fbpx

Entenda a teoria das 03 idades, muitas vezes exigidas no concurso público na disciplina de Arquivologia

Por Karen Siqueira 15 mar 2018 - 4 min de leitura

  E ai concurseiros ?? Como andam os estudos? Vamos estudar Arquivologia ??

A Arquivologia é a ciência que estuda as funções, os princípios, as técnicas do arquivo. Esta disciplina é frequentemente abordada nos concursos públicos e hoje será nosso objeto de estudo na explanação da Teoria das 03 Idades.

Os Arquivos são instrumentos cheios de vida e informação. Os documentos que compõe os arquivos passam por fases, desde sua produção até seu destino final, que pode ser a eliminação ou guarda permanente.

A sistematização deste ciclo compreende a teoria das três idades dos arquivos e é definido de acordo com a frequência que os consultamos e o tipo de utilização que fazemos deles.        

A Arquivologia é a ciência que estuda as funções, os princípios, as técnicas do arquivo.

Fonte: http://www.melhoramigo.dog/ciclo-de-vida-dos-cachorros

A “Teoria das três idades”, ou o ciclo de vida dos documentos (administrativos), ou os estágios de evolução dos arquivos” – a nomenclatura muda, mas o tema é um só.

São 3 (três) as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente

Fonte: https://arquivopublicors.wordpress.com

Vamos detalhar mais sobre estas 03 idades na Arquivologia??

Corrente ou 1ª idade: composto pelos documentos em tramitação ou que são frequentemente consultados devido ao seu uso administrativo, fiscal e/ou jurídico. São conservados nos escritórios ou em repartições que os receberam e os produziram ou em dependência próximas de fácil acesso, possuem valor primário.

Intermediário ou 2ª idade: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios.

Permanente ou 3ª idade: formado por documentos de valor secundário, que devem ser guardados permanentemente, ou seja, não podem ser eliminados/ descartados de forma alguma em decorrência de seu valor probatório e/ou informativo para o Estado ou sociedade. Estes são os arquivos históricos propriamente ditos, pois é nessa fase que os documentos são arquivados de forma definitiva

Esquema mnemônico para você não esquecer das 3 (três idades):

Corrente → corre → tramita (consulta frequente)

Intermediário → transitoriedade (consulta não frequente)

Permanente → preservados sempre (matéria-prima da história)

Os arquivos correntes são assim considerados porque geralmente estão em tramitação, mas é importante enfatizar que em muitos casos, mesmo sem movimentação os documentos podem ser assim considerados. O critério que define tal status para tais arquivos é relacionado à frequência de sua utilização ou consulta.

Dentre as atividades realizadas no âmbito da fase corrente, podem ser destacadas as de protocolo, arquivamento, consulta, expedição e empréstimo de documentos.

 

Fonte: Santos e Reis, 2013.

 Os arquivos intermediários poderão ser consultados e utilizados de modo esporádico por seus produtores, pois já cumpriram os seus principais objetivos na idade corrente junto à Administração.

Sua localização é um arquivo central ou um arquivo geral, que possua esse caráter de guarda intermediária, a fim de serem cumpridos prazos precaucionais (discricionários) antes da destinação final deles (ou seja, a eliminação ou recolhimento para guarda permanente).

 Os arquivos permanentes, devem ser preservados por apresentarem um valor histórico-cultural (secundário), ou seja, não mais possuem o valor primário.

São classificados como permanentes, por exemplo, os documentos que revelam a origem, a constituição e a evolução da instituição, normas, regulamentos e outros que se caracterizam como históricos para a instituição.

Os pesquisadores são o seu principal público. Por essa razão, devem estar localizados junto aos centros culturais ou próximos às universidades, com salas de consultas, a fim de receber os usuários em locais bem acessíveis e em um ambiente mais adequado.

Ao contrário das idades corrente e intermediária, tais arquivos são abertos ao público, isto é, não há restrições quanto à possibilidade de pesquisa por terceiros. Esta idade é também chamada de inativa, tendo como principais atividades a reunião da documentação histórica, o – arranjo – isto é, a classificação desses arquivos -, a conservação e a descrição dos documentos.

Os documentos transferidos para os arquivos intermediários ou recolhidos para os arquivos permanentes continuam tendo valor. Se deixassem de tê-lo, seriam eliminados. Portanto, tais procedimentos são realizados por causa da “frequência de uso dos documentos” e não em função do seu valor.

 A arquivologia ainda institui o prazo de guarda dos documentos nos arquivos

Fonte: Bellotto, 2004

 

Os documentos de arquivo são acumulados nos respectivos setores (órgãos produtores) com uma frequência constante. Novos documentos são produzidos/ recebidos quase que diariamente.

Depois de um certo tempo (em torno de 1 ano), os arquivos correntes (setoriais) não têm mais espaço para guardar um número maior de documentos.

Assim sendo, aqueles menos consultados são mandados para um arquivo central do respectivo órgão produtor, onde permanecem por tempo aproximado de 5 a 10 anos.

Após este tempo, os documentos são transferidos para os arquivos intermediários, neles ficando por cerca de 20 anos, no aguardo do destino que os cercam. Se não tiverem valor secundário, serão eliminados; caso contrário, serão recolhidos aos arquivos permanentes, a fim de serem guardados para sempre. Geralmente, os documentos recolhidos nesses arquivos nasceram há 25 ou 30 anos.

Fonte: http://e-tinet.com/linux/linux-10-gerenciadores-de-arquivos-que-devemos-conhecer/

Que tal saber um pouco mais sobre esse assunto, basta clicar: https://goo.gl/f9qpvg

E ai curtiu? Deixe o seu comentário aqui, estamos à disposição para auxilia lo.

E bora estudar !!

Bibliografia:

https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/06/26/arquivos-conceitos-o-ciclo-vital-dos-documentos-e-a-teoria-das-tres-idades/
SANTOS, J.T; REIS, L. Arquivologia Facilitada. Teoria e mais de 500 questões comentadas. 2ª edição – Campus Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Recurso eletrônico.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Eva 29 set 2018

    Boa noite! Parabéns pelo artigo, muito bem explicado. Comecei a estudar agora esse assunto, em razão de concurso. Obrigada! Eva.

  • Maxi Educa 01 out 2018

    Bom dia Eva Ficamos muito gratos por você ter participado do nosso blog deixando aqui o seu comentário. É muito bom saber que conseguimos tratar esse assunto de forma clara para você. Fique sempre de olho em nossos blogs. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • gabriela 25 mar 2019

    porque o intermediario e o permanente sao secundarios?

  • Maxi Educa 26 mar 2019

    Olá Gabriela, Bom Dia!! Os documentos com Valor Primário ( também chamados de imediato, ou administrativo) são documentos usados pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação. Os documentos de Valor Secundário (nomeados tambpem de permanente, ou de arquivo, ou mediato) são documentos usados pelo órgão produtor e por terceiros, baseando-se em fins diversos daqueles para os quais eles foram gerados, esses documentos são utilizados como fonte de pesquisa e informação. Assim, os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marina Zélia André nhaca 04 abr 2019

    gostei nuito da pagina está ajudando me muito justamente esses dias que terei texte da GD obrigada clarificaram minhas dúvidas

  • Maxi Educa 04 abr 2019

    Olá Marina, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria da Glória 01 out 2019

    Errei na resposta do questionário sobre a Teoria das 3 idades. Marquei a letra (a) a. Corrente b. Inativo c. Intermediário d. Permanente

  • Maxi Educa 14 out 2019

    Olá Maria da Glória, tudo bem ? Espero que sim. Não consegui localizar este questionário. Por favor me informe onde ele está ou transcreva a questão assim posso te auxiliar na resolução. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais