fbpx

Métodos simples para você entender coerência e coesão de forma que nunca mais se esqueça desse assunto

Por Ayeda Sanches 24 maio 2017 - 5 min de leitura

Essa famosa dupla coerência e coesão sempre aparecem junta nos editais. É claro que ao nos aprofundarmos no assunto, uma coisa completa a outra, para que o texto fique bom, além de estar dentro das normas.

coerência e coesão

Não basta conhecer o conteúdo das partes de um trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão. Além de saber o que se deve (e o que não se deve) escrever em cada parte constituinte do texto, é preciso saber escrever obedecendo às normas de coerência e coesão.

Antes de tudo, é necessário definir os termos:

Coerência diz respeito à articulação do texto, à compatibilidade das ideias, à lógica do raciocínio, a seu conteúdo.

Coesão refere‑se à expressão linguística, ao nível gramatical, às estruturas frasais e ao emprego do vocabulário.

Coerência e coesão relacionam‑se com o processo de produção e compre­ensão do texto, a coesão contribui para a coerência, mas nem sempre um texto coerente apresenta coesão. Pode ocorrer que o texto sem coerência apre­sente coesão, ou que um texto tenha coesão sem coerência.

Em outras palavras: um texto pode ser gramaticalmente bem construído, com frases bem estruturadas, vocabulário correto, mas apresentar ideias disparatadas, sem nexo, sem uma sequência lógica: há coesão, mas não coerência. Por outro lado, um texto pode apresentar ideias coerentes e bem encadeadas, sem que no plano da expressão, as estruturas frasais sejam gramaticalmente aceitá­veis: há coerência, mas não coesão.

Vejamos um exemplo de texto coerente, porém sem coesão:

O pescador

fonte: http://www.roagria.com.br

Em Carlos Drummond de Andrade, há inúmeros exemplos de textos coerentes, sem coesão gramatical no plano sintático. A linguagem literária admite essas liberdades, o que não vem ao caso, pois na linguagem acadêmica, referencial, a obediência às normas de coerência e coesão são obrigatórias. Ainda assim, para melhor esclarecimento do assunto, apresentam‑se exemplos de coerência sem coesão e coesão sem coerência:

“Cidadezinha Qualquer”

Casas entre bananeiras

mulheres entre laranjeiras

pomar amor cantar:

 

Um homem vai devagar

Um cachorro vai devagar.

Um burro vai devagar

 

Devagar.. as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.”

(Andrade, 1973, p. 67)

Apesar da aparente falta de nexo, percebe‑se nitidamente a descrição de uma cidadezinha do interior: a paisagem rural, o estilo de vida sossegado, o hábito de bisbilhotar, de vigiar das janelas tudo o que se passa lá fora. No plano sintático, a primeira estrofe contém apenas frases ou sintagmas nominais (cantar pode ser verbo ou substantivo ‑ os meu cantares = as minhas canções); as demais, não apresentam coesão ‑ uma frase não se relaciona com outra, mas, pela forma de apresentação, colaboram para a coerência do texto.

Corvo

fonte: https://eupassarin.wordpress.com/2010/02/09/catando-feijao-iii/

Analise agora um exemplo de texto coeso, porém sem coerência:

“Do outro lado da parede”

Meu laço de botina.

Recebi a tua comunicação, escrita do beiral da viragem sempieterna. Foi um tiro no alvo do coração, se bem que ele já esteja treinado.

A culpa de tudo quem tem‑na é esse bandido desse coronel do Exército Brasileiro que nos inflicitou.

Reflete antes de te matares! Reflete Joaninha. Principalmente se ainda é tempo! És uma tarada.

Quando te conheci, Chez Hippolyte querias falecer dia e noite. Enfim, adeus.

Nunca te esquecerei. Never more! Como dizem os corvos.”

João da Slavonia
(Andrade, O., 1971, p. 201‑202)

Embora as frases sejam sintaticamente coesas, nota‑se que, neste texto, não há coerência, não se observa uma linha lógica de raciocínio na expressão das ideias. Percebe‑se vagamente que a personagem João Slavonia teria recebi­do uma mensagem de Joaninha (Recebi a tua comunicação), ameaçando cometer suicídio (Reflete antes de te matares!). A última frase contém uma alusão ao poema “O corvo”, de Edgar Alan Poe.

A coerência textual subjaz ao texto e é responsável pela hierarquização dos elementos textuais, ou seja, ela tem origem nas estruturas profundas, no conhecimento do mundo de cada pessoa, aliada à competência linguística, que permitirá a expressão das ideias percebidas e organizadas, no processo de codificação referido na página…

Deduz‑se daí que é difícil, senão impossível, ensinar coerência textual, intimamente ligada à visão de mundo, à origem das ideias no pensamento. A coesão, porém, refere‑se à expressão linguística, aos processos sintáticos e gramaticais do texto.

Cafe

O seguinte resumo caracteriza coerência e coesão:

Coerência

– assenta-se no plano cognitivo, da inteligibilidade do texto;

– situa-se na subjacência do texto; estabelece conexão conceitual;

– relaciona-se com a macroestrutura; trabalha com o todo, com o aspecto global do texto;

– estabelece relações de conteúdo entre palavras e frases.

Coesão

– assenta-se no plano gramatical e no nível frasal;

– situa-se na superfície do texto, estabele conexão sequencial;

– relaciona-se com a microestrutura, trabalha com as partes componentes do texto;

– Estabelece relações entre os vocábulos no interior das frases.

A ideia de conclusão pode ser introduzida por meio dos articuladores: assim, desse modo, então, logo, portanto, pois, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso. Para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão emprega‑se ainda. Os articuladores, aliás, além do mais, além disso, além de tudo, introduzem um argumento decisivo, cabal, apresentado como um acréscimo, para justificar de forma incontestável o argumento contrário.

Para introduzir esclarecimentos, retificações ou desenvolvimento do que foi dito empregam‑se os articuladores: isto é, quer dizer, ou seja, em outras palavras. A conjunção aditiva “e” anuncia não a repetição, mas o desenvolvimento do discurso, pois acrescenta uma informação nova, um dado novo, e se não acrescentar nada, é pura repetição e deve ser evitada.

Conclusao

http://todahelohim.com/2014/07/como-chegar-a-uma-conclusao-teologica.html

Alguns articuladores servem para estabelecer uma gradação entre os correspondentes de determinada escala. No alto dessa escala acham‑se: mesmo, até, até mesmo; outros situam‑se no plano mais baixo: ao menos, pelo menos, no mínimo.

 

Ficou clara a diferença e ao mesmo tempo a importância tanto da coerência quanto da coesão nos textos, e a falta que faz não empregar qualquer uma delas?

Não se esqueça de levá-las em consideração ao escrever um texto!

Gostou? Curta e compartilhe!!!

Final

fonte da imagem destacada: https://psycologiaevoce.files.wordpress.com
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Luciano 20 jun 2018

    Muito bom!

  • Maxi Educa 21 jun 2018

    Bom dia Luciano. Obrigada por participar do nosso blog, deixando aqui o seu comentário. É muito bom saber que você tenha gostado do nosso post. Temos outros posts em Língua Portuguesa, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/lingua-portuguesa-2/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • RITA GLAVÃO 14 out 2018

    FINALMENTE, UM ESTUDO DE FACIL ENTENDIMENTO. OBRIGADA PELA COLABORAÇÃO.

  • Maxi Educa 16 out 2018

    Bom dia Rita Agradecemos imensamente sua participação em nosso blog. Ficamos imensamente contentes que você tenha gostado do nosso post. Cada vez mais estamos voltados para fazer matérias de modo simples e fácil de ser entendido. Temos mais posts sobre Português, acesse: https://blog.maxieduca.com.br/lingua-portuguesa-2/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paulo 11 maio 2019

    Como isso a coesão vc pode me explicar com um exemplo cinples

  • Maxi Educa 15 maio 2019

    Oii, Paulo. Como vai? Um texto coeso não é apenas um amontoado de palavras. É necessário que haja uma ligação entre palavras, expressões e orações do texto. Isso é a coesão, que se manifesta por meio de elementos gramaticais que estabelecem vínculos entre os componentes do texto. Por exemplo: "O rapaz leu seu texto em um caderno de capa dura/, que segurava na mão". Nesse período, temos o pronome relativo "que", que estabelece uma conexão entre as duas orações. Esse é um fenômeno de coesão. Sem o pronome conectando as duas orações, o período não apresentaria o mesmo sentido, ou sequer faria algum sentido. Espero que esse exemplo simples tenha ajudado. Acompanhe-nos também nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Yuri 22 set 2019

    Alquem pode medar uma,conclusão de (coeréncia e coesão)?

  • Maxi Educa 30 set 2019

    Oi Yuri, tudo bem? Coerência é a relação semântica que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido e uma harmonia interna para o texto. Estando ligada ao entendimento e a possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê. Já Coesão é a ligação entre as partes do texto (palavras, expressões, frases, parágrafos) por meio de determinados elementos linguísticos. Estando ligada aos elementos conectores de ideias no texto. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • JANUÁRIO SILVANO MUASSABÃO 04 jul 2020

    Tendo em conta a conectividade conceptual analisa a frase que se segue sob ponto de vista de coesao e coerencia - O aviao dormiu em Madagascar.

  • Maxi Educa 04 jul 2020

    Olá Januário, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sheila Valéria de Paula Pedrosa 04 abr 2022

    Gostei muito, pois é um material sucinto e de fácil entendimento. Obrigada e bom dia.

  • Maxi Educa 05 abr 2022

    Olá Sheila, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais