fbpx

Quebre o tabu de que escolas e pais não conseguem educar as crianças conjuntamente e saia na frente na educação de seus filhos

Por Renan Costa da Silva 30 mar 2017 - 2 min de leitura

Educação e ensino tem sido grandes assuntos a serem debatidos em salas do professorado e rodas sociais, se são coisas aprendidas separadamente no conhecimentos e desenvolvimento das nossas crianças ou algo que já vem se construindo na formação de cada lar. Não devemos nos esquecer que é claramente papel dos responsáveis a forma como educar nossas crianças.

Papel dos pais

fonte: http://www.papelariatributaria.com.br

Educação x Pais

Educacao x pais

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br

A partir do século 20, com a saída de pais e mães dos lares para trabalhar fora e compor a renda familiar, aos poucos levou a ocorrer uma inversão de valores, e ser direcionados para a escola, onde a ‘desculpa’ pela ausência de uma educação melhor nos lares é fruto da ausência de tempo e interação com as crianças, algo que vem sendo sentido cada vez mais pelas próprias crianças que reclamam dessa falta de vivência em suas casas.

Com o passar dos anos a frase “Lugar de criança é na escola”, fortalece que os principais papeis da educação deveriam ser de responsabilidade da mesma, sendo que a frase correta é “Lugar de criança é na família”, pois alunos são transitórios num processo de aprendizagem contínua, diferente dos nossos filhos que serão para sempre reflexos de nossos valores, princípios e ética.

 Então é importante que se saibamos que é nosso papel educar nossos filhos para viver em sociedade, e é desde pequenos que devemos ajudá-los nesse processo de formação de caráter. São nossas responsabilidades educá-los a serem gentis, empáticos e apresentar boa conduta. Afinal, “Um analfabeto pode ser muito bem educado. No meio de pessoas pouco instruídas, há pessoas muito bem educadas; e no meio de pessoas muito instruídas, há pessoas mal educadas.”.

Ensino na escola

Fonte: http://www.momentumsaga.com

O ensino é algo que se constrói na escola, através do conhecimento das disciplinas básicas, como português e matemática, que deve caminhar junto com o aprendizado que vem de casa. A escola que cada vez mais aparece de forma construtivista na formação do conhecimento do aluno e não apenas como detentora do poder, e reafirma a educação que foi aprendida com seus responsáveis, ou seja, o ensino auxilia no processo educativo, mas não é responsável  como um todo.

E então? Gostou do nosso post de hoje?

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender

Referências bibliográficas
ARAUJO, J. As intencionalidades como diretrizes da prática pedagógicas. Em Pedagogia Universitária São Paulo: Papirus, 2002.
Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos3/educacao-ensino-instrucao/educacao-ensino-instrucao2.shtml> acessado em março de 2017.
Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos3/educacao-ensino-instrucao/educacao-ensino-instrucao2.shtml> acessado em março de 2017.
Disponível em: <http://www.blogeducacao.org.br/2012/11/educacao-x-ensino-qual-a-diferenca/> acessado em março de 2017.
Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=L-9QAa-oMvsC&oi=fnd&pg=PA2&dq=educa%C3%A7%C3%A3o+e+ensino&ots= tFA1vo8_Hu&sig=_aolhylDFzp4AZ2PiRiZkt5WeXo#v=onepage&q&f=false> acessado em março de 2017.
Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 2, n. 2, p. 20-42; ago. 2010

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Ivanilda 25 abr 2019

    ola tudo bem?? estava lendo os conteudos de vocÊs sobre a função da escola, https://blog.maxieduca.com.br/funcao-social-escola/ que entrei por esse link. Precisava saber o autor, editoria, cidade e ano desse artigo ai do link para poder colocar no meu trabalho escolar. se puder me responder agradeço...

  • Maxi Educa 27 abr 2019

    Olá Ivanilda, Bom Dia!! O autor do blog é Renan Costa da Silva, Instituto Maximize de Educação, Tupã/SP, 2017. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais