De uma vez por todas sane sua dúvida sobre o surgimento do ovo e da galinha com auxílio do cladograma

 

8 de março de 2018

 

Antes de saber se quem “nasceu” primeiro foi o ovo ou a galinha, você já ouviu falar em cladograma? Sabe para que servem nos estudos da biologia? Então vamos lhe explicar certinho o que são esses instrumentos utilizados para estudar e trabalhar com evolução.

Antes de saber se quem “nasceu” primeiro foi o ovo ou a galinha, você já ouviu falar em cladogramas?

Os cladogramas são utilizados na filogenia que é a ciência que estuda a história evolutiva das espécies dos seres vivos para demonstrar através de suas estruturas processos evolutivos que aconteceram no decorrer do tempo.

Como analisar o cladograma?

Antes de saber se quem “nasceu” primeiro foi o ovo ou a galinha, você já ouviu falar em cladograma?

Primeiramente vamos entender os conceitos que ajudam a construí-lo.

A raiz é a base de onde temos um ancestral em comum com todos os terminais que são as espécies que coexistem no momento observado. Os nós simbolizam eventos que aconteceram e separaram aquela população ancestral e passaram a ter características próprias se ramificando, onde vemos os ramos.

Cladogênese é o processo responsável pela ruptura da coesão original da população, gerando duas ou mais populações que não se comunicam mais, e as barreiras geográficas podem ser consideradas eventos cladogenéticos, uma vez que separam as populações a ponto de não permitir mais a reprodução, além de desenvolverem características diferentes devido o afastamento pelas barreiras ao longo do tempo.

Anagênese é um processo pelo qual surge ou se modifica um caráter numa população ao longo do tempo, sendo responsáveis pelas novidades evolutivas, principalmente processos envolvendo a seleção natural (mutações e recombinações gênicas), selecionando os organismos mais adaptados a uma condição ambiental, mantendo ou eliminando as “novidades evolutivas” que surgem.

Mas e afinal, para que entender isso no surgimento do ovo e da galinha?

Através das informações conseguimos interpretar o cladograma abaixo e nele podemos ver o quadrado vermelho que simboliza o surgimento do ovo e a seta em azul o aparecimento da classe das aves, então podemos concluir que se levarmos em conta o surgimento do ovo em si, ele surgiu primeiro que a galinha.

Agora se formos pensar na galinha e no ovo da galinha, podemos afirmar que primeiro surgiu a galinha no ramo da evolução entre Crocodilia e Aves (não sendo necessariamente a primeira ave a ter surgido, claramente), que depois sofreu suas possíveis mutações e recombinações genéticas se “transformando” assim em uma nova espécie que depois veio a se isolar geograficamente e reproduzir, produzindo assim os primeiros ovos de galinha.

Fonte: http://www.sobiologia.com.br

Curiosidades

Podemos também observar que não temos um ramo único para a Classe dos Peixes, com características diferenciadas em cada nó que foi surgindo, sendo assim muitos consideram que a Classe dos Peixes não existe respeitando as ordens evolutivas, mas apenas são agrupados para melhor conhecimento e aprendizagem didática nas escolas.

Outra informação que podemos ter neste cladograma abaixo com a aparição resumida dos dinossauros já extintos, é que alguns cientistas levam em conta que os dinossauros não foram totalmente extintos, uma vez que consideram o surgimento das aves atuais oriundas dos ancestrais dos dinossauros, dessa forma, considerando que as Aves são nossos dinossauros atuais.

Imagem com alterações. Fonte: https://goo.gl/aRG7A6

Nada é verdade absoluta, e algumas coisas só poderão ser ditas com toda certeza com o avanço das tecnologias, pesquisas e ciências. Estaremos aqui sempre trazendo novas informações e dicas a vocês.

E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Tem algum palpite sobre como acontecerão da melhor forma esse processo de adaptação das escolas?

Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois a leitura é essencial para o aprendizado.

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender.

 Referências bibliográficas

http://www.vivendociencias.com.br/2012/03/cladogramas.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioclassifidosseresvivos3.php
LOPES; Sônia & ROSSO; Sergio. Biologia – Volume Único. 1ª Edição. Saraiva S.A. – Livreiros Editores. São Paulo, 2005.
SANTOS, Charles Morphy Dias dos. Os dinossauros de Hennig: sobre a importância do monofiletismo para a sistemática biológica. Sci. stud. [online]. 2008, vol.6, n.2, pp.179-200. ISSN 1678-3166.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-31662008000200003.
imagem destacada: http://bitaites.org/bitaites/o-que-apareceu-primeiro-o-ovo-ou-galinha

 Tutor: Renan Costa da Silva

 

8 de março de 2018

 

Comente, sugira e participe:

 

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado