fim do túnel”? Então, quando alguém entra para vida de “concurseiro” essa é uma boa frase para se levar em conta.

São mais de 10 milhões de brasileiros se preparando para um concurso, e como destacar-se no meio de tantas pessoas?
O primeiro passo é ter foco e seguir um caminho sem pensar em desistir.

Todos os dias levante sabendo o seu objetivo, não de vida, mas sim do dia: estudar e capacitar um pouco mais hoje. E assim vai, diariamente, passinho por passinho, sem nenhum segredo!

02. Seja esperto! Estratégia é um ótimo caminho.

Pare e pense: a maioria das pessoas que prestam concursos não tem nem um tipo de estratégia frente a linha que iram traçar. Simplesmente começam a estudar e prestam todos os concursos que encontram pela frente buscando apenas ganhar bem e trabalhar pouco.

Se esse é seu pensamento, você pode estar no caminho errado! Não vai conseguir bons resultados dessa forma.

Antes de tudo estipule uma meta, por exemplo, se você quer ser um promotor ou um juiz, só irá alcançar esse objetivo através de concursos públicos, então lute por isso e irá conseguir bons resultados.

Não fique preso à pensamentos errados! Não importa se o assunto é agradável, se o conteúdo é assimilável, se haverá interesse em trabalhar com aquilo, sendo aprovado é o que importa, esse tipo de pensamento está totalmente errado.

lingua portuguesa para concursos publicos

Ser aprovado importa e muito, mas a melhor estratégia é escolher um concurso que te agrade, que irá acrescentar em sua carreira profissional, em um tipo de órgão que gostaria de trabalhar. Depois disso, esqueça os outros concursos mesmo aparecendo algum com salário maior, não hesite, continue no seu foco, na meta escolhida.

Além disso, um pouco antes de começar a estudar as matérias em si, procure saber um pouco mais sobre como aprender de maneira mais eficiente, entenda o que vem pela frente. Estude o edital!

03. Monte um plano de Estudos.

Um bom plano de estudos pode melhorar seus resultados em quase cem por cento. Essa técnica permite que você faça uma varredura em todo o conteúdo, evitando deslanchar muito em uma matéria e deixar outras para trás. A ideia é avançar em bloco.

Como fazer isso?
Primeiro crie uma planilha com os dias da semana e com horários que irá estudar, por exemplo:

tabela e cronograma de estudos

Após montada a planilha com o tempo disponível durante a semana, calcule o total e dívida pelas matérias, no modelo acima o tempo total é de 03 horas por dia e 21 horas na semana, se o concurso exigir seis matérias diferentes, deve separar 3 horas e meia para cada matéria.

Uma boa forma de distribuir essas matérias é usando a rotatividade, liste-as e as distribua de forma que fiquem alternadas entre si. Por exemplo:

Matérias:

Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Direito Administrativo, Conhecimentos Específicos.

plano de estudos para concurso público

Dessa forma, você irá estudar uma hora de cada matéria durante três dias e em um dia da semana apenas 30 minutos de cada. O correto é que essas horas sejam cronometradas e caso preciso parar por algum motivo, faça uma pausa no cronômetro enquanto tiver fora.

Com este método quais vantagens ganho no estudos?

Melhora na concentração Com a rotina, seu cérebro vai se acostumar com os horários e vai se habituar com isso, logo você começará a ter mais concentração nesses horários e absorver melhor a matéria.

Falta de tempo – Com o plano de estudos você consegue identificar horários perdidos durante o seu dia e com isso você consegue alocar mais tempo para o seu estudo.

Organização – Com a rotina organizada seus estudos serão mais produtivos, pois você saberá sempre quando e o que deverá estudar e não vai ficar com aquela sensação de esquecer alguma matéria importante.

Disciplina – Com os horários definidos fica muito mais fácil programar as atividades do dia de um modo que não atrapalhe seu momento de estudo.

Está precisando de um acompanhamento mais detalhado? Conheça nosso mentor que faz acompanhamento personalizado: http://bit.ly/36cNjJg

04. Entenda sua prova.

Quando entende-se um determinado método ou assunto a maneira de agir frente a ele se torna muito mais fácil, sendo no trabalho, na escola, em relacionamentos interpessoais ou em tudo que nos rodeia quando entende-se do que se trata e de como funciona, o resultado é sempre melhor. Em provas não poderia ser diferente, quando se tem um exame pela frente o nervosismo é imediato mas, por que não conhecer por inteiro o “problema” que está a sua frente.

Antes de qualquer concurso, a melhor forma de entender a prova é conhecendo-a. Como fazer isso se não tem como ler o futuro ou receber uma “prévia” da prova antes? Simples, estudando.

Lembra no tópico 02 onde refiro que escolher um tipo de concurso é a melhor estratégia a ser escolhida, fazendo a chance de conhecer sua prova é muito maior, pois, todas elas seguem uma linha de raciocínio em suas questões.

Questões, essa é uma grande chave para passar em um concurso, estude o máximo de questões possíveis, procure provas anteriores e treine seus conhecimentos em cima delas, faça simulações. Separe um dia da semana e simule que está fazendo a prova, utilize a mesma quantidade de tempo que o concurso irá estipular, faça toda a prova depois monte um gabarito e corrija no final. Com isso, conseguirá fazer uma auto avaliação de como iria se sair se a prova fosse naquele dia.

Dessa forma você irá estudar e entender como sua prova funciona, juntando um bom conteúdo de estudos mais uma boa quantia de questões estudadas, suas chances irão aumentar cada vez mais.

05. O Edital é um complemento, estude antes.

Depois de todas as dicas anteriores, já se tem um pensamento que estudar pouco ou não ter foco não te leva a lugar algum. Quando você se objetiva a passar em um concurso você deve estar ligado a novidades dele a todo instante!

O tempo do lançamento do edital e da data da prova é muito curto. Quando o edital é lançado a maioria daquelas vagas já tem o seus “donos” a sua espera, estas pessoas começam a estudar muito antes, elas estão preparando-se desde quando tiveram a notícia que o concurso público seria realizado, ou seja, são os candidatos atualizados que saem na frente.

Quando sai a autorização de um concurso público, que é publicada no Diário Oficial da União, existe um intervalo entre a autorização do concurso e o lançamento do edital que pode variar entre dois meses, geralmente.

lingua portuguesa para concursos publicos

Do edital para a prova, por lei, é preciso haver um hiato de pelo menos 60 dias.
Começar a estudar antes do edital pode adiantar seus estudos entre três a quatro meses, quando sair a autorização do concurso em que deseja prestar.

Pegue o edital anterior e comece a estudar por ele, isso irá colocá-lo muito à frente de seus concorrentes. Pode haver mudanças de um edital para outro, pode ser que mudem algumas matérias ou a banca examinadora, mas mesmo assim esse método vale muito a pena.

Não existe milagre, existe esforço.

Passar em um concurso público é um caminho muito difícil mas não impossível. Acredite em você este é ponto inicial para seu sucesso.

Tem mais alguma dica importante? Já teve alguma experiência e gostaria de compartilhar conosco? Estamos curiosos em saber.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais