fbpx

Sífilis uma doença preocupante e em ascendência. Conheça esta doença que está virando epidemia e aprimore-se para seus concursos

Por Antonio Carlos Gelamos 18 jul 2017 - 4 min de leitura
4 min

 Quando vamos fazer uma prova ou concurso, geralmente aparece várias doenças sexualmente transmissíveis. E a Sífilis??? Será que conhecemos esta doença que está gerando tantas notícias??

a sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crônica (lenta)

fonte: http://www.drakeillafreitas.com.br

 Calma, estamos aqui para ajudar!! sedo assim definir e esclarecer mais essa doença e você se dar bem na prova !!!

 O que é sífilis?

Sendo assim é uma Doença infectocontagiosa sistêmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crônica (lenta), que tem períodos de agutização (manifesta-se agudamente) e além disso períodos de latência (sem manifestações). Pode comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular e também o sistema nervoso). De acordo com algumas características de sua evolução,  ela divide-se em Primária, Secundária, Latente e Terciária (ou Tardia), mas quando transmitida da mãe para o feto é chamada de Sífilis Congênita.

fonte: https://www.itaberaba.net/bahia-registrou-2-379-novos-casos-de-sifilis/

Agente: O Treponema pallidum é uma  bactéria gram-negativa do grupo das espiroquetas, que possui forma espiral e é o agente patológico da Sífilis. No entanto é extremamente frágil, ou seja, sensível à temperatura, umidade e desinfetantes. Seu período de incubação é de 1 semana à 3 meses, mas em geral de 1 a 3 semanas

 fonte: https://www.healthtap.com

 Transmissão

– Relação sexual (vaginal, anal e oral);

– Transfusão de sangue contaminado (Atualmente raro);

– Transplacentária (a partir do quarto mês de gestação);

– Usuários de drogas que compartilham seringas;

– Eventualmente através de fômites.

Estágio e suas Características

 Sífilis primária: trata-se de uma lesão ulcerada (cancro) não dolorosa (ou pouco dolorosa), em geral única, com a base endurecida, lisa, brilhante, com presença de secreção serosa (líquida, transparente) escassa e que pode ocorrer nos grandes lábios, vagina, clitóris e períneo. Além de no colo do útero na mulher e na glande e prepúcio no homem, mas que pode também ser encontrada nos dedos, lábios, mamilos e conjuntivas. É frequente também a adenopatia inguinal (íngua na virilha) que, em geral passa desapercebida. Portanto o cancro usualmente desaparece em 3 a 4 semanas, sem deixar cicatrizes. Entre a segunda e quarta semanas do aparecimento do cancro, as reações sorológicas (exames realizados no sangue) para sífilis tornam-se positivas.

Sífilis Secundária: é caracterizada pela disseminação dos treponemas pelo organismo e ocorre de 4 a 8 semanas do aparecimento do cancro. Depois disso as manifestações nesta fase são essencialmente dermatológicas e as reações sorológicas continuam certamente positivas.

Sífilis Latente: nesta fase não existem manifestações visíveis, mas as reações sorológicas continuam positivas.

Sífilis Adquirida Tardia: é considerada tardia após o primeiro ano de evolução em pacientes não tratados ou inadequadamente tratados. Apresentam-se após um período variável de latência sob a forma cutânea, óssea, cardiovascular, nervosa etc. Da mesma forma as reações sorológicas continuam positivas também nesta fase.

Sífilis Congênita: é devida a infecção do feto pelo Treponema por via transplacentária, a partir do quarto mês da gestação. As manifestações da doença, na maioria dos casos,  estão presentes já nos primeiros dias de vida e podem assumir formas graves, inclusive podendo levar ao óbito da criança.

Complicações/Consequências:

Aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto são, por exemplo, consequências dessa doença. Da mesma forma que Infecções peri e neonatal, Sífilis Congênita, Neurossífilis, Sífilis Cardiovascular.

Sinais de Sífilis no Pênis

https://flowvella.com/s/l2q/15671DBB-D3EE-4A1A-8787-85019ED81D68

  Como é feito o Diagnóstico da Sífilis?

Através de exame clínico, epidemiológico e laboratorial (Exame de Sangue VDRL).

fonte: http://www.nursing.com.br

Tratamento

     Medicamentoso (Usualmente com Penicilina Benzatina). Com cura completa, se tratada precoce e adequadamente.

Atualidade

 Dados do Ministério da Saúde revelam números preocupantes. Em 2010, foram notificados 1.249 casos de sífilis adquirida, a que se pega através da relação sexual sem camisinha. Depois disso, em 2015 (apenas cinco anos depois) esses números saltaram para 65.878, ou seja, um aumento de mais de 5.000%.

Da mesma forma alguns famosos ou nomes conhecidos, há relatos de que foram vítimas de sífilis como os escritores Oscar Wilde, James Joyce, Baudelaire. Os compositores Beethoven, Schumann, Schubert. Além disso os pintores Van Gogh, Gauguin, Toulouse Lautrec.

Prevenção da Sífilis

 Em conclusão a medida preventiva mais preconizada é acima de tudo o uso de CAMISINHA, em primeiro lugar ela pode proteger da contaminação genital se a lesão estiver na área recoberta, e consequentemente ela protege também de outras DST’s. Além de evitar contato sexual se detectar lesão genital no(a) parceiro(a).

fonte: http://revistaregional.com.br

portanto esperamos que tenha gostado e aprendido mais sobre esta Doença. Sedo assim caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

Referências
http://www.centrodegenomas.com.br/m375/doencas_causadas_por_bacterias/treponema_pallidum_qualitativo
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2017/04/sifilis-volta-ser-uma-epidemia-no-brasil-apesar-do-tratamento-rapido.html
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Carlos alberto da silva 24 fev 2018

    Bastante inportante essas explicaçoes sobre doenças transmiçiveis,prinçipalmente pra quem nao e realista com seu medico

  • mm
    Maxi Educa 26 fev 2018

    Bom dia Carlos. Obrigada por participar deixando aqui seu comentário. É muito importante conhecer a sífilis, seja para concursos quanto para a vida real. Trouxemos aqui algumas orientações, porém para ter um conhecimento especializado é recomendável procurar sempre um médico, e claro, ser sincero com ele, pois muitas dúvidas podem ser sanadas. Vou lhe deixar como sugestão o acesso a nossa série "Terça da Saúde", clique no link: http://blog.maxieduca.com.br/terca-da-saude/. Temos muitos posts faça uma busca por outros assuntos que podem ajudar-lhe. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • PaulaEva 16 out 2018

    Queria fazer uma pergunta ,meu soro deu reagente1/4 tomei 3 doses de Besatacil e meu esposo uma dose,mas estou sentindo meu corpo coçando inteiro ta me deixando louca,será que fui infectada novamente pelo meu esposo?

  • mm
    Maxi Educa 16 out 2018

    Bom dia Paula Obrigada por deixar seu comentário em nosso blog. Quanto à sua dúvida, orientamos que procure um hospital/profissional da saúde especializado para resolver esse caso. Somos uma empresa voltada para concursos públicos, portanto não temos competência para o caso. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rosemeire 27 nov 2018

    Meu marido esta com balopostiti...q esta dificil de sarar ..e o medico pediu um exame de sangue pra saber se é sifilis. Mas como isso aconteceu se nao temos parceiros fora do casamento.. E eu nao tenho nenhum sintoma.. E nao pulamos cerca...a balopostiti demora para curar

  • mm
    Maxi Educa 29 nov 2018

    Olá Rosemeire, Boa tarde !! Recebi o seu comentário e analisei que a balanite é a inflamação da mucosa que reveste a glande (cabeça do pênis) associada ou não a uma infecção, que ocorre especialmente em homens portadores de fimose. Quando essa inflamação afeta simultaneamente a glande e a face interna do prepúcio (pele que recobre a glande), a enfermidade recebe o nome de balanopostite. Nos dois casos, a doença está principalmente relacionada com o estreitamento do prepúcio, o que pode impossibilitar a limpeza adequada da glande e favorecer a manifestação de infecções locais e urinárias que acabam agravando o quadro. São considerados fatores de risco para a doença o diabetes tipo 2 em virtude da maior concentração de açúcar na urina, a obesidade, a baixa de imunidade e o uso de antibióticos de amplo espectro. As possíveis causas são: - A ausência de hábitos regulares de higiene dos genitais costuma ser a causa mais frequente das duas doenças. A falta de asseio favorece a formação de esmegma, uma secreção branca composta pela descamação de células mortas da pele, óleos e gorduras produzidas pelas glândulas do pênis e infectada por micro-organismos (fungos, vírus e bactérias), que se acumulam sob o prepúcio. - A inflamação característica da balanite e da balanopostite pode ser causada também pelo contato com substâncias irritantes presentes nos produtos de higiene (sabonetes, cremes) e farmacêuticos (pomadas, espermicidas, medicamentos) ou pelo contato direto com alguns tipos de tecido, que provocam irritação e alergias. Da mesma forma, candidíase e doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia, herpes simples, sífilis primária e secundária são condições associadas ao aparecimento dessas enfermidades. Há casos, porém, em que não se consegue determinar o que causou a inflamação. Obrigado por participar do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ingrat cassia 11 abr 2019

    no termino do tratamento o bebe ainda corre risco de contrair a doença? mesmo a mae estando no quinto mes de gestaçao?

  • mm
    Maxi Educa 23 abr 2019

    Olá Ingrat Cassia, boa tarde!! A sífilis congênita é a transmissão da doença de mãe para o filho, quando detectada a doença durante o pré-natal é iniciado o tratamento da mãe e do seu parceiro já que a transmissão ocorre de forma sexual. Só através do tratamento consegue evitar a transmissão da doença para o filho, normalmente esse tratamento é feito com penicilina, caso ocorra a transmissão do vírus para o bebê também existe tratamento adequado logo após o nascimento. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rafha 09 jul 2019

    Eu num sei se tenho ou n mais tenho augus dos sintomas oq eu faso

  • mm
    Maxi Educa 11 jul 2019

    Olá Rafha, tudo bem? Indicamos que você procure um médico e faça exames para tirar essa sua dúvida! Obrigado por deixar seu comentário e estamos a disposição. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ede 14 set 2019

    Bom dia, no meu penis apareceu umas bolinhas Amareladas, mais elas não coçam e nem sinto arder quando mijo, mais tbm apareceu uma mancha Vermelha e depois desapareceu e continuou só as manchas brancas amareladas como se tivesse formando cascas, pode informar o que são? E qual pomada devo usar?

  • mm
    Maxi Educa 19 set 2019

    Olá Ede, tudo bem?? Agradecemos o contato e gostaríamos de ressaltar que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo. De modo que, de maneira alguma, possuímos competência ou autorização para apresentarmos quaisquer tipos de diagnósticos médicos, nem tampouco receitar qualquer pomada ou espécie de medicamento. Indicamos que você procure um médico ou unidade de saúde mais próxima. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Janete evangelista da Silva 04 mar 2020

    Meu marido foi diagnosticado com sífilis 1/16 eu fiz teste rápido deu negativo, fiz também um vdrl deu nao reagente pode ser que a dele seja terciário por eu nao ter sido infequitada ,ele ta com dificuldades para caminhar

  • mm
    Maxi Educa 05 mar 2020

    Olá Janete, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais