fbpx

Vai prestar o Enem? Sabe escrever uma boa redação? Então corre para ler nosso blog e adquira informações que enriqueçam sua produção textual

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 está chegando! Ele será realizado em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro.
Por Angélica Calil 26 out 2017 - 4 min de leitura

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 está chegando! Ele será realizado em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro.

A tão temida redação, será realizada no dia 5, e exigirá que o estudante elabore um texto dissertativo argumentativo, baseado nos textos fornecidos pela prova, onde será tratado um tema, que deve ser seguido pelo estudante. O tema de redação é sempre sobre assunto atual e relevante.

Para que você não se desespere, traremos interessantes e importantes dicas de como escrever uma boa redação e mandar bem no Enem! Vamos lá!O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 está chegando! Ele será realizado em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro.

Fonte: http://www.pronatec2016.org

Elencamos 4 passos para que você caminhe rumo à nota 1.000 na sua redação…

Fonte: http://asap10.com.br

O que devo saber primeiro?

 1) Primeiramente é importante conhecer a estrutura da redação do Enem, que é dividida em partes:

Tema → Tese → Argumentos → Proposta de intervenção

A tese é de extrema importância, já que é o momento onde o estudante expressará a sua opinião referente ao tema proposto pela prova.

Nesse momento, o estudante deve usar de bons e válidos argumentos que justifiquem e fortaleçam sua tese, que devem ser coerentes e coesos.

2) A redação do Enem também deve seguir a escrita formal da Língua Portuguesa, e é exatamente aí, onde a maioria dos estudantes se apavoram.

Fonte: https://aprender.buzzero.com

Para se dar bem, o estudante necessita ter o domínio da norma culta, ou seja, precisa mostrar que diferencia a norma oral da norma escrita, a norma culta da norma coloquial.

3) O estudante precisa ainda mostrar que compreendeu a proposta de redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento, por meio do uso do gênero dissertativo-argumentativo.

4) Exercer o seu poder de argumentação a respeito do tema proposto, usando fatos, dados e estatísticas sobre o assunto, também é imprescindível. A ideia é mostrar como é que você consegue convencer o leitor a respeito da tese defendida por sua pessoa no texto.

Como é atribuída a Nota?

Fonte: http://fw.atarde.uol.com.br

O avaliador da prova dá uma nota de 0 a 200 pontos por competência, a soma dessas 5 competências pode gerar uma nota de até 1.000 pontos, nota máxima da redação do Enem 2017. A nota final será a média aritmética de todas as competências avaliadas pelos 2 professores.

Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?

Fonte: http://www.recadox.com.br

O estudante JAMAIS poderá:

→ Fugir do tema proposto pela prova;

→ Fugir da estrutura do texto, que é dissertativa argumentativa;

→ Utilizar-se de cópia, desenhos, palavrões, assuntos e ideias desconexas;

→ Valer-se de texto desconecto da proposta de intervenção, ou com desrespeito aos direitos humanos;

→ Entregar a folha de prova em branco (Mesmo que a parte do rascunho contenha o texto, o estudante deve redigir seu texto também na folha de prova).

Fonte: https://dica-top.com

Uma dica top é que o estudante faça a leitura das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, para evitar correr o risco de ferir os direitos humanos na sua prova de redação!

Conclusão

O estudante ao final de seu texto precisa criar uma proposta de intervenção sobre o tema de prova, que deve respeitar os direitos humanos e propor uma forma de resolver ou diminuir o problema do tema de prova.

Ou seja, deve elaborar uma proposta de solução para o problema exposto. Essa proposta não pode ser utópica e precisa ser detalhada, com informações como quem é o agente das propostas de intervenção, o que ele deve fazer, por quais meios e com quais objetivos.

E o Tema? Façam já suas apostas!

Fonte: http://4.bp.blogspot.com

Com toda certeza, o tema da redação do Enem é uma das coisas aguardadas com mais ansiedade pelos vestibulandos.

Infelizmente, não há como adivinhar qual será o de 2017, geralmente tratam-se de questões sociais… Mas podemos sugerir alguns assuntos, aos quais vale a pena ficar de olho!

Fonte: http://s2.glbimg.com/LvfBLEvHp-qMEjLEWjj4sdDDOyI=/0x118:719×614/690×0/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/apis/9253745f525e47e6958ba0133a32469c/720×620-fique-de-olho.jpg.

→ Educação: Bullying;

→ Internet: Notícias falsas;

→ Tecnologia e sociedade: Tecnovícios;

→ Saúde: Obesidade;

→ Emissão de fases do efeito estufa e lixo: problemas ambientais;

→ Meio ambiente: responsabilidade ambiental;

→ Soluções para o combate da LGBTTfobia;

→ Inclusão social de moradores de rua;

→ Soluções para o sistema carcerário;

Depressão e medidas para prevenção ao suicídio;

→ Sustentabilidade da sociedade com menos jovens e mais idosos;

→ Avanços da tecnologia e prevenção do desemprego no Brasil;

→ Desafios da integração de deficientes;

→ Conceito de família no século XXI;

→ A persistência da crise no sistema hídrico;

→ Violência e “justiça com as próprias mãos”;

→ Conscientização sobre a automedicação;

→ Efeitos de mudanças no Ensino Médio;

→ Ocorrências de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

E aí? Se inspirou???

Lembre-se que o objetivo principal da redação do Enem é que posteriormente, ela costuma funcionar como forma de conscientizar as pessoas sobre o tema escolhido.

As famílias, país afora, discutem o assunto que caiu na prova. É o que aconteceu como por exemplo, com a questão da persistência da violência contra a mulher, no Enem 2015.

Como última dica, gostaria que você acreditasse em seu potencial. Chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Tente ser inovador, treinando sua mente para vencer. Estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais!!!

O que eu desejo para cada um de vocês é que:

Abraço e até a próxima!

Imagem destacada disponível em:
https://www.anunciad.com.br/posts/published/35391/9682/images/g.jpg.
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais