fbpx

2015: Ano Internacional da Luz (Ail2015)

Por Maxi Educa 07 ago 2015 - 7 min de leitura

Ano Internacional da Luz

Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (AIL2015), que novidade é essa?

Partindo do ponto, o que é luz para você? Qual o significado dessa palavra e qual a importância dela na vida do homem?

O dicionário nos diz que luz é:
– Luz – do Latim lux, “luz”, do Indo-Europeu leuk-, “luz, brilho”.
– Substantivo comum feminino.
– É onda eletromagnética que impressiona os olhos, dando ensejo a todos animais videntes de perceberem cores e imagens de coisas onde a luz incide. Outrossim, segundo a física, é a propagação de fótons pelo espaço. O fóton é produzido quando os elétrons perdem energia, caindo de uma órbita maior em torno do núcleo do átomo para uma menor. A forma mais comum de gerar luz é pelo calor.
Há quatro unidades métricas para a luz: watt/cm² mede o brilho; lux mede a iluminância; lúmen mede o fluxo; e candela mede a intensidade luminosa.

Mas e para você, o que é luz? Já parou para imaginar sua vida sem ela? Ficaria preso a um escuridão sem fim, luz tem a capacidade de empolgar, de literalmente clarear a vida do homem. Dentro de casa, nas ruas, em festas, em qualquer lugar basta olhar que já consegue-se enxergar. Luz passa segurança, te deixa confortável.
Ela revolucionou a medicina e possibilitou a comunicação internacional via Internet; é tema central para ligação entre os aspetos culturais, econômicos e políticos da sociedade global.

História

Existem muitas teorias para explicar o surgimento do universo e seus fenômenos. Umas delas é que seres sobrenaturais e deuses seriam os responsáveis pela criação de tudo que temos ao nosso redor, como a luz do Sol, ou a de um raio, por exemplo, existem também as explicações baseadas em filosofia e ciência Moderna.
Na Grécia, por volta do século 6 a.C. as primeiras teorias filosóficas para explicação da luz, foram baseadas por grandes pensadores como o filósofo Lecipo de Mileto, ele acreditava que os objetos emitiam pequenas partículas parecidas com películas que se desprendiam de sua superfície e que chegavam aos olhos, surgindo assim a visão. A luz então seria essa “saída” material, transmitida dos objetos visíveis para o olho de quem a observava, e a sensação visual seria causada pelo contato direto das eidola com o órgão dos sentidos, esse é um exemplo de uma das teorias do surgimento da luz.
A luz que se é vista hoje é exatamente a energia sob a forma eletromagnética, que tem propriedades muito bem conhecidas e estudadas, a luz eletromagnética apresenta-se sob a forma de raios gama, raios-X, ultravioletas, luz visível, infravermelhos, micro-ondas, e os diversos tipos ditos ondas de rádio. A única diferença está na energia que cada raio de luz (o fotão) contém.
Como será foi essa descoberta? Basta abrir os olhos e deixar a luz entrar e já consegue-se senti-la, estar ao sol ou ao pé de um objeto mais quente, o corpo já irá sentir essa luz infravermelha (dita calor), mas sem a ver.
A luz elétrica é algo comum, mas se parar pra pensar o quanto surpreendente é este fenômeno, vai perceber que toda essa luz que o universo nos oferece o homem conseguiu “prender” para perto dele. Mas pensando nisso, quem criou a luz elétrica?
Thomas Alva Edison! Um inventor norte-americano foi o “cara da luz”, em 1879, Edison criou a primeira lâmpada elétrica usando um filamento de carbono. Foi criada pelo desejo de utilizar pequenas lâmpadas domesticamente para substituir o gás, o maior desafio para ele era encontrar um filamento que ficasse incandescente durante a passagem da corrente elétrica, com isso ele fez vários experimentos utilizando bulbo de vidro, que isolaria mais facilmente o oxigênio, fazendo a combustão mais rápida, depois de inúmeras tentativas Edison chegou aos algodões carbonizados e foi onde fez com que a luz durasse por mais de 40 horas seguidas e ininterruptas.
Thomas Edison não era considerado um inventor, e sim um executor. Ele revolucionou a formas das pessoas viverem e a partir dali mudou a forma de viver também das gerações seguintes, desenvolvendo formas onde torna a luz prática, segura e econômica.
Na época, energia elétrica já não era uma ideia nova, muitos outros já trabalhavam em cima de formas que desenvolvessem a energia elétrica. Só que até então nada que tinha sido desenvolvido era utilizado de forma doméstica.
Em Dezembro de 1879, aconteceu a primeira demonstração pública do sistema desenvolvido por Thomas Edison, quando o laboratório Menlo Park ganhou um sistema completo e complexo de energia. Não feliz, Edison passou os anos seguintes tentando desenvolver sistemas para o setor. Influenciado profundamente pela vida moderna, criou também a vitrola e a câmera de cinema. Durante sua vida, teve mais de 1093 patentes e divulgou diversas de suas invenções em público.

Voltando na linha do tempo para os dias atuais, 2015 é um ano especial para o assunto “luz”. Ao longo deste ano está sendo comemorado por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas o ano Internacional da Luz, reconhecendo a importância das tecnologias à luz e promoção do desenvolvimento sustentável, buscando soluções para desafios globais nos campos de energia, educação, agricultura e saúde. Isto foi proclamado na 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, partindo de uma iniciativa global que pretende apresentar aos cidadãos de todo o mundo o quanto a luz e as tecnologias óticas são importantes na vida do homem, no seu futuro e no desenvolvimento da sociedade. Trata-se de uma oportunidade única para inspirar, educar, e conectar à escala global.
A escolha do tema e seu propósito no mundo atual é clara em inúmeras dimensões. A ciência e aplicações da luz criaram tecnologias revolucionárias que possuem um efeito direto na melhoria da qualidade de vida a nível mundial. A tecnologia baseada na luz é o maior motor econômico da atualidade (conforme ocorreu com a Eletrônica no século XX). As suas aplicações na saúde, comunicação, economia, ambiente e sociedade são exemplos da abrangência deste tema e o seu potencial educativo apresenta ligações com todas as áreas do conhecimento! A proclamação do AIL2015 é uma oportunidade única para a coordenação internacional de atividades educativas e para a promoção de novas iniciativas que ofereçam suporte ao potencial revolucionário das tecnologias da luz.

Celebração

O ano de 2015 coincide com alguns aniversários relevantes na história da ciência. Destes aniversários, são destacadas cinco datas com significativa importância para o estudo da luz, as quais serão celebradas ao longo do AIL2015.

As datas a celebrar no AIL2015 são as seguintes:

1015: Ano em que Ibn Al Haytham escreveu o primeiro “Livro de Ótica”;
1815: Ano em que Fresnel apresentou “a natureza ondulatória da luz”;
1865: Ano em que Maxwell publicou a sua teoria de Eletromagnetismo, apresentando “a luz como ondas eletromagnéticas”;
1915: Ano em que Einstein publicou a teoria da Relatividade Geral, apresentando a “luz no espaço e no tempo”;
1965: Ano em que Arno Penzias e Robert Wilson descobrem a Radiação Cósmica de Fundo, “a luz mais antiga do Universo”; e ano em que Charles Kao apresentou a tecnologia da fibra ótica.

O ano Internacional da Luz é um projeto de divulgação científica multidisciplinar e educativa, estão envolvidos mais de 100 parceiros de 85 países diferente. O projeto está com os seguintes objetivos em foco:

– Promover as tecnologias da luz como fator de melhoria de qualidade de vida no mundo;
– Reduzir a poluição luminosa e o desperdício de energia;
– Promover o envolvimento dos jovens na ciência;
– Promover a educação entre os jovens;
– Promover o desenvolvimento sustentável.

Este é um assunto que com certeza será cobrado em exames e provas no decorrer do ano de 2015 e nos próximos anos, confira agora um vídeo com a professora Silvana Antunes, onde ela aborda alguns pontos importantes referentes ao assunto, que poderão ser cobrados futuramente. Assista:

Gostou do assunto? Deixe sua opinião, ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais