fbpx

Não deixe de conferir os principais pontos que podem ser cobrados sobre crise convulsiva nos concursos públicos

Por Antonio Carlos Gelamos 09 maio 2017 - 2 min de leitura

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 10% da população mundial tem, ao menos, uma crise convulsiva durante toda sua vida.

 

Principal

fonte: http://medifoco.com.br/epilepsia-crise-convulsiva-crise-epileptica/

 

 

Como ocorre uma Crise Convulsiva?

Crise convulsiva

fonte: https://saude.umcomo.com.br

Uma convulsão ocorre quando há uma atividade elétrica anormal do cérebro. Essa atividade anormal é transmitida para o corpo sofrendo contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar cianótica (arroxeada), lábios e dentes ficam cerrados e, em algumas vezes há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência.

 

Diante de uma situação como essa, esqueça o que diz a crença popular e jamais tente abrir a boca de alguém que esteja tendo uma convulsão. “A mandíbula é muito forte. A orientação é APENAS virar a pessoa de lado para que ela não aspire saliva”. Afrouxe um pouco as roupas para que a pessoa respire melhor. Essa posição evita que a língua obstrua a passagem do ar e também que a pessoa se engasgue.

A coloração arroxeada é resultado da forte contração dos músculos respiratórios. “Em alguns casos, a pessoa pode gritar, também resultado dessa contração. Colocar a mão na boca não vai resolver e quem está ajudando ainda corre o risco de se machucar seriamente”.

As crises em geral duram cerca de dois minutos, mas podem se estender por até cinco.

 

 

Duracao da Crise

fonte: http://www.vejafolha.com.br

 

Quando a crise termina, é normal haver sonolência, dor de cabeça e confusão mental. Esse estado, chamado de pós-ictal, pode durar de uma a duas horas. Nesse período, é interessante o repouso e evitar dar de comer ou beber à pessoa, pois os movimentos ainda podem estar descoordenados.

Se o tempo da crise for prolongando, acionar urgente socorro especializado discando 192 ou 193. Não ficar desesperado, lembre-se: “Manter a calma e ficar ao lado da pessoa o tempo todo até o socorro chegar”.

 

giphy-downsized

 

 

O que não deve ser feito durante a crise convulsiva: 

 

– Não segure a pessoa, impedindo os movimentos involuntários, apenas se certifique de que nada ao seu redor irá machucá-la;

Reforçando:

– NUNCA coloque a mão dentro da boca da vítima, as contrações musculares durante a crise convulsiva são muito fortes e inconscientemente a pessoa poderá mordê-lo e te machucar;

– Não jogue água no rosto da vítima e nem ofereça água após a crise, para não correr o perigo de engasgamento.

 

 

O que nao fazer

fonte: http://www.prorim.org.br

 

Pronto, você já sabe como proceder quando alguém estiver tendo uma crise convulsiva.

 

Esperamos que tenha gostado. O respeito entre povos e raças tem que ser mútuo. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Letícia 16 dez 2017

    Se eu posso fazer concurso público mesmo que eu tenha muita crise convulsiva

  • Maxi Educa 18 dez 2017

    Bom dia Leticia. Agradecemos sua participação em nosso post, procurando nossa orientação. Primeiramente leia seu edital antes de fazer a inscrição, muito pouco provável que eles impeçam que o candidato realize a prova, devido a esse problema. Lido o edital e não constando essa proibição, o próximo passo é fazer a inscrição. Tem um campo específico para preencher as necessidades que requerem cuidado especial, preencha com essa informação que nos passou. Para ir fazer a sua prova aconselha-se que você vá acompanhada até a abertura dos portões. Esperamos te-la ajudado e desejamos boa sorte nos concursos. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • nascimento 23 jan 2021

    eu já se faz mais de 10 anos que não tenho mais crise estou em face de de tratamento sera que tenho alguma chance ou eles podem me barrar com tudo que tem a cota ;para concurso publico PRF, PF

  • Maxi Educa 01 fev 2021

    Olá Nascimento, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais