fbpx

Não deixe de saber quais foram as quatro linguagens acrescentadas no currículo básico com a alteração trazida pela Lei 13.278 de 2016

Por Renan Costa da Silva 05 out 2017 - 3 min de leitura

No dia 02 de maio de 2016, a Lei nº 13.278 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) incluiu música e teatro no currículo básico, incrementando o ensino de dança e altera o termo “artes plásticas” para “artes visuais” no currículo de educação básica.

No dia 02 de maio de 2016, a Lei nº 13.278 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

 As escolas possuem o prazo de cinco anos, a partir da data da Lei, para se adaptar e realizar a formação de professores capacitados no ensino e em número para implantar nas grades do ensino infantil, fundamental e médio. No Art. 26. do § 6º da Lei nº 13.278 traz: “As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2º deste artigo.”

O objetivo da Lei não é apenas que o ensino seja feito sobre essas linguagens artísticas no mundo, mas com o principal objetivo de valorizar as expressões regionais, para que se promova maior desenvolvimento cultural de nossos estudantes, desenvolvendo uma maior consciências artística e se deslumbrem cada vez mais com essas belezas locais, e dessa forma entender cada vez melhor o contexto em que se está inserido.

Importância dessas disciplinas trazidas com a Lei 13.278/2016

Ana Mae Barbosa, grande estudiosa e especialista em arte-educação, na época deu uma entrevista para a revista Época, ressaltando a importância dessas linguagens, onde ressalta que “A arte não é babado cultural, não é enfeite para botar em parede”, a arte juntamente com as demais disciplinas do ensino são fundamentais para a formação de emoções e racionalidade de nossas crianças e adolescentes.

Fonte: http://asgar.com.br

Essas atividades não devem ser tratadas como supérfluas ou apenas complementares ao ensino de nossos alunos, mas sim vistas como disciplinas essenciais para o crescimento individual de cada um, pois são meios de muitos terem conhecimento a respeito de movimentos exercidos pelo seu corpo, o ritmo, o equilíbrio, as mais diversas comunicações – verbal, sonora, visual e gestual – e a musicalidade, que muitas vezes é apenas a escutadas através das mídias sociais, mas não se tem conhecimento sobre a música popular brasileira, os grandes musicistas de todas épocas de nossa história.

Dessa forma, espera-se que cada dia mais crie-se essa consciência e possamos nos ajudar na construção dessas linguagens no ensino das nossas escolas.

E os projetos das escolas municipais?

Alguns municípios possuem Projetos que já trabalham com essas linguagens com crianças até 5º ano, porém não se sabe ainda quais serão os rumos dessas atividades e professores. É ainda uma dúvida que fica no ar sobre o que acontecerá, de como na prática isso se aplicará em todas as escolas.

Entramos em contato com uma Diretoria de Ensino e Secretaria de Educação Municipal que falaram que ainda será discutido melhor sobre como serão adaptados nas Diretrizes essas linguagens.

Assim sendo, aguardamos como caminhará essas alterações no decorres desse cinco anos.

Fonte: https://2.bp.blogspot.com

E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Tem algum palpite sobre como acontecerão da melhor forma esse processo de adaptação das escolas?

Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois o descuido pode tirar uma vida.

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender.

 Referências
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/lei-inclui-artes-visuais-danca-musica-e-teatro-no-curriculo-da-educacao-basica
http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/05/importancia-do-ensino-das-artes-na-escola.html

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Débora 08 fev 2020

    Gostaria de saber se a BNCC de 2020, inclui Arte como disciplina obrigatória no Ensino Fundamental I .

  • Maxi Educa 20 fev 2020

    Olá Débora, tudo bem? Conforme a Lei 9.394 de 1996 (LDB), em seu Artigo 26 traz seguinte redação: “Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.” Este artigo segue da alteração, nova redação, no parágrafo 6º da LDB, dada pela Lei 13.278 de 2016, que acrescenta as linguagens de artes visuais, dança, música e teatro, devendo ser trabalhado na educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio, com o prazo máximo de cinco anos, até 2021, para a implantação e adequação dessas linguagens no currículo. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • jose antonio pfister 09 mar 2020

    Decoração com licenciatura plena ,não é uma lingugem da arte ? como pode ser correlata ? Não pertencer a arte?alguem pode me explicar? Oficialmente .

  • Maxi Educa 12 mar 2020

    Olá José, tudo bem? A decoração é uma das ramificações da Arte, como se fosse uma especialização das Artes Visuais, pois a Arte vai englobar música, teatro, dança, que não são vistas dentro da decoração. No entanto, para melhores orientações aconselhamos para que busque a Diretoria de Ensino da sua região para maiores esclarecimentos. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Pedro Ganga 17 abr 2021

    Noticia muito boa,maravilhosa.Sou Secretário de Cultura em São José do Rio Preto ,SP.Desde 2001,implantamos no município os Núcleos de Artes com mais de 2.500 alunos acima de 7anos.Nos oferecemos aos nossos artistas 20 empregos por meio de empresas contratadas pela lei 8.666.Nosso sonho sempre foi o município abrir um concurso para ter professores pertencente ao quadro de servidores municipais.Uma ótima notícia.

  • Maxi Educa 19 abr 2021

    Olá Pedro, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Kelli Louzada 18 abr 2021

    Para executar o que está na lei as escolas precisam ser estruturadas, não temos nem sala de aulas direito. Fácil mandar o professor fazer sem lhe oferecer condições, professor já está cansado de dar jeitinho para atender a legislação. O que estão dispostos a fazer pelas escolas , pela educação além de direcionar leis maravilhosas e até importantes?

  • Maxi Educa 19 abr 2021

    Olá Kelli, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Liduina Moreira Gurgel 18 abr 2021

    Uma forma de grande aprendizagem para os alunos.

  • Maxi Educa 19 abr 2021

    Olá Liduina, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Neiva da Silva Porto Guimarães 20 abr 2021

    Boa ideia!

  • Maxi Educa 20 abr 2021

    Olá Neiva, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais