fbpx

4 DICAS FUNDAMENTAIS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA UMA BOA “VOLTA ÀS AULAS”

Por Ana Maria Quiqueto 03 fev 2017 - 3 min de leitura

A maioria dos alunos e até mesmo dos funcionários ficam muito ansiosos com a volta às aulas, mas com nossas dicas, tenho certeza que a sua ansiedade será mandada embora. Entenda os motivos…

 Você sabia que para integrar os alunos novos e receber bem os antigos, é preciso planejamento e cuidado?

Vamos voltar a escola

NÃOOOOOO Sabia….

Não sabia

Então vamos lá!!!

 Imagem volta as aulas

O ano letivo começa e muita coisa muda na escola. Alunos novos chegam e os que já estudavam na unidade no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. Planejar a volta às aulas é fundamental. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos convivam. Pois, é importante que os estudantes notem que houve preparo para o momento de recebê-los.

O fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. Esse ambiente aparece em decisões planejadas – como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma etc.

Como dever ser preparada a volta às aulas?

Como deve ser a volta as aulas

A volta às aulas deve ser preparada de acordo com o segmento em que estão os alunos. É válido, definir atividades diferenciadas, por exemplo, para receber as crianças que chegam para cursar o Ensino Fundamental no período diurno e os mais velhos, que vão estudar à noite na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mesmo ocorre com escolas de Educação Infantil. Os cuidados próprios à faixa etária não podem ser esquecidos. Com os pequenos, a adaptação deve ser bem planejada para que a escola não seja vista como um ambiente hostil.

Agora você entendeu o motivo de planejar uma boa recepção para a volta às aulas, vamos respirar um pouco antes de conferir 4 dicas essenciais para a organização deste planejamento.

 Respiração

 

Confira nesta página e nas próximas dicas para organizar a chegada dos alunos e preparar as atividades que serão realizadas com as diferentes turmas.

1ª DICA:

RECEPÇÃO DAS FAMÍLIAS

1 dica - recepção das famílias

No horário de entrada, é importante que o diretor e o coordenador estejam no pátio para tirar dúvidas dos pais e ajudar os alunos, principalmente os novatos. Atitudes como essa demonstram que os gestores estão abertos a questionamentos e interessados em acolher todos os estudantes desde o início do ano letivo.

2ª DICA:

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

 

2 dica - apresentação da escola

www.petra.art.br

 

Para que os novatos conheçam o lugar em que vão estudar, é importante organizar uma equipe para recepcioná-los, mostrar as dependências da instituição e apresentar os funcionários. Uma sugestão é propor que os estudantes mais antigos fiquem responsáveis por essa visita guiada. Assim, os novos já começam a conhecer a turma.

3ª DICA:

INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS

 

3 dica - Integração dos alunos

Estimule os novos estudantes a participar de grupos mistos, formados por alunos de diferentes anos. Essas equipes podem ser organizadas pelos próprios estudantes, de acordo com as áreas de interesse deles. Grupos de jardinagem, teatro e esportes são algumas opções.

4ª DICA:

CUIDADO COM OS NOVATOS

4 dica - Cuidado com os novatos

 

Quando ainda não conhecem os colegas, crianças e jovens que acabaram de chegar tendem a ficar mais retraídos. Para evitar esse isolamento, é importante que a escola planeje atividades para momentos como o intervalo. Nos primeiros dias, é bom também pedir que os educadores prestem atenção extra nos novatos para que não fiquem sozinhos.

E aí, gostou das nossas dicas para a volta às aulas? Se sim, pode curtir, compartilhar e sugerir outras legais, esperamos a sua interação.

Até a próxima!!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais