CORAÇÃO: uma viagem em seu interior para ver o que ocorre dentro dele. Vamos abordar sobre o funcionamento e preparar-se para os concursos

 

8 de agosto de 2017

 

Você sabia que nosso coração bate de 60 a 100 batimentos por minuto? É um órgão essencial e nunca para de bater? Vamos conhecê-lo um pouco mais.

 O coração localiza-se na cavidade torácica, chamada mediastino.

Coração

 O coração localiza-se na cavidade torácica, chamada mediastino. Dois terços do seu volume estão situados à esquerda do seu corpo. A forma do coração é aproximadamente cônica, com a base voltada para trás e para a direita, e o ápice para a frente e para a esquerda.

 

Você sabia que nosso coração em um adulto o coração bate cerca de 60 a 100 vezes por minuto. Isto quer dizer que o coração bate, aproximadamente 100 mil vezes por dia, 3 milhões de vezes por mês e 37 milhões de vezes por ano. Uma máquina não acham?

Como é o funcionamento dele

 Ocorre a famosa “Grande Circulação”. É a designação dada à parte da circulação sanguínea que se inicia no ventrículo esquerdo. Dali, o sangue (sangue arterial) é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a aorta. Esta divide-se para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde se utiliza o oxigênio. O sangue venoso ou seja, o que é pobre em oxigênio, (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se assim no átrio direito. Do átrio o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a válvula tricúspide. Assim, a grande circulação começa no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito.

 Conhecida como “Pequena Circulação”, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões, onde se realiza a hematose pulmonar. O sangue arterial volta ao coração através das 4 veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo.

 

O sistema de condução do coração

Sistema de condução do coração é um complexo estimulante do coração, que coordena o ciclo cardíaco. Consiste em células musculares cardíacas e fibras de condução altamente especializadas para os impulsos elétricos que conduzem rapidamente através do coração.

Esse tecido nodal está distribuído por quatro formações:

1- Nó sinoatrial: situa-se nas proximidades da veia cava superior.

2- Nó atrioventricular: situa-se abaixo da veia cava inferior.

3- Fascículo atrioventricular: origina-se do nó atrioventricular e se dirige para o septo interventricular, ao nível do qual se bifurca em dois ramos, um direito que desce pelo lado direito do septo interventricular, e outro esquerdo que perfura o septo, para descer pala sua face esquerda.

4- Plexo subendocárdio: os ramos direito e esquerdo do fascículo atrioventricular, fornecem inúmeros ramos colaterais e terminais, que constituem uma verdadeira rede situada logo abaixo do endocárdio, que é o plexo subendocárdio.

 

Isso ocorre inúmeras vezes por minuto como ressaltamos acima.

IMPORTANTE

Sempre cuidar do nosso coração, pois é um órgão vital para nossa saúde e bem estar. Vai umas Dicas:

Comer alimentos com pouco sal, não exagerar muito;

– Evite alimentos gordurosos;

– Evite o uso de bebidas alcóolicas e fumo.Evite ficar ansioso e estressado;

– Tenha uma boa noite de sono.

Esperamos que tenha gostado. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 Referências Bibliográficas:

KERDNA. Anatomia Humana. Produtora Editorial LTDA. Disponível em: < http://anatomia-humana.info/>
MIRANDA-VILELA, A.L. Anatomia e Fisiologia Humana. Disponível em: < http://www.afh.bio.br/ >
NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
http://www.ganhaquemperde.com.br

  Tutor

Antonio Carlos Gelamos

 

 

 

8 de agosto de 2017

 

Comente, sugira e participe:

 

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado