fbpx

Falsos cognatos em Inglês – 5 fatos que você precisa saber!

Por Ayeda Sanches 21 set 2016 - 2 min de leitura

Sabe aquele momento que você começa a ler um texto em Inglês e fica tranquilo, pois percebe que as palavras são familiares, e que você está entendendo tudo certinho? Saiba que podem existir falsos cognatos, e nem sempre podemos nos entregar “de corpo e alma” à leitura…

Vamos analisar esta imagem:

 Fonte: http://ocorpoemeu.blogspot.com.br/2014/05/lobo-em-pele-de-cordeiro-os-aspectos.html

Fonte: http://ocorpoemeu.blogspot.com.br/2014/05/lobo-em-pele-de-cordeiro-os-aspectos.html

 

Lembra daquele dizer tão conhecido, do “Lobo em pele de cordeiro”? Pois é uma relação boa para fazermos em relação aos temidos falsos cognatos… E por quê?

 

 

1 – O que são falsos cognatos?

 

conceito-de-falsos-cognatos

Falsos cognatos são palavras da Língua Inglesa que são escritas iguais ou parecidas com as da Língua Portuguesa, porém, com um aspecto muito importante: o significado é totalmente diferente. São palavras que podem passar despercebidas de início, mas que podem mudar o sentido final do texto.

Apesar da língua materna do inglês ter sido a Anglo-saxônica, o latim também teve influência na sua formação, por isso, algumas palavras possuem a escrita parecida tanto no inglês como no português, algumas com o mesmo significado e outras com o significado totalmente diferente.

 

2 – Quais são os tipos de falsos cognatos?

 

 

Existem dois tipos de falsos cognatos:

– Estruturais: a gramática é diferente, possuem uma semelhança na grafia, mas não possuem o mesmo sentido e o mesmo uso em ambos os idiomas.

– Lexicais: palavras que possuem a mesma grafia, mas sua tradução é divergente, alterando o sentido real da palavra.

 

 

3 – Como podemos identificá-los?

 

 

identificacao-dos-falsos-cognatos

Em alguns casos, fica difícil perceber se a palavra é um falso cognato ou não, por isso, é preciso muita atenção. Se você encontrar uma palavra solta, fora de um texto, vai ficar difícil.

 

Por exemplo:

 

Imagine você, parado na porta de um lugar, lá nos Estados Unidos, e lê na porta a palavra “push”. Qual é sua primeira atitude? Puxar? Você acha que a porta vai abrir, e nada… Isso porque “push” significa “empurrar”!

exemplo

Agora, se o falso cognato está inserido num texto, e você está lendo atentamente, com certeza você vai achar estranha aquela palavra ali no meio, e não vai combinar com o assunto abordado. Então, é preciso muita atenção para não acabar mudando sua compreensão sobre o que está lendo. Isso prejudicaria uma questão sobre o mesmo, numa prova.

Fonte: http://peopleofficeplaces.com/signage/push-and-pull/

Fonte: http://peopleofficeplaces.com/signage/push-and-pull/

 

 

4 – Qual a importância de conhecê-los?

 

Conhecendo os falsos cognatos, você terá maior autonomia na leitura, compreensão e interpretação de um texto em Língua Inglesa. São palavras que aparecem com frequência, e com certeza, é uma ótima forma de ampliar seu vocabulário, e ajudá-lo em qualquer situação.

 

5 – Quais são os mais conhecidos?

 

Existem muitos falsos cognatos. Separamos os principais para você!

lista-1

lista-2

 lista-3

E você, já teve alguma experiência diferente, engraçada, algo que marcou você a respeito dos False Friends? Deixe seu comentário e compartilhe esta leitura com seus amigos!

jacare

 

 

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Susana Lima dos Santos 26 abr 2021

    Esse conteúdo ajudou muito, obrigado!!!

  • Maxi Educa 27 abr 2021

    Olá Susana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais