fbpx

A VERDADE QUE NUNCA FOI DITA SOBRE O BIG DATA QUE VAI FAZER TODA A DIFERENÇA NOS SEUS ESTUDOS

Por Wesley Carçado 20 mar 2017 - 3 min de leitura

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o termo Big Data. Cada vez mais ele vem sendo procurado e discutido nos ambientes corporativos e educacionais. Mas você sabe o que que este termo tem de tão importante e como ele impacta no dia-a-dia das grandes empresas? Então continue lendo este artigo que você nunca mais vai ficar perdido quando ouvir falar sobre ele!

Traduzindo de maneira literal, o termo Big Data significa Grandes Dados, o que até podemos utilizar como uma definição geral. Porém quando pensamos em grandes dados no mundo da informação, não é difícil imaginarmos arquivos grandes e pesados ou informações que ocupam muito espaço, e não é exatamente isso que o termo Big Data representa.

DEFINIÇÃO de BIG DATA

 

Big Data concept

Fonte: datalakes.com

Segundo a empresa SAS, que trabalha com tratamento de dados “Big Data é o termo que descreve o imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia. Mas o importante não é a quantidade de dados. E sim o que as empresas fazem com os dados que realmente importam.”

Analisando esta definição, entende-se que as informações utilizadas no Big Data formam então uma grande quantidade de dados, mas cada um destes dados não precisa ser necessariamente grande.

É dito também que estes dados podem ser estruturados ou não estruturados. Os dados estruturados são aqueles organizados em estruturas de bancos de dados, com bases, tabelas e registros, enquanto os não estruturados são compostos por todo o resto, sendo considerados desde textos em artigos de blogs, como este que você está lendo, até imagens de publicações em redes sociais.

OS 5Vs

 

 

 

big-data-5vs

Para entender melhor a composição do Big Data e como seus dados são tratados, existe o conceito dos 5Vs onde são considerados Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.

Volume: Diz respeito a grande quantidade de dados que o Big Data abrange, vindos das mais variadas fontes de informação.

Velocidade: Trata da rapidez com que os dados são gerados. Levando em consideração a crescente utilização da internet, sabemos que as informações são geradas em um tempo cada vez menor.

Variedade: O V da Variedade, trata a diversidade dos tipos de informação. Como visto acima, os dados tratados pelo conceito de Big Data podem ser estruturados ou não, ou seja, há a possibilidade de existir todo tipo de informação.

Veracidade: Não apenas os dados devem ser gerados em uma velocidade muito grande ou com uma grande variedade de tipos, para serem utilizados dentro do Big Data, estes dados devem ser também verdadeiros, encaixando-se na categoria da Veracidade.

Valor: É de suma importância que os dados tratados agreguem de alguma forma valor para as análises, ou seja, as empresas que farão uso dos dados devem conseguir aplica-los de alguma maneira em suas estratégias, seja traçando o perfil de um consumidor, ou gerando uma nova estratégia de marketing para atingir um novo público alvo.

 

ANÁLISE DE MERCADO

 

 

análise de mercado

fonte: accelerite.com

Muitas empresas utilizam estas informações para saberem como deverão agir diante de uma determinada situação. Pode ser desde a criação de um novo produto, ou até mesmo traçando o perfil de seus consumidores para gerar uma nova campanha para conseguir mais vendas e consequentemente maiores lucros.

Imagine a situação onde uma grande floricultura deseja abrir uma filial de entregas em uma região do interior, mas não sabe se terá retorno em seu investimento. Através de análises feitas com Big Data é possível saber se o público daquela região e cidades próximas tem a necessidade de tal empreendimento ou até mesmo se os possíveis concorrentes possuem aceitação do público regional. Permitindo que a empresa tome sua decisão de maneira mais assertiva.

O Big Data tem gerado grande procura de mão-de-obra e soluções voltadas para este ambiente, pois com profissionais capacitados utilizando as ferramentas corretas, as empresas podem obter grandes resultados com análises apuradas e cada vez mais objetivas.

Quer saber um pouco mais sobre o Big Data, assista também nossa videoaula falando sobre o assunto.

fantastic

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para melhorarmos nossa matéria, deixe seu comentário logo abaixo.

Um abraço e até a próxima.

Referência:
https://www.sas.com/pt_br/insights/big-data/what-is-big-data.html

http://stayrelevant.globant.com

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Celio Pimentel 03 mar 2018

    Gostei das explicações sobre o assunto Big Data boa didática esclarecedor muito bom

  • Maxi Educa 05 mar 2018

    Bom dia Celio. Agradecemos seu comentário e ficamos felizes que você tenha gostado. Aproveite e leia outros posts sobre Informática acessando: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rodrigo Galli 14 maio 2018

    Prezados, boa tarde! Sou estudante de engenharia de produção e preciso fazer um trabalho sobre o tema BIG Data. Vou acompanhar as redes sócias de vcs para eu saber um pouco mais sobre o big data, quando começou, qual sua finalidade seu objetivo, etc.... Na verdade preciso entender mais sobre.

  • Maxi Educa 15 maio 2018

    Bom dia Rodrigo. Obrigada por deixar aqui o seu comentário, ficamos imensamente contentes que nosso post tenha ajudado nos seus estudos. Temos aqui outro post sobre Big Data, basta acessar: http://blog.maxieduca.com.br/big-data-investimento/ Além disso, você pode conferir outros posts sobre Informática em: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais