BLACK FRIDAY DE ACORDO COM AS GARANTIAS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

 

24 de novembro de 2017

 

Caro leitor, as compras de fim de ano já começaram, principalmente com a BLACK FRIDAY. As promoções estão com tudo, ainda mais no setor virtual. Mas cuidado para não ser enganado! Traremos dicas para que isso não aconteça. FIQUE ATENTO.

Fonte: https://i.imgur.com/XmzvQzu.jpg

 Você sabe quando surgiu a Black Friday no Brasil?

A black friday tem origem americana, porém, deu início em nosso país no ano de 2010, sendo, primeiramente online e aumentou o giro econômico do país.

As promoções são tentadoras, porém, devemos tomar alguns cuidados.

Em casos de compras online, primeiramente devemos verificar a origem do site visitado, se ele tem boa reputação ou se está na lista de sites que não devem ser visitados, feita pelo PROCON. Juntamente a isso, é interessante verificar se há o cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Caso positivo, possivelmente o site é seguro.

Tomem cuidado com sites que aceitam pagamentos apenas por boletos. Pode ser FRAUDE! Caso seja fraude, não se consegue o dinheiro de volta.

Além disso, devemos nos programar, pois após as compras de fim de ano, vem as contas do começo do ano, IPTU, IPVA, seguros, etc, logo, se planejar é essencial!

Feito estes cuidados, vamos para às compras!

O código de defesa do consumidor nos dá algumas garantias para compras realizadas fora do estabelecimento comercial (a maneira mais comum são as compras online, porém, pode ser compras por catálogos, vendedores ambulantes, por telefone, etc.).

Vejamos quais são seus direitos:

– DIREITO DE ARREPENDIMENTO
A black friday tem origem americana, porém, deu início em nosso país no ano de 2010, sendo, primeiramente online e aumentou o giro econômico do país.

Quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial temos o DIREITO DE ARREPENDIMENTO, no prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto, e pode se arrepender sem qualquer justificativa.

IMPORTANTE: o valor pago na compra do produto arrependido será devidamente devolvido, monetariamente atualizado.

O aviso do arrependimento poderá ser feio por telefone, e-mail, carta, fax ou até mesmo verbal.

Caso não haja o ressarcimento do valor pago de forma amigável, o consumidor poderá procurar pelo PROCON de seu município, pelo CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos, ou até mesmo ao Juizado Especial Cível de sua Comarca.

DESTACA-SE, caso o consumidor adquira produto em loja física, ou seja, no estabelecimento comercial, o direito de arrependimento é mera liberalidade do local de compra.

– PRODUTOS COM DEFEITOS

fonte: http://images.quebarato.com.mx

Em casos de compra de produtos que apresentem defeitos, dentro do período da garantia, por lei, o consumidor deverá enviar para reparo em assistência técnica autorizada. Lá, o prazo para solucionar o defeito é de ATÉ 30 dias.

Passo este período e o caso não tenha sido solucionado, o consumidor poderá optar entre um produto (igual ao que comprou) novo, ou seu dinheiro, monetariamente atualizado, de volta.

ATENÇÃO: caso o produto tenha voltado do reparo antes dos 30 dias e voltar a apresentar outro ou o mesmo defeito, o consumidor poderá enviar novamente para reparo, podendo então, optar por outro novo, ou seu dinheiro de volta, desde que, o mesmo se encontre no período da garantia.

Em casos de produtos essenciais, como geladeira, por exemplo, a troca ou da devolução da quantia paga é imediata.

Vale esclarecer que, quando o produto apresenta defeitos, o consumidor poderá procurar tanto ao fabricante quanto ao estabelecimento onde comprou a mercadoria.

Espero que essas dicas tenham ajudado, fiquem atentos e até a próxima!

Fonte da imagem destacada: https://i2.wp.com/www.vovoaki.com/wp-content/uploads/2014/11/Black-Friday-by-Vovoaki.jpg

Tutora: Juliana de Azevedo Andriotti Marchetti

24 de novembro de 2017

 

Comentários

  • Zé do Leke Leke nov 24, 2017

    Bacanésio .... abrç. pro Peixe.

  • Maxi Educa nov 27, 2017

    Bom dia Agradecemos sua participação em nosso post Ficamos felizes que tenha gostado. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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