fbpx

Como avaliar na Educação Infantil? Você sabe o que diz a LDB sobre esse assunto? Então fique por dentro!

Por Márcio André Emídio 25 maio 2017 - 5 min de leitura

Muitos professores se preocupam na forma como se deve avaliar. Pensando nisso, trouxemos importantes dicas…

 

Educacao Infantil

fonte: https://pedagogiaaopedaletra.com

A Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no seu artigo 31 (Da Educação Infantil) traz:

 

I – avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.  (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

 

Considerando-se que as crianças desenvolvem-se de forma aceleradíssima em termos da oralidade, da evolução motora e de novas descobertas, em tempos e em aspectos muito diferentes de uma criança para outra, a avaliação da aprendizagem contempla várias interrogações e indefinições quanto à efetivação, na prática, de uma concepção que tenha por intenção a melhoria da ação educativa.

 

O que é avaliar?

 

o que e avaliar

fonte: https://professordigital.wordpress.com

Segundo Jussara Hoffmann, no seu livro Avaliação e Educação Infantil – Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança, avaliação refere-se a um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem por um longo tempo e em vários espaços escolares, de caráter processual e visando, sempre à melhoria do objeto avaliado.

Avaliar não é julgar, mas acompanhar um percurso de vida da criança, durante o qual ocorrem mudanças em múltiplas dimensões com a intenção de favorecer o máximo possível seu desenvolvimento.

 

Para que avaliar?

 

para que avaliar

fonte: http://lehenhezkuntza-31.blogspot.com.br

De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 20/2009 a avaliação deve acontecer da seguinte forma:

A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças. Ela deve incidir sobre todo o contexto de aprendizagem: as atividades propostas e o modo como foram realizadas, as instruções e os apoios oferecidos às crianças individualmente e ao coletivo de crianças, a forma como o professor respondeu às manifestações e às interações das crianças, os agrupamentos que as crianças formaram o material oferecido e o espaço e o tempo garantidos para a realização das atividades. (Brasil, 2009, p. 16- 17)

 Dentro desse assunto, Jussara Hoffmann coloca que avaliar não é fazer um “diagnóstico de capacidades”, mas acompanhar a variedade de ideias e manifestações das crianças para planejar ações educativas significativas. Parte de um olhar atento do professor, um olhar estudioso que reflete sobre o que vê, sobretudo um olhar sensível e confiante nas possibilidades que as crianças apresentam.

 

Como avaliar?

 

como avaliar

 

Em relação ao modo como se deve ocorrer a avaliação na educação infantil, são apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais o seguinte:

 

Art. 10. As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

I – a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

II – utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).

(Brasil, 2009, p. 18).

 

Pode-se dizer então que, a avaliação na Educação Infantil não é utilizada como instrumento de retenção das crianças, mas deve-se observar constantemente de maneira crítica o seu envolvimento e desenvolvimento nas atividades promovidas pelo educador no que diz respeito às brincadeiras e as interações ocorridas no cotidiano, em seu processo de ensino e aprendizagem.

Jussara Hoffmann afirma que o olhar avaliativo não é apenas sobre as crianças, mas sobre elas no âmbito da instituição com todas as variáveis que essa contempla. Estende-se, portanto, às relações que se estabelecem nesse ambiente, devendo incidir sobre as interações criança/criança, adulto/criança, ou seja, sobre a dinâmica das relações no espaço pedagógico. Nesse sentido, o professor/avaliador terá por objetivo:

a) manter uma atitude curiosa e investigativa sobre as reações e manifestações das crianças no dia a dia da instituição;

b) valorizar a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pelas crianças, respeitando sua identidade sociocultural;

c) proporcionar-lhes um ambiente interativo, acolhedor e alegre, rico em materiais e situações a serem experenciadas;

d) agir como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-las, acompanhá-las e favorecer-lhes desafios adequados aos seus interesses e possibilidades;

e) fazer anotações diárias sobre aspectos individuais observados, de forma a reunir dados significativos que embasem o seu planejamento e a reorganização do ambiente educativo.

 

O que levar em conta?

 

o que levar em conta

fonte: http://paginasdescritas.blogspot.com.br

Segundo Jussara Hoffmann, o cenário da Educação Infantil deve se constituir em um ambiente de brincadeiras, alegre, desafiador, espontâneo, no sentido de favorecer a exploração livre dos objetos, da vivência de situações adequadas ao tempo da criança, no qual ela possa escolher brinquedos ou parceiros, num ritmo próprio, mesmo que diferente de outras, sem pressões ou expectativas dos adultos a serem cumpridas.

Nesse espaço, o papel dos professores é o de ampará-las, de conversar com elas, de dar-lhes todo afeto e orientação necessários, organizando e propondo ricas oportunidades de aprendizagem. Reforça tais considerações porque um processo avaliativo só se desenvolve em um cenário educativo constituído nessa perspectiva.

 

E agora?

E agora

 

Para finalizar é possível concluir que avaliar não é um ato estático, e sim algo que está sempre se modificando e o professor deve modificar suas práticas a cada avaliação. Levando em conta a realidade cultural e social que seus alunos estão inseridos, é possível avaliar sem fazer julgamento e compreender que cada aprendizagem tem seu momento e seu tempo.

A avaliação na Educação Infantil deve acontecer diariamente, pois é condição necessária para a condução e revisão da prática educativa, tendo a finalidade de comunicar aos gestores, pais e familiares o desenvolvimento apresentado pelas crianças.

 

Referências
 HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil – Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2015.
SANTOS, Veruska Vieira dos; CARRASCO, Omar Oscar Delgado. A Avaliação na Educação Infantil: Análise do Processo e suas Modalidades.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Mirian12carvalho14@gmail.com 21 ago 2020

    Muito bom o conteúdo, exatamente o que estava procurando.

  • Maxi Educa 21 ago 2020

    Olá Mirian, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Garcês 05 mar 2022

    Achei o material muito rico importantíssimo para a prática pedagógica de cada professor da educação infantil

  • Maxi Educa 07 mar 2022

    Olá Maria, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais