fbpx

CORAÇÃO: uma viagem em seu interior para ver o que ocorre dentro dele. Vamos abordar sobre o funcionamento e preparar-se para os concursos

Por Antonio Carlos Gelamos 08 ago 2017 - 3 min de leitura

Você sabia que nosso coração bate de 60 a 100 batimentos por minuto? É um órgão essencial e nunca para de bater? Vamos conhecê-lo um pouco mais.

 O coração localiza-se na cavidade torácica, chamada mediastino.

Coração

 O coração localiza-se na cavidade torácica, chamada mediastino. Dois terços do seu volume estão situados à esquerda do seu corpo. A forma do coração é aproximadamente cônica, com a base voltada para trás e para a direita, e o ápice para a frente e para a esquerda.

 

Você sabia que nosso coração em um adulto o coração bate cerca de 60 a 100 vezes por minuto. Isto quer dizer que o coração bate, aproximadamente 100 mil vezes por dia, 3 milhões de vezes por mês e 37 milhões de vezes por ano. Uma máquina não acham?

Como é o funcionamento dele

 Ocorre a famosa “Grande Circulação”. É a designação dada à parte da circulação sanguínea que se inicia no ventrículo esquerdo. Dali, o sangue (sangue arterial) é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a aorta. Esta divide-se para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde se utiliza o oxigênio. O sangue venoso ou seja, o que é pobre em oxigênio, (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se assim no átrio direito. Do átrio o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a válvula tricúspide. Assim, a grande circulação começa no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito.

 Conhecida como “Pequena Circulação”, o sangue venoso que se encontra no ventrículo direito vai para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões, onde se realiza a hematose pulmonar. O sangue arterial volta ao coração através das 4 veias pulmonares, entrando no átrio esquerdo.

 

O sistema de condução do coração

Sistema de condução do coração é um complexo estimulante do coração, que coordena o ciclo cardíaco. Consiste em células musculares cardíacas e fibras de condução altamente especializadas para os impulsos elétricos que conduzem rapidamente através do coração.

Esse tecido nodal está distribuído por quatro formações:

1- Nó sinoatrial: situa-se nas proximidades da veia cava superior.

2- Nó atrioventricular: situa-se abaixo da veia cava inferior.

3- Fascículo atrioventricular: origina-se do nó atrioventricular e se dirige para o septo interventricular, ao nível do qual se bifurca em dois ramos, um direito que desce pelo lado direito do septo interventricular, e outro esquerdo que perfura o septo, para descer pala sua face esquerda.

4- Plexo subendocárdio: os ramos direito e esquerdo do fascículo atrioventricular, fornecem inúmeros ramos colaterais e terminais, que constituem uma verdadeira rede situada logo abaixo do endocárdio, que é o plexo subendocárdio.

 

Isso ocorre inúmeras vezes por minuto como ressaltamos acima.

IMPORTANTE

Sempre cuidar do nosso coração, pois é um órgão vital para nossa saúde e bem estar. Vai umas Dicas:

Comer alimentos com pouco sal, não exagerar muito;

– Evite alimentos gordurosos;

– Evite o uso de bebidas alcóolicas e fumo.Evite ficar ansioso e estressado;

– Tenha uma boa noite de sono.

Esperamos que tenha gostado. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 Referências Bibliográficas:

KERDNA. Anatomia Humana. Produtora Editorial LTDA. Disponível em: < http://anatomia-humana.info/>
MIRANDA-VILELA, A.L. Anatomia e Fisiologia Humana. Disponível em: < http://www.afh.bio.br/ >
NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
http://www.ganhaquemperde.com.br

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Renan 10 jun 2019

    Um coracao com problemas por causade remedios volta ao normal?

  • Maxi Educa 11 jun 2019

    Olá Renan, boa tarde! Existem diversos medicamentos que não são utilizados para tratar problemas no coração, porém podem causar alterações que levam ao aparecimento de doenças cardíacas, por isso é fundamental e importante fazer o uso de medicações sob orientação médica de forma adequada e em doses controladas. Alguns problemas de saúde causado por medicações são reversíveis e outros irreversíveis só o médico poderá avaliar a situação e tratar de forma adequada. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lourdiana Costa Torres 24 jan 2020

    Amei, trabalho lindo!

  • Maxi Educa 24 jan 2020

    Oi Lourdiana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ? 29 dez 2020

    Esplêndido o fato do coração bater 37 milhões de vezes por ano

  • Maxi Educa 29 dez 2020

    Olá, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Arielle 06 maio 2022

    Excelente explicação.

  • Maxi Educa 09 maio 2022

    Olá Arielle, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais