fbpx

Biblioteca: Depósito de Livros?

Por Clariana Ribeiro Nogueira 27 maio 2016 - 5 min de leitura

Antes de qualquer coisa, você já se perguntou o que significa a palavra biblioteca?

Um bom começo é observarmos no dicionário qual é o seu significado:

DEFINIÇÃO

Biblioteca:
– Coleção pública ou privada de livros e documentos congêneres, para estudo, leitura e consulta.

– Edifício ou recinto onde ela se instala.
– Móvel onde se guardam e/ou ordenam livros.

Esta é a definição de: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

Mas, será que podemos ir mais a fundo neste conceito?
Sim, e podemos analisar a própria origem da palavra biblioteca

A origem da palavra biblioteca é grega: bibliotheke. Tal palavra é resultado da junção de duas palavras do idioma grego: biblio e tëke, que significam respectivamente, livro e depósito ou lugar para guardar livros. Por isso, o seu entendimento inicial era de um depósito responsável pela guarda de materiais escritos, papiros e pergaminhos.

Atualmente, essa ideia já está ultrapassada, já que o sentido de biblioteca é bem mais amplo.

Por quê mais amplo?
Porque a biblioteca engloba além dos livros, outros materiais como microfilmes, revistas, gravações, slides, vídeo, cds, dvds… podemos notar ainda que o material mais recente é o livro eletrônico – E-book.  O termo BIBLIOTECA também abrange grandes coleções bibliográficas e por isto existem diversos tipos de bibliotecas.

Mas, será que a biblioteca é apenas um depósito onde se armazena livros, coleções bibliográficas e todos os outros materiais?
Na verdade, a biblioteca é muito mais do que depósito de livros, é um patrimônio de heranças culturais dos mais distintos povos do mundo. É porque existem bibliotecas que épocas posteriores sempre podem tomar conhecimento das culturas das antigas civilizações.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Será que você sabe me dizer qual a mais antiga biblioteca já conhecida?
A civilização sumeriana é a mais antiga das conhecidas, antes mesmo da egípcia e já possuia biblioteca contendo registros em tabletes de argila.

Ainda sobre esse histórico de bibliotecas temos o“Tesouro dos Remédios da Alma” – este era o nome da primeira biblioteca egípcia construída por Ramsés II, em Mênfis, há mais de três milênios. Outra biblioteca das antigas contendo mais de 30 mil tijolos grafados foi a da cidade de Nínive no século VII A.C.

Sobre a mais comentada, famosa e conhecida na antiguidade temos a estrelinha: Biblioteca de Alexandria no Egito. Acredita que ela possuia entre 40 e 60 mil manuscritos em rolos de papiro?
Não podemos deixar de comentar também que em Roma, as cópias de manuscritos eram feitas por escravos instruídos e um tempo depois por meio de ditados a grupos de escritas. Isso alimentou numerosas bibliotecas públicas e particulares daquela época
A invenção da tipografia por Gutemberg no século V foi o início das grandes bibliotecas de universidades e academias.

Na Idade Moderna, com o desenvolvimento da imprensa, tornou-se possível o barateamento dos livros e, com isso houve uma multiplicação de bibliotecas. Este fato permitiu sua inclusão nos planos nacionais de desenvolvimento e de educação.

Assim, a possibilidade de ter livre acesso aos livros nas estantes facilita o empréstimo domiciliar, regalia que era impossível anteriormente devido à escassez de material bibliográfico

A ideia que devemos ter da biblioteca de hoje é que deve ser uma instituição democrática que tem a função educativa, de incentivo ao hábito da leitura, beneficiando todas as pessoas sem distinção de sexo, idade, cor, raça, religião ou qualquer outra distinção.

OBJETIVOS

Quais são os objetivos da biblioteca???
– Atender às necessidade reais da civilização moderna, em termos de informações;

– Servir de instrumento e de instrução e de difusão cultural;
– Preservar as informações e facilitar possibilitar sua recuperação e divulgação;
– Atender a todos os usuários sem qualquer distinção ou preconceito e estar à disposição de todos;
– Ensinar cada usuário o que cumpre saber sobre livros e bibliotecas, visando que ele possa servir-se das obras de referência e dos meios de pesquisa.
– fornece informações precisas no momento exato em que sejam solicitadas
– Armazenar e recuperar informações gerais e específicos e colocá-las à disposição dos usuários;
– Promover e divulgar eventos culturais

Ufa, a lista é grande e agora fica claro, realmente, que a biblioteca não é só um depósito de livros como era vista no passado!!! Ela é um organismo vivo, que auxilia na instrução e difusão cultural e por isso é preciso que o seu material seja cuidadosamente selecionado e tecnicamente organizado.

ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA

Na organização da biblioteca deve-se atentar para pontos vitais que são: local, mobiliário, equipamento e material de consumo. A biblioteca deverá estar em um local de fácil acesso, bem iluminado, silencioso e que permita ampliações futuras.
Devido ao peso dos livros deveria, de preferência, ser instalado no andar térreo. A área necessária poderá ser encontrada no cálculo de que 1m² comporta 50 volumes. Não se deve esquecer da necessidade de se ter uma divisão do espaço para sala de leitura, depósito, acervo e salas de trabalho. O ideal é ter espaço amplo para estas divisões.
E quanto aos móveis? Os móveis podem ser de madeira ou de aço, embora os de aço sejam os mais recomendados.

Vejamos o que mais será necessário para que a biblioteca consiga cumprir plenamente os seus objetivos:
1- armário para material de consume;
2- arquivos verticais
3- balcão de empréstimo
4- bolsa e fiche de empréstimo com data
5- carrinho para transporte de livros
6- carimbos de registro, identidade e data
7- cartões de inscrição do leitor
8- espátula para livros
9- estante para exposição de livros
10- estante para livros e periódicos
11- estantes para obras de referência
12- etiquetas
13- fichas de catalogação, de aquisição, fichas-guia
14- fichários para montage dos catálogos;
15- fichários
16- livro de registro
17- impressora
18- mapoteca
19-material audiovisual
20- material de expediente
21- microcomputador
22- papeletas para empréstimo ou para reserva

Não podemos deixar de lembrar que, no contexto atual de enorme volume de informações geradas e consumidas, a Tecnologia da Informação é uma das principais ferramentas a serem utilizadas para a biblioteca para obtenção de ganhos de qualidade e produtividade.

Assim, para atender às necessidades específicas do público em geral, permitindo ao máximo o acesso a informações relevantes com rapidez e confiabilidade, temos cada vez mais sistemas informatizados que avançam e transformam o espaço da biblioteca.

Gostou do artigo? Ele te fez pensar diferente a respeito de bibliotecas? Espero que tenha aprendido e entendido um pouco mais sobre as bibliotecas. Comente conosco o que achou!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais