Não deixe de verificar os 5 pontos importantes de uma boa gestão dos agentes de organização escolar

 

21 de dezembro de 2017

 

Para aqueles que não o conhecem, o agente de organização escolar é um profissional presente em quase todas as atividades do cotidiano escolar. Mas aí surge a pergunta, o que realmente ele faz?

O agente de organização escolar tem como atribuições dar suporte às atividades realizadas pela secretaria da escola, é o responsável por orientar os estudantes sobre as normas de comportamento, além de contribuir para a integração entre escola e comunidade.

Outras atribuições como atualizar arquivos cadastrais, colaborar no desenvolvimento da proposta pedagógica da escola, informar à direção da escola sobre a conduta dos alunos e comunicar ocorrências, também fazem parte do dia a dia deste servidor. No entanto, nem todas estarão especificadas claramente no momento da posse, mas é necessário ter bom senso para distinguir o que é necessário ser feito para manter um ambiente escolar saudável para todos.

o agente de organização escolar é um profissional presente em quase todas as atividades do cotidiano escolar

Fonte: https://ed100.org/lessons/7-3-los-distritos-escolares-a-cargo-de-la-mayoria-de-las-escuelas-locales

Sendo um cargo mais visto nas instituições públicas, o agente tem papel muito importante dentro das escolas. Esse profissional irá atender a demanda de várias áreas, desde atividades de secretaria até o controle do trânsito de alunos na escola e ao redor.

Como fazer para se tornar um agente de organização escolar?

Fonte: https://ed100.org/lessons/7-3-los-distritos-escolares-a-cargo-de-la-mayoria-de-las-escuelas-locales

 

Para trabalhar como agente de organização escolar é necessário ser aprovado em concurso público oficial e seguir os requisitos do mesmo, que costumam ser:

– ter mais de 18 anos na época da posse;

– estar em dia com suas obrigações eleitorais;

– não possuir registro em outro cargo público;

– apresentar-se dentro do período com os documentos necessários para a posse.

A remuneração de um agente de organização escolar pode variar de acordo com o horário de trabalho, com a localização da escola e com as funções assumidas.

Os cinco pontos importantes 

 

Fonte: http://noticias.universia.cl/cultura/noticia/2017/06/23/1153620/gobierno-evalua-replicar-modelo-educativo-upla-carcel-portena.html

 

1 – Educação como função de todos

Nem sempre os funcionários que não estão diretamente ligados à docência ou às atividades de suporte ao pedagógico – como os gestores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais – têm esta noção, mas, em uma escola, todos são educadores. “Educação é um conjunto. Ensinamos aos alunos os conteúdos curriculares e também os atitudinais, passando valores e maneiras de se relacionar com as pessoas que certamente servirão de exemplo para os estudantes”, afirma Balzano. Mostrar que a sala de aula limpa facilita a tarefa dos professores e deixa os alunos confortáveis para aprender, por exemplo, aproxima a equipe da limpeza dos resultados da escola. Transmitir essa consciência para todos é uma das maneiras de formar uma equipe coesa e que atua para um mesmo objetivo educacional, em cada atividade que exerce, seja ela qual for.

2 – Integração ao projeto pedagógico

Para que todos os funcionários se sintam parte da escola, é preciso integrá-los ao projeto político pedagógico. Somente conhecendo os objetivos educacionais é que eles agirão no dia a dia de acordo com os valores estabelecidos. Convoque toda a equipe para participar das reuniões que tratam desse documento. Em algumas instituições, o projeto pedagógico, depois de discutido, é transposto para cartazes que ficam nos corredores. Importante também é divulgar os projetos didáticos.

3 – Opiniões bem-vindas

Quando houver problemas de qualquer natureza para resolver, todos podem ser convidados a refletir e encontrar soluções. “Vivências diferentes contribuem para a elaboração de uma saída mais criativa”, afirma Venelli. Peça sugestões para as pessoas envolvidas diretamente com as questões. Problemas na entrada e na saída dos estudantes? Os vigias podem ter um bom palpite para dar. Vai fazer uma festa ou um torneio esportivo? É preciso escutar o que o pessoal da limpeza e da cantina e os porteiros têm a dizer sobre a organização. Depois do evento, um bom procedimento é reunir todos que participaram para analisar os resultados. Na opinião deles, o que funcionou? O que precisa ser aprimorado? Essas são algumas maneiras de mostrar que, além de estar atento aos resultados, você tem consideração e respeito profissional pela equipe. Muitos diretores costumam fazer uma reunião festiva em dezembro para fechar os trabalhos do ano letivo. Esse pode ser mais um momento de reconhecimento: compartilhe os resultados da escola e aproveite para agradecer a contribuição de todos pelos objetivos alcançados.

4 – Autonomia na atuação

Quando se trabalha em uma equipe que tem como foco os resultados de aprendizagem, é importante fazer com que cada grupo e indivíduo se sinta responsável pelos resultados do trabalho e pelo alcance das metas estabelecidas. Primeiro, é preciso ter os objetivos bem definidos pelo coletivo da escola para ter certeza de que os interesses sociais e educacionais sejam compatíveis com os pessoais. Com a certeza de que todos estão cientes dos rumos a seguir, as equipes podem ter autonomia para decidir a melhor forma de atuar. As merendeiras se organizam para dividir as tarefas do refeitório e da cozinha. Já os faxineiros decidem como setorizar os vários espaços da escola para que cada um cuide de uma parte e as instalações estejam sempre prontas para receber alunos e professores. O tempo também pode ser administrado por eles de acordo com as tarefas a cumprir. Como gestor, é seu papel criar um espaço de diálogo permanente – em que as dificuldades sejam apontadas conforme elas aparecem e possam ser discutidas abertamente. Lembre-se de que, como o foco está nos resultados, os processos podem ser debatidos e mudados de acordo com as necessidades e, para isso, nada melhor do que a experiência de quem está com a mão na massa.

5 – Formação permanente

A escola deve ser um espaço de aprendizagem constante não só para os alunos, mas também para os professores e os funcionários. Geralmente se fala em formação docente e se esquece de que os outros profissionais também precisam de informações e de troca de experiências para melhor exercer as funções, sempre visando a melhoria do serviço segundo a dimensão educativa do trabalho. “Antigamente, os gestores se preocupavam em dizer aos funcionários como eles tinham de executar as tarefas. Hoje, sabe-se que cada um pode aprender a organizar a própria rotina da maneira que for melhor e mais eficiente para chegar aos resultados pretendidos. Para isso, é preciso procurar saber sempre mais sobre o que se faz. Com esse conhecimento e com a experiência prática, é possível rever os procedimentos caso alguma coisa não ande bem”, Meller Filho. Promova periodicamente cursos, palestras e reuniões para as merendeiras (alimentação saudável, por exemplo), para os vigias (normas de segurança) e para os demais servidores.

Sendo assim, jamais poderemos deixar de entender que a escola, como qualquer instituição, funciona como um organismo: para que tudo ande perfeitamente e os objetivos sejam atingidos, cada parte precisa executar bem as respectivas funções. Os professores são os responsáveis pelo ensino dos conteúdos curriculares, mas os demais funcionários também participam do processo educacional, dando o suporte necessário para que a aprendizagem aconteça. São diversos os servidores que exercem as funções de apoio ao pedagógico: o pessoal da limpeza, as merendeiras, os secretários, os bibliotecários, os vigias. Alguns atuam sozinhos em sua área e outros em equipe.

Será que eles conhecem a importância do que fazem para o bom desempenho da escola? Sabem que também são educadores? Uma das funções dos gestores é fazer com que os diversos profissionais se sintam integrados aos objetivos da escola e responsáveis pelas metas.

E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Tem algum palpite sobre como acontecerão da melhor forma esse processo de adaptação das escolas?

Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois a leitura é essencial para o aprendizado.

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Referências bibliográficas

ALMEIDA, D. Funcionários dos serviços de apoio. Disponível em: http://gestaoescolar.org.br/equipe/funcionarios-servicos-apoio-493367.shtml
http://gestaoescolar.org.br/equipe/funcionarios-servicos-apoio-493367.shtml
http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/qual-a-funcao-de-um-agente-de-organizacao-escolar-veja-a-importancia-deste-profissional/
https://explicatudo.com/o-que-faz-um-agente-de-organizacao-escolar

Tutor: Renan Costa da Silva

21 de dezembro de 2017

 

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