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OBJETIVOS ESTIPULADOS NO II FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO A RESPEITO DO DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO

Por Renan Costa da Silva 27 abr 2017 - 6 min de leitura

O Dia Internacional da Educação deve mesmo ser comemorado?

Comemorar o dia da Educacao

Ao que se tem em registros, o dia 28 de abril começou a ser adotado como comemoração de tal data devido ao II Fórum Mundial de Educação, que se encerrou neste dia, ocorrido em Dakar, Senegal, no período de 26 a 28 de abril de 2000.

Este evento foi importante para que alguns países pensassem juntos na melhor maneira do desenvolvimento do ensino, se comprometendo a alcançar os objetivos e metas de Educação para Todos (EPT) para cada cidadão e sociedade.

 

Imagem destacada

Fonte: https://editor.ifpb.edu.br

Monitoramento Global da Educação – 2016

 

 

Monitoramento da educacao

Fonte: http://indexado.com.br

 

Os relatórios de monitoramento global elaborados por uma equipe independente e publicado anualmente pela UNESCO, em uma série de doze anos acompanharam o processo de consolidação das Metas de Educação Para Todos (EPT), acordadas em Dakar, em 2000. Em 2015, recebeu, pela Declaração de Incheon, na Coreia, o novo mandato para monitorar as novas metas globais educacionais das Nações Unidas, consolidadas no ODS 4 da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A partir de 2016, o primeiro relatório vai estabelecer um quadro de monitoramento e discutir os principais desafios de financiamento. Além disso, o relatório de 2016 não vai incidir apenas sobre as complexas inter-relações entre os setores chave de desenvolvimento. Ao mostrar que a educação tem um grande potencial para ajudar a alcançar os ODS, também irá determinar quais estratégias, políticas e programas de educação são mais efetivamente relacionados com as prioridades econômicas, sociais, ambientais e políticas da nova agenda de desenvolvimento sustentável.

 

Relatório GEM 2016 – principais mensagens

 

  1. O Relatório GEM tem o mandato oficial de monitorar o novo objetivo global de educação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030.
  2. O primeiro relatório anual, de uma série de 15 anos, demonstra que a educação tem grande potencial para atingir o progresso rumo aos objetivos de desenvolvimento globais, mas será necessária uma profunda reformulação se esperamos viver de acordo com essas expectativas.
  3. Cinco elementos-chaves precisam mudar:
  4. O mundo precisa romper urgentemente com as tendências do passado para evitar, assim, o atraso de cerca de meio século na realização dos compromissos de educação global.
  5. Os sistemas educacionais devem procurar fazer mais do que apenas transferir conhecimentos; eles precisam garantir às pessoas a oferta de habilidades vitais e conhecimentos que possam apoiar a transição para indústrias mais verdes, além de encontrar novas soluções para os problemas ambientais.
  6. Para encontrar soluções novas e inovadoras para a crise ambiental, devemos mudar nossa maneira de pensar a educação dentro dos muros da escola para a aprendizagem ao longo da vida, incluindo um foco renovado para jovens e adultos.
  7. Os sistemas educacionais devem oferecer habilidades de alto nível para atender às necessidades de economias em crescimento, nas quais os trabalhos estão sendo rapidamente automatizados.
  8. Os governos precisam começar a levar a sério as desigualdades na educação, o que pode causar frustrações e aumentar o risco de conflitos e de violência.
  9. Se quisermos alcançar um desenvolvimento que seja sustentável, outros setores devem considerar a educação como uma parceira em seus planos de mudança.

Os problemas da educação no Brasil

 

Problema da Educacao no Brasil

Fonte: http://istoe.com.br

Boa parte da população não tem acesso ao Ensino Fundamental. Erradicar o analfabetismo é uma meta que o Brasil ainda não alcançou. Por outro lado, nas últimas décadas, houve redução do analfabetismo e elevação do nível de instrução da população.

Alguns dos principias problemas enfrentados no Brasil são:

▪ os prejuízos relacionados com desvio e má aplicação do dinheiro público;

▪ a ineficiente fiscalização dos órgãos responsáveis, tanto da aplicação dos recursos públicos, quanto no cumprimento das normas e diretrizes ditadas pelo MEC para o funcionamento das instituições de ensino superior.

A situação do ensino no Brasil

Educacao no Brasil

Fonte: http://www.overmundo.com.br

No Brasil, tanto a escola (espaço físico) quanto o sistema educacional, envolvem contentamentos, avanços e grandes desafios.

Segundo a representação da UNESCO no Brasil, o país apresentou avanços nas últimas duas décadas, como o acesso quase universalizado ao ensino fundamental para a população de 7 a 14 anos, o grande aumento da proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio (o que aponta um expressivo avanço no acesso à educação secundária), além da redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos e o aumento no acesso ao ensino superior. Defendemos aqui em nossa “sala dos professores” a Educação como um meio para garantir oportunidades de acesso a melhores condições de vida e de trabalho a toda população.

O Brasil realmente alcançou avanços significativos no combate ao analfabetismo, na universalização do ensino fundamental, nas avaliações de seu sistema de ensino, no financiamento do ensino básico, na ampliação de vagas no ensino superior, entre outras coisas. Mas claro que ainda existe um longo caminho a ser percorrido até que sanemos todos os problemas ou, ao menos, melhoremos muito as condições do nosso ensino.

Por isso, neste dia 28 de abril, vale a pena relembrar e comemorar tanto os passos importantes dados quanto se aprofundar e cobrar os compromissos assumidos para todos.

Lei institui 25 de agosto como o Dia Nacional da Educação Infantil

Dia Nacional da Educacao Infantil

Fonte: https://organicsnewsbrasil.com.br

Para homenagear o nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, na última terça-feira (03), a Lei 12.602/12, do Senado, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil. Pela proposta, a data será comemorada no dia 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. A criação da data é importante, segundo a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, pois estimulará debates anuais em todo o país sobre os níveis de qualidade educacionais infantil brasileira, que compreende o período referente à creche e à pré-escola, para crianças de até cinco anos de idade.

Nesta nossa Quinta da Educação relembremos já sobre esse o “Dia Internacional da Educação” e a diferença entre ensinar e educar, já vista um pouco aqui em nosso blog. Vamos continuar a batalha para atingir um ensino de qualidade, agindo para que aprendamos a fazer, a ser e a conviver.

O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.

(Jean Piaget)

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Referências bibliográficas
Disponível em: <http://educacao.faber-castell.com.br/professores/na-sala-de-aula/28-de-abril-dia-da-educacao-prazeres-e-desafios-da-educacao-no-brasil/>. Acesso em abril de 2017.
Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2015/04/28/1124227/entenda-28-abril-dia-mundial-educaco.html>. Acesso em abril de 2017.
Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127509porb.pdf>. Acesso em abril de 2017.
Disponível em: <http://www.ceert.org.br/noticias/crianca-adolescente/2184/lei-institui-25-de-agosto-como-o-dia-nacional-da-educacao-infantil>. Acesso em abril de 2017.
Disponível em: <http://www.turminha.mpf.mp.br/direitos-das-criancas/educacao-e-lazer/dia-da-educacao/28-de-abri-dia-da-educacao>. Acesso em abril de 2017.
Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-2030/gem-report/>. Acesso em abril de 2017.
Disponível em: <https://www.esab.edu.br/28-de-abril-dia-da-educacao/>. Acesso em abril de 2017.
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