fbpx

04 Dicas de como se sair bem em uma Avaliação Psicológica para Concursos Públicos

Por Ana Eduarda Vieira Convento Giardulli 07 dez 2015 - 4 min de leitura

photo_article-positioning

Muitos candidatos preparam-se com empenho para as provas objetivas e discursivas, começam a se preparar com antecedência, estudam todo o conteúdo do edital, resolvem exercícios e conseguem um bom resultado nessas etapas classificando-se para a “temida” Avaliação Psicológica, mas afinal o que é a avaliação psicológica nos concursos públicos? Ela é, na maior parte das vezes, uma das últimas etapas do concurso de forma que nela é necessária a eliminação de grande quantidade de candidatos. Consiste na aplicação de testes psicológicos, entrevistas e/ou dinâmicas de grupo afim de avaliar quais os candidatos estão aptos para exercer determinada função considerando as habilidades e competências necessárias para seu desempenho.
Em primeiro lugar é importante que o candidato saiba que não existe uma “formula mágica” para passar na avaliação, não existem padrões de certo ou errado, mas sim, o que existe é uma comparação feita no grupo para destacar os candidatos que, naquele grupo, se adequam melhor às exigências do cargo. É por isso que, muitas vezes o candidato passa por essa etapa 2, 3 ou mais vezes e é reprovado e de repente depois de tantas reprovas ele consegue passar… o que ocorre é que como a comparação é feita no grupo avaliado os padrões são determinados pelas características do grupo, assim o mesmo candidato pode hora ser destaque no grupo em que se encontra ou em outro momento ter pessoas no grupo que se encontram mais adequadas do que ele. A seguir algumas dicas para que você consiga um bom resultado nessa etapa:

1. Leia atentamente o perfil do cargo: É importante que o candidato SEMPRE leia o edital e tenha a consciência do perfil exigido para o cargo para que, assim, possa saber se possui as habilidades e as competências necessárias para o desempenho da função. Normalmente nos editais vem discriminado o perfil adequado necessário para o bom desempenho da função e nesse momento cabe ao candidato saber se ele se adequa ou não neste perfil.
Muitas vezes os candidatos acreditam que podem treinar, aprender e/ou melhorar depois que já estiver na função porém, isso nem sempre é possível. Existem habilidades que são inatas, características que fazem parte da personalidade da pessoa e assim, não é possível modifica-las, por exemplo, se uma pessoa é introspectiva e o cargo exige que tenha um perfil de comunicativa dificilmente ele conseguirá mudar tanto a sua personalidade e seu modo de se comportar e agir para que desempenhe a função da forma como é necessária.

Desta forma cabe ao candidato ter consciência e responsabilidade para discernir se possui condições ou não de exercer aquele cargo. Quando um candidato é reprovado na avaliação isso não o incapacita para o trabalho, mas sim, mostra que ele não possui as habilidades e competências necessárias para o bom desempenho de determinada função. Ao pensarmos no perfil de policiais ou mesmo de motoristas é evidente que a agressividade se torna um risco no exercício da função pois, no primeiro caso, ele trabalhará com porte de armas e se for um candidato agressivo ou impulsivo a probabilidade de ele cometer uma ação que coloque tanto a sua quanto a vida dos outros em risco é maior e o mesmo ocorre com o motorista que, ao ser inserido no contexto de transito (que muitas vezes já é um contexto estressante) as chances de que ele desenvolva um comportamento de risco também é maior.

2. Não pesquise na internet para “treinar” os testes: Na internet há muitas informações erradas, distorcidas e que não são verídicas a respeito dos testes psicológicos, grande parte das informações e dos manuais disponíveis estão desatualizados e não podem ser utilizados pelo profissional portanto, quando o candidato pesquisa essas informações ele pode ter um conhecimento errôneo que poderá até mesmo atrapalhar o seu desempenho nos testes.
Os testes psicológicos avaliam as condições do candidato em dado momento, e portanto não podem ser treinados, são testes expressivos, projetivos e de capacidades que refletem a personalidade e as condições psicológicas sendo que assim o treino é inviável. O que acontece é que muitos candidatos ficam tão preocupados em fazer como estudaram que perdem a concentração e não conseguem um bom desempenho na situação real da avaliação, considerando que neste momento há ainda a pressão, o nervosismo, a ansiedade que são condições adversas as da situação de treino.

3. Durma bem na noite anterior, evite uso de medicamentos e/ou bebidas: Sabe-se que uma noite mal dormida pode influenciar diretamente no resultado do teste uma vez que o cansaço o sono, a fome, a preocupação podem desconcentrar o candidato dificultando seu desempenho em testes de atenção por exemplo.
O mesmo ocorre com o consumo de medicamentos, drogas e/ou bebidas alcoólicas que agem diretamente no organismo modificando seu estado geral e assim influenciando a avaliação de habilidades específicas, abaixando o rendimento.

4. Foco na tarefa: Preste atenção nas instruções do avaliador e siga exatamente as instruções passadas por ele, muitas vezes o candidato tem a falsa ideia de que já sabe o que é para fazer e não se concentra na explicação do avaliador distraindo-se, nesse momento ele poderá deixar de atentar-se a uma informação importante que seria essencial para a execução correta do teste.

Gostou do Assunto? Deixe Sua opinião ela é muito importante para nós.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • LUIZ CARLOS GOMES DA SILVA 07 fev 2018

    Muito bom! Eu sempre solicitei que aplica-se os testes, hoje estou em uma posição que estes mesmos testes serão aplicados em mim. Realmente estava muito preocupado como eu deveria me preparar para tal situação, mais após ler as suas dicas, percebi que tudo trata-se do momento e do cargo que estarei concorrendo. Basta ter atenção, tranquilidade e conhecer exatamente o perfil da vaga.

  • Maxi Educa 07 fev 2018

    Bom dia Luiz Agradecemos imensamente sua participação. De fato tranquilidade é a palavra-chave para conseguir centrar nos seus objetivos. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edson Donizetti da Silva Elizeu 26 ago 2019

    Muito boa a explicação. Nesta avaliação e correto a psicóloga avaliar o nível escolar?

  • Maxi Educa 06 set 2019

    Olá, Edson! Como vai? Ficamos felizes em saber que você gostou do post! Obrigado por visitar nosso blog! Em uma avaliação psicológica para concurso público, o papel do avaliador não é o de verificar o nível escolar do candidato. Para chegar a essa etapa do processo seletivo, o candidato já terá passado pela prova objetiva e (se houver) também pela prova dissertativa. Essas etapas são as que avaliarão o nível escolar do candidato. Em um concurso que requer o Ensino Médio, se o candidato não possuir os conhecimentos necessários do Ensino Médio, dificilmente ele passará pelas provas objetiva se dissertativa. A avaliação psicológica tem o papel de traçar o perfil psicológico do candidato, para verificar se o perfil dele está de acordo com o perfil requerido para o cargo em questão. Por exemplo, para um cargo que requer certa frieza, uma pessoa com um perfil que demonstre ansiedade tem grandes chances de não ser aprovada nessa etapa. Esperamos que esta resposta possa esclarecer suas dúvidas. Fique à vontade para visitar outros posts de nosso blog e descobrir uma infinidade de conteúdo bacana! Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Vagner Rocha Moraes 05 set 2019

    Dicas diretas.Com certeza serão de grande valia.Obrigado.

  • Maxi Educa 06 set 2019

    Olá Vagner, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marcela 15 out 2019

    Amei,esclareceu as minhas dúvidas e o conteúdo mim acalmou.?

  • Maxi Educa 15 out 2019

    Oii Marcela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gladis de Aquino Ochoa 25 ago 2021

    O que é orientação profissional, é qual a diferença entre orientação profissional e orientação vocacional, ocupacional Ocupaciona e vocacional é a mesma coisa?

  • Maxi Educa 26 ago 2021

    Olá Gladis, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Baptista Luís Quiriuano 11 out 2021

    Captando essas instruções, o candidato pode ter êxito em qualquer modalidade de teste psicológico que lhe for submetido

  • Maxi Educa 13 out 2021

    Olá Baptista, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jaqueline 30 jun 2022

    gostei está mim ajudando bastante

  • Maxi Educa 01 jul 2022

    Olá Jaqueline, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Baptista Luís Quiriuano 20 jul 2022

    De facto, gostei das dicas e sei que seguindo-as podemos ter sucesso em qualquer teste. A minha inquietação está relacionada com uma das questões segunda a qual, não há no teste errado ou o certo. Na minha opinião, há sim certas modalidade de testes que exigem que o candidato acerte , além da rapidez, precisão e a forte capacidade de entender e interpretar as questões.

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais