fbpx

Você sabe o que é dislexia, como realizada um diagnóstico corretamente? Não fique por fora desse assunto tão presente em nossas salas de aulas

A evolução progressiva de entendimento do que é Dislexia, resultante do trabalho cooperativo de mentes brilhantes que têm-se doado em persistentes estudos, tem marcadores claros do progresso que vem sendo conquistado.
Por Renan Costa da Silva 17 nov 2017 - 6 min de leitura

No dia 16 de novembro é o Dia Nacional de Atenção à Dislexia, que foi instituído pela Lei nº 13.085/2015, destinado a ser comemorado com eventos sociais, culturais e educativos destinados a difundir informações sobre a doença, conscientizar a sociedade e mostrar a importância do diagnóstico e tratamento precoces.

A evolução progressiva de entendimento do que é Dislexia, resultante do trabalho cooperativo de mentes brilhantes que têm-se doado em persistentes estudos, tem marcadores claros do progresso que vem sendo conquistado.

Fonte: http://www.disfam.org/tag/dislexia/

Afinal, o que é Dislexia?

Não é uma doença, como muito se imaginava antigamente, é apenas um transtorno específico onde ocorre uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita. É difícil para o aluno disléxico fazer a associação entre o símbolo gráfico e as letras ao som que elas representam.
Imagine que alguns alunos sem serem considerados disléxicos apresentam dificuldade no começo da alfabetização para diferenciar, por exemplo, palavras que se escrevem com C, S, Ç, SS, devido a sonoridade delas, já os disléxicos essa dificuldade em realizar essa associação é algo constante.
Existem dois tipos de dislexia: a adquirida e a do desenvolvimento. A primeira está relacionada lesões encefálicas, como acidente vascular cerebral (AVC) ou traumas, e o paciente apresenta dificuldade de leitura que pode ser pura, a chamada alexia sem grafia, ou pode ser acompanhada, por exemplo, de quadros afásicos, de dificuldades de linguagem oral, podendo acometer pessoas em qualquer idade. O segundo caso é o que mais preocupa pais e professores, a chamada dislexia do desenvolvimento. Ela é uma condição genética e hereditária, e acomete crianças em idade escolar, normalmente sendo identificada quando elas estão iniciando o processo de alfabetização.

Fonte: http://isabelateixeiradacosta.com.br

Evolução do estudo sobre a dislexia e seu atual conhecimento

A evolução progressiva de entendimento do que é Dislexia, resultante do trabalho cooperativo de mentes brilhantes que têm-se doado em persistentes estudos, tem marcadores claros do progresso que vem sendo conquistado. Durante esse longo período de pesquisas que transcende gerações, o desencontro de opiniões sobre o que é Dislexia redundou em mais de cem nomes para designar essas específicas dificuldades de aprendizado, e em cerca de 40 definições, sem que nenhuma delas tenha sido universalmente aceita. Recentemente, porém, no entrelaçamento de descobertas realizadas por diferentes áreas relacionadas aos campos da Educação e da Saúde, foram surgindo respostas importantes e conclusivas, como:

– que Dislexia tem base neurológica, e que existe uma incidência expressiva de fator genético em suas causas, transmitido por um gene de uma pequena ramificação do cromossomo # 6 que, por ser dominante, torna Dislexia altamente hereditária, o que justifica que se repita nas mesmas famílias;

– que o disléxico tem mais desenvolvida área específica de seu hemisfério cerebral lateral-direito do que leitores normais. Condição que, segundo estudiosos, justificaria seus “dons” como expressão significativa desse potencial, que está relacionado à sensibilidade, artes, atletismo, mecânica, visualização em 3 dimensões, criatividade na solução de problemas e habilidades intuitivas;

– que, embora existindo disléxicos ganhadores de medalha olímpica em esportes, a maioria deles apresenta imaturidade psicomotora ou conflito em sua dominância e colaboração hemisférica cerebral direita-esquerda. Dentre estes, há um grande exemplo brasileiro que, embora somente com sua autorização pessoal poderíamos declinar o seu nome, ele que é uma de nossas mentes mais brilhantes e criativas no campo da mídia, declarou: “Não sei por que, mas quem me conhece também sabe que não tenho domínio motor que me dê a capacidade de, por exemplo, apertar um simples parafuso”;

– que, com a conquista científica de uma avaliação mais clara da dinâmica de comando cerebral em Dislexia, pesquisadores da equipe da Dra. Sally Shaywitz, da Yale University, anunciaram, recentemente, uma significativa descoberta neurofisiológica, que justifica ser a falta de consciência fonológica do disléxico, a determinante mais forte da probabilidade de sua falência no aprendizado da leitura;

– que o Dr. Breitmeyer descobriu que há dois mecanismos inter-relacionados no ato de ler: o mecanismo de fixação visual e o mecanismo de transição ocular que, mais tarde, foram estudados pelo Dr. William Lovegrove e seus colaboradores, e demonstraram que crianças disléxicas e não-disléxicas não apresentaram diferença na fixação visual ao ler; mas que os disléxicos, porém, encontraram dificuldades significativas em seu mecanismo de transição no correr dos olhos, em seu ato de mudança de foco de uma sílaba à seguinte, fazendo com que a palavra passasse a ser percebida, visualmente, como se estivesse borrada, com traçado carregado e sobreposto. Sensação que dificultava a discriminação visual das letras que formavam a palavra escrita. Como bem figura uma educadora e especialista alemã, “… É como se as palavras dançassem e pulassem diante dos olhos do disléxico”.

Características comuns da dislexia

 

Uma característica comum é que pessoas com dislexia possuem problemas fundamentais ao relacionar a linguagem escrita com a linguagem falada, cortando e invertendo letras na escrita de palavras, bem como confundindo o som de um fonema com um grafema não correspondente a ele. Ao mesmo tempo, essas crianças são capazes de desenvolver plenamente atividades que não envolvem a escrita e demonstram habilidade espacial para construir modelos, como blocos de montar e quebra-cabeças, sem o uso de instruções; habilidade de fazer perguntas pertinentes ao tema de uma conversa usando vocabulário adequado para a idade; consciência social bem desenvolvida; habilidade de resolver problemas rapidamente; e alto desempenho em geometria, xadrez, jogos de cartas e jogos digitais.

Fonte: http://radiomultipla.com.br

Como se realiza o diagnóstico para identificar dislexia em uma criança?

Quando a dificuldade para o aprendizado da leitura e da escrita é identificada, a criança deve ser encaminhada para uma avaliação multidisciplinar. Essa avaliação é realizada por uma equipe composta por profissionais de diversas especialidades e, e deve conter, no mínimo, um psicólogo (ou neuropsicólogo), um fonoaudiólogo, um psicopedagogo e um médico neuropediatra.

Esta equipe multidisciplinar deve atuar de forma integrada, investigando e relacionando os diferentes aspectos envolvidos no processo de aprendizagem. O trabalho integrado é diferente da soma de avaliações separadas, pois, sem a troca de informações, os profissionais geram avaliações isoladas e parciais, que não representam o conjunto das habilidades e dificuldades daquela determinada criança.

E ainda nesse endereço eletrônico você encontra algumas instituições que realizam o diagnóstico da dislexia gratuitamente: < https://goo.gl/9pcb85>

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

Fonte: http://www.psicologosp.com/2017/05/dislexia.html

E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Tem algum palpite sobre como acontecerão da melhor forma esse processo de adaptação das escolas?

Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois o descuido pode tirar uma vida.

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender.

Referências bibliográficas

http://dislexiabrasil.com.br/
http://www.alfaebeto.org.br/blog/conhecendo-a-dislexia/
http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br/o-que-e-dislexia/
http://www.dislexia.com.br/
http://www.institutoabcd.org.br/o-que-e-dislexia/
https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/dislexia/

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Maria da luz da costa silva 10 mar 2019

    Oi boa tarde? Sou neuropsicologa e gostaria de saber se existe algum teste ou questionario especifico para um breve psicodiagnostico de criancas com dislexia?

  • Maxi Educa 13 mar 2019

    Olá Maria, Bom Dia!! Não há uma única forma de avaliação que pode ser usada para detectar a dislexia. Uma série de testes (ou subgrupos de testes) é normalmente escolhida com base em suas propriedades de mensuração e em seu potencial de intervenção no ponto em questão. Apesar de diferentes métodos poderem ser utilizados, os componentes de uma boa avaliação permanecem os mesmos. O diagnóstico deve ser dado juntamente com o auxílio de demais profissionais para que não ocorra um diagnóstico equivocado. É importante salientar que é fundamental que se respeite a idade da criança, o desenvolvimento, pois alguns não apresentam o mesmo ritmo do que outras. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Neiva Laia 04 maio 2021

    Boa tarde! Sou pedagoga de uma escola municipal e atendo um 5º ano que tem um aluno com dislexia. Está ainda bem no inicio da alfabetização e ele apresenta ainda a escrita espelhada e um outro fator que me chamou a atenção, tanto minha quanto da professora é que ele desenha pessoas sem mão e sem pés. É natural isso? Tem alguma atividade que podemos trabalhar com ele?

  • Maxi Educa 04 maio 2021

    Olá Neiva, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Roberta Fortunato 19 maio 2021

    Gostei muito das informações. E gostaria de saber mais pois sou arte educadora. Tenho uma grande experiência profissional na área em escolas e instituições e em minhas aulas de ateliê, as crianças se sentem muito à vontade, gostaria de me informar mais sobre o assunto, sei um pouco, mas adoraria me aprofundar, se possível de forma adequada e correta . Grata. Vou divulgar este post , é muito bacana é importante. Abs. Roberta

  • Maxi Educa 19 maio 2021

    Olá Roberta, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rafael 26 ago 2021

    Tenho um filho de 8 anos com esse problema gostaria de saber se a dislexia pode afetar o futuro dele?

  • Maxi Educa 27 ago 2021

    Olá Rafael, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Julio Sérgio 27 nov 2021

    Vc enfatizou somente a leitura...o dislexo sofre com a dificuldade de memorizar nomes ,rostos,musicas etc... sou dislexo...tenho inúmeras dificuldades além da leitura... Obs..para escrever estás poucas linhas tive que corrigir inúmeras vezes...e pedir ajuda a alguém...tenho 55 anos...tive que abandonar os estudos,pois repedia muito o ano ......

  • Maxi Educa 27 nov 2021

    Olá Julio, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cacilda pereira 30 nov 2021

    Sou avó de um menino hoje com 19 anos ,desde ,a pré escola,percebia que ele tinha muitas dificuldades,comecei a prestar atenção mas os pais não aceitavam que ele podia sofrer de dislexia, por isso nunca foi diagnosticado hoje ele tem 19 anos de idade chegou no ensino médio e desistiu de estudar,fico preocupada ,,pois ele não consegue ler ,É NÃO ACEITA, sente vergonha e se afasta dos demais ,no entanto é muito bom em jogos como o xadrez e em cálculos, mas não consegue amarrar um tênis, É nem dar qualquer tipo de NÓ, gostaria de poder ajudar ,mas ele se fecha e não gosta que ninguém fale sobre o assunto

  • Maxi Educa 30 nov 2021

    Olá Cacilda, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Irla 03 dez 2021

    Tô suspeitando q meu filho de 7 ano é dislexo. Me ajudam.

  • Maxi Educa 03 dez 2021

    Olá Irla, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cassandra 04 jan 2022

    A dislexia mexe com o caráter da criança ou adolescente?

  • Maxi Educa 17 jan 2022

    Olá Cassandra, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mirian Haydee Beck Amiel 17 mar 2022

    Bom dia! Minha filha foi diagnosticada com dislexia, ela lê e escreve ( foi difícil a fase do espelhado, já superado) mas o principal é o problema com os números , ela não consegue lidar com horas, datas , dinheiro, faz contas básicas usando ainda risquinhos . Ela passou por quatro escolas onde nas duas primeiras obteve anos de reprovada com muito esforço conseguiu aos 17 anos terminar o ensino fundamental no projeto Horizontes ( fundação Roberto Marinho). Queria saber se isto tem a ver com a Dislexia, pois ela tem memória recente muito curta, e agora está cursando o 1° ano do ensino médio, a escola está dando apoio na medida do possível e eu não sei onde buscar auxílio pois seu exames constam que seu cérebro é normal.o que posso fazer para ajuda- lá?

  • Maxi Educa 17 mar 2022

    Olá Mirian, tudo bem? Agradecemos o contato e gostaríamos de ressaltar que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo. De modo que, de maneira alguma, possuímos competência ou autorização para apresentarmos quaisquer tipos de diagnósticos médicos, nem tampouco receitar qualquer pomada ou espécie de medicamento. Indicamos que você procure um médico ou unidade de saúde mais próxima. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lucinalva Pessoa 09 abr 2022

    Tenho uma filha de 7 anos e está no 2 anos ela não sabe lê mas sabe escrever , ela pode ter Dislexia?

  • Maxi Educa 11 abr 2022

    Olá Lucinalva, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais