Conheça as diferenças entre Centralização e Descentralização organizacional na tomada de decisões

 

16 de janeiro de 2018

 

Vamos conhecer as diferenças sobre centralização e descentralização na organização.

A centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização.

Fonte: http://docplayer.com.br/48406200-Grupos-e-equipes-de-trabalho.html

Nos concursos é frequente o pedido no edital sobre “estrutura organizacional”, nele há a solicitação dos tipos de hierarquia e autoridade, ai chegamos nas tomadas de decisões. Vamos descrever sobre a centralização e descentralização. Esperamos esclarecer suas dúvidas concurseiro.

 Em uma organização; empresa; instituição, as decisões são tomadas a todo instante e para que elas sejam feitas coerentemente e corretamente é necessário que tenha uma pessoa hábil para tal função. Tomar uma decisão não é uma tarefa fácil para quem está direcionado a ela.

A tomada de decisão pode ser classificada como centralizada ou descentralizada.

Fonte: https://www.writeraccess.com

Centralização

Uma empresa é centralizada, quando a maioria das decisões são tomadas pelas chefias posicionadas nos seus níveis hierárquicos superiores, ocorrendo uma redução dos centros decisórios. A centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização.

 A centralização ocorre normalmente nas seguintes situações básicas:

– Para manter maior nível de integração da empresa;

– Para manter uniformidade de decisões e ações;

– Para melhor administrar as urgências;

– Quando o empresário não quer um segundo homem que lhe faça sombra;

– Quando a estrutura organizacional da empresa não possibilita a descentralização.

– Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa.

– Para controlar e coordenar as atividades e os recursos da organização.

– Para redução de custos: Um número de tarefas similares são desempenhadas em um único lugar, há economia de recursos, pessoas.

Descentralização

A descentralização administrativa existe quando a maioria das decisões processa-se nos níveis hierárquicos inferiores, ou seja, a descentralização coloca os centros decisórios o mais próximo possível dos órgãos de execução.

Na descentralização, a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos. As organizações fazem várias tentativas para saber qual o nível hierárquico mais adequado para tomar decisões sobre cada assunto.

A descentralização normalmente ocorre nas seguintes situações:

– A carga de trabalho de alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa.

– Pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produto-mercado.

– Para encorajar o desenvolvimento gerencial de seus executivos lotados na média e baixa administração.

– Para proporcionar maior participação e motivação

– O grande volume de trabalho de alta administração provoca morosidade no processo decisório.

Para que o processo de descentralização seja efetivado algumas questões devem ser observadas, tais como:

 -Nível de treinamento e preparo da chefia;

-Grau de confiança dos chefes sobre os subordinados;

-Capacidade do subordinado de lidar com as suas responsabilidades;

-A forma de atuação das unidades organizacionais de assessoria.

Fonte: http://ideagri.com.br

Vantagens e Desvantagens da Centralização e Descentralização.

O que influencia a centralização e descentralização

Como a decisão é tomada pode ser influenciada por fatores da empresa como:

– A cultura da empresa;

– O grau de formalização;

– O ambiente;

– A forma como o poder é distribuído;

– O tamanho da empresa;

– A tecnologia que é usada no dia a dia;

– Os recursos que são empregados na organização;

– A estratégia da empresa para com o mercado.

Fonte: http://www.unodata.com.br/servico_de_emails_colaborativos

Tutora: Karen Fernanda Rodrigues Siqueira

Referência:

 Idalberto Chiavenato. Administração Geral e Pública. 3ª Edição. Barueri, SP: Manole,2012.
http://www.ibccoaching.com.br/portal/saiba-o-que-e-centralizacao-e-descentralizacao-nas-organizacoes/
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/gestao-centralizada-e-descentralizada-conheca-as-diferencas-entre-elas/33381/

16 de janeiro de 2018

 

Comente, sugira e participe:

 

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado