fbpx

Os 4 principais assuntos mais cobrados pelos editais nos concursos para psicólogo (o #3 é fundamental)

Por Paula Bidoia 23 ago 2017 - 4 min de leitura

Muitos são os concurseiros que começam a se preparar para os concursos, antes mesmo de sair o edital, pensando em você, futuro psicólogo, trouxemos os 4 principais assuntos  que mais caem nas provas.

Muitos são os concurseiros que começam a se preparar para os concursos, antes mesmo de sair o edital, pensando em você, futuro psicólogo, trouxemos os 4 principais assuntos que mais caem nas provas.

# 1. Desenvolvimento Psicológico x Psicólogo

fonte: https://pixabay.com

Para você que quer ser psicólogo, é fundamental saber sobre o desenvolvimento humano.

O desenvolvimento psicológico está ligado ao desenvolvimento humano. Muitos cientistas entendem que esse processo acontece durante a vida toda.

Três principais aspectos do desenvolvimento devem ser citados: eu físico, eu cognitivo e psicossocial. O crescimento do corpo e do cérebro, levam ao desenvolvimento físico, enquanto a atenção, aprendizagem, linguagem e pensamento, levam ao desenvolvimento cognitivo.

O desenvolvimento ocorre em oito períodos da fase humana. Abaixo, traremos um quadro trazendo a primeira infância, adolescência, início da vida adulta, vida adulta tardia, lembrando apenas que não são todos.

fonte: Papalia, Diane E., Feldman, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano, 12ª edição, editor: AMGH,2013, págs. 40-41.

Com todo esse desenvolvimento, o ser humano desenvolve algumas patologias, sem mais delongas, passemos a estudar sobre esse aspecto.

#2. Psicopatologias

fonte: https://pixabay.com

Antes de falarmos sobre as patologias mais frequentes, enfrentadas pelas pessoas, precisamos abrir um leque para as psicopatologias.

A psicopatologia a ciência que tem como finalidade estudar a natureza da doença mental, quais são as suas causas, mudanças e que pode se associar a ela.

Quanto aos modelos de psicopatologia, os mais famosos são: o piagetiano, behaviorista, psicanalítico, psiquiatria.

Dentre os tipos de transtornos encontramos:

– Transtornos Emocionais (de Humor);

– Transtorno Bipolar;

– Transtornos de ansiedade;

– Transtorno do pânico;

– Transtorno do estresse pós-traumático;

– Transtorno obsessivo-compulsivo.

#3. Avaliação Psicológica

fonte: https://pixabay.com

Na avaliação psicológica, encontramos o psicodiagnóstico, que nada mais é do que a avaliação psicológica feita com finalidades clínicas, voltado à prática clínica em saúde mental.

Essa avaliação é de exclusividade do psicólogo, baseando-se em um plano de avaliação, fundamentado em perguntas e casos iniciais.

No processo diagnóstico, primeiramente é feito o contato e a entrevista, encerrando-se com um laudo se for necessário.

Vamos falar um pouquinho sobre a entrevista …

Na entrevista, o entrevistador quer saber o que acontece com o entrevistado. Ela se classifica em:

a) Diagnósticaestabelece o diagnóstico e o prognóstico do paciente, além das indicações terapêuticas adequadas. Deste modo, a entrevista diagnóstica é parte de um processo mais amplo de avaliação clínica que inclui testagem psicológica;

b) Psicoterápica visa colocar em prática estratégia de intervenção psicológica nas diversas abordagens – rogeriana (C. Rogers), jungiana (C. Jung), gestalt (F. Perls), bioenergética (A. Lowen), logoterapia (V. Frankl) e outras -, para acompanhar o paciente, esclarecer suas dificuldades, tentando ajudá-lo à solucionar seus problemas;

c) De Encaminhamento é aquela que estabelece o entrevistado deverá se submeter.

d) De Seleção O entrevistador deve ter um conhecimento prévio do currículo do entrevistado, do perfil do cargo, deve fazer uma sondagem sobre as informações que o candidato tem a respeito da empresa, e destacar os aspectos mais significativos do examinando em relação à vaga pleiteada, etc.;

e) De Desligamento é benéfica para o tratamento do entrevistado, já que examina junto com ele os planos da pós-alta ou a necessidade de trabalhar algum problema ainda pendente, além de servir como feedback para os funcionários que estejam deixando a empresa.

 f) De Pesquisa – investiga temas em áreas das mais diversas ciências, somente se realiza a partir da assinatura do entrevistado ou paciente.

# 4. Psicologia Organizacional e do Trabalho

fonte: https://pixabay.com

 Prezado leitor, vou aqui me adiantar e tratar do trabalho para os dias atuais. Sabemos que está cada vez mais difícil assimilar psicologia com organização do trabalho.

O estudo do comportamento humano serve de base para a prática da gestão de pessoas nas organizações.

Grande parte dos psicólogos defendem que a variabilidade no comportamento das pessoas relaciona-se com o fator motivação.

Para Robbins, motivação é o resultado da interação do indivíduo com determinada situação, o sujeito se esforça intensamente para atingir o seu objetivo

Ainda nesse campo da psicologia organizacional, encontramos também a LIDERANÇA, AUTORIDADE E PODER. (destacamos liderança, tendo em vista que ela é mais cobrada que as outras duas nos concursos públicos).

Fazendo um apanhado geral, podemos dizer que um esteja ligado ao outro, vejamos:

A liderança está associada à autoridade e às relações de poder no contexto organizacional. A autoridade, por sua vez, é a forma particular do poder, as posições que as pessoas ocupam na sociedade que dão vida as autoridades, tem ligação com o sistema social. O poder, por fim, é a capacidade que algumas pessoas têm de fazer valer seus interesses sobre outras pessoas.

Tentei ser breve e mais clara o possível, frente ao enorme campo de abrangência deste estudo e da Psicologia, mas quero sua participação, sabe como?

Simples, deixe seu comentário, sua opinião sobre o que gostaria de ler a respeito da Psicologia, lhe escrevo com maior prazer.

Fonte da imagem destacada: https://www.emaze.com/@AFOCICZC

OBS: Para você que vai prestar o concurso do TJ/MS para Psicólogo, que ocorrerá no dia 29 de outubro, temos uma apostila específica para o cargo, clique aqui

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Andréia Hernandes 08 dez 2017

    Gostei muito do artigo. Quero estudar para o concurso do bombeiro a nivel superior psicologia. Me ajuda. Obrigada Boa noite!

  • Maxi Educa 11 dez 2017

    Bom dia Andréia. Agradecemos sua participação e comentário em nosso Blog. Por enquanto não elaboraremos a apostila para o curso de nível superior (Psicólogo). Caso venhamos a elaborar esse material, entramos em contato. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Aldira Ferreira Guedes 10 jun 2019

    Olá! Quero muito passar em um concurso para psicóloga pois, já estou estudando é me preparando a três meses, gostei das melhores dicas para concurso...obrigada!

  • Maxi Educa 10 jun 2019

    Oi Maria Aldira, tudo bem!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ozena 29 jan 2021

    continue postando artigos como esse atualizado; é interessante essa abordagem! obrigada

  • Maxi Educa 01 fev 2021

    Olá Ozena, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais