fbpx

O dia mundial do meio ambiente é comemorado hoje, e o que você tem feito para festejar essa data?

Por Ana Paula Fernandes 05 jun 2018 - 4 min de leitura

Podemos definir meio ambiente sendo um sistema natural que passa por intensa transformação promovida pela espécie humana e outras espécies que habitam a Terra.

Podemos definir meio ambiente sendo um sistema natural que passa por intensa transformação promovida pela espécie humana e outras espécies que habitam a Terra.

fonte: http://www.kenner.com.br/dia-mundial-do-meio-ambiente-2/

A frota de veículos aumentou 1,2% em 2017 no Brasil comparado com o ano anterior, portanto mais carros nas ruas. No ano de 2017, o consumo de energia registrou alta de 1,5%, portanto maior consumo de energia.

No mês de janeiro de 2018, o Sistema de Alerta de Desmatamento – SAD detectou 70 km² de desmatamento na Amazônia Legal. Considerando o comparativo entre o período de agosto de 2017 a janeiro de 2018 com o período anterior, houve redução de 30% do desmatamento. Entretanto, essa queda pode estar vinculada ao período chuvoso na região, condição que dificulta a ação do corte raso da floresta.

Desde que o homem está sobre a terra, nós estamos consumindo e destruindo o ambiente que nos cerca e nos provém a vida. Temos, portanto, o dever de prover as gerações que se apresentam e as futuras, os meios necessários para compreender os desafios e os problemas e contribuir de forma decisiva para a solução e para a busca de novos horizontes quando o assunto é sustentabilidade ambiental.

“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.” Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art 1º.

Política Nacional sobre Mudança do Clima

fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br

 A atividade humana gerou um desequilíbrio que, segundo pesquisas científicas, pode elevar a temperatura média na Terra. Para combater e se adaptar a essas mudanças, o Brasil desenvolve uma série de ações a nível nacional.

A principal delas é a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), instituída pela Lei nº 12.187, de 2009. A partir da legislação, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) define estratégias e propõe políticas relacionadas ao monitoramento e à implementação dos planos setoriais de mitigação e adaptação.

O MMA promove, ainda, a cooperação técnica e científica com entidades relacionadas ao tema para que o país alcance os compromissos voluntários de redução de emissões de gases de efeito estufa.

O MMA atua no combate ao desmatamento na Amazônia e em outros biomas e na eliminação de substâncias destruidoras da Camada de Ozônio, que protege a Terra dos raios ultravioletas. Além disso, o MMA, em conjunto com outros órgãos de governo, articula acordos com a comunidade internacional, assim como apoia e desenvolve estudos e projetos relacionados com a preservação do meio ambiente.

Conferência e Acordo 

fonte: http://www.pensamentoverde.com.br

 Todos os anos, representantes de 195 países reúnem-se na Conferência das Partes, a COP, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês). Nessas reuniões, são discutidas medidas relacionadas à governança climática global, responsáveis por expressivos resultados como o Protocolo de Quioto, que estabeleceu metas de redução de emissões para países desenvolvidos.

Em dezembro de 2015, foi assinado o Acordo de Paris, que une esforços das nações signatárias para adotar uma economia de baixo carbono até o fim deste século. O Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e apresentou o indicativo de redução de 43%, até 2030. Ambos são comparados aos níveis de 2005. Entre outras medidas, o Acordo de Paris tem o objetivo de manter o aumento da temperatura média global a bem abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais e de garantir esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C.

 O que pode ser feito pelo meio ambiente

fonte: https://medium.com/abreembalagembrasil/a-economia-circular-e-as-a%C3%A7%C3%B5es-sustent%C3%A1veis-da-quem-disse-berenice-6ed230b57a0a

 Muitas ações podem ser feitas em prol do meio ambiente, tais como:

Cultivo de Agricultura: expansão do plantio direto para 90% da área de cultivo de soja, milho, arroz, algodão, feijão e trigo até 2.050.

Pecuária: expandir o uso do confinamento na pecuária bovina de corte, atingindo 18 milhões de cabeças em 2.050.

Florestas: garantir só o desmatamento legal na Amazônia e reduzir desmate em 40% no Pantanal, na caatinga e nos Pampas.

Indústria: substituição de combustíveis, aumento da eficiência da geração de calor e vapor.

Eletricidade: cogeração de energia a partir da cana-de-açúcar, repotenciação de usinas hidrelétricas; substituição de usinas térmicas a carvão e gás natural por bagaço de cana.

Lembrando que as ações sustentáveis podem ser realizadas diariamente pela população como gastar menos água, economizar e reciclar papel e economizar energia elétrica. Reflita sobre isso e pense em um futuro melhor!

Espero que tenha gostado do post de hoje! Curta e compartilhe! Participe deixando sua sugestão para o nosso próximo blog.

Tutora

http://www.mma.gov.br/clima
http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental
http://meioambiente.culturamix.com/natureza/tudo-sobre-meio-ambiente
https://g1.globo.com/carros/noticia/frota-brasileira-de-veiculos-cresce-12-em-2017-diz-sindipecas.ghtml
https://www.ecodebate.com.br/2018/02/19/em-janeiro-de-2018-o-sadimazon-detectou-70-km2-de-desmatamento-na-amazonia-legal/
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2017/03/1870610-estudo-traca-roteiro-para-o-brasil-cumprir-o-acordo-de-paris.shtml
http://www.ecologiaurbana.com.br/conscientizacao/educacao-ambiental-sustentabilidade/
imagem destacada: http://www.olifieri.com.br/meio-ambiente
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais