fbpx

Fique Ligado, Concursos da Semana!

Por Maxi Educa 26 ago 2015 - 12 min de leitura

30-08

Nesse Domingo dia 23 de Agosto de 2015 serão realizadas as provas dos seguintes concursos:

Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH/RS):
– Técnico de Enfermagem (Nível Escolar Médio/Técnico).

Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE (SME):
– Professor-Pedagogo e Professor de Áreas Específicas.

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Câmara Municipal do Rio de Janeiro:
– Analista Legislativo.

Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC/RN):
– Agente Educacional (Nível Médio).

Nossos professores analisaram as provas anteriores destes concursos e separaram algumas dicas sobre o conteúdo principal exigido em cada uma dessas provas, se vai prestar algum desses concursos neste fim de semana não deixe de ler o conteúdo abaixo. Confira:

Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH/RS):
Dica do professor Herman Velásques Felipus.

Amigo candidato;

Sobre o conteúdo de Conhecimentos Específicos do concurso FSNH, por ser um edital extenso, pode ser que seja cobrado uma questão de cada tópico, porém alguns merecem destaque como:
– Programa Nacional de Imunização;
– Cálculo e administração de medicamentos e soluções;
– Atribuições da equipe e do Técnico de Enfermagem na ESF;
– Assistência de Enfermagem na limpeza, desinfecção e esterilização de material;
– Vacinação;
– Anatomia e Fisiologia;
– Noções de epidemiologia e biossegurança;
– Hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM);
– Legislação profissional de enfermagem. Ética Profissional.
– Sistema Único de Saúde.

Estes costumam ser cobrados em todos os concursos, o que não impede os demais aparecerem também, afinal se está no edital pode ser cobrado.

Em relação aos estudos, seguem algumas dicas importantes:

– Escolha bem o lugar de estudo;
– Elabore um horário de estudo, em que devem constar todas as disciplinas do Concurso Público/Processo Seletivo;
– Faça uso de vários recursos de aprendizagem e fixação, tais como: grifar ou marcar expressões, frases ou trechos, anotar e fazer chamadas à margem do texto;
– Não deixe acumular matérias, estude todos os dias;
– Planeje cuidadosamente sua programação de estudo, evitando ultrapassar os seus índices de resistência física;

Dias antes da Prova:

– Organize o que deve levar no dia (documento, comprovante do pagamento de inscrição, canetas, etc.);
– Verifique o local onde fará a prova, o horário, como chegar lá, e se possível vá conhecê-lo;
– Se precisar viajar, não deixe para a última hora.

O Dia de Prova

– Procure organizar o seu dia, visando chegar com antecedência. Lembre-se de que existem engarrafamentos, táxis e ônibus que atrasam, problemas com estacionamento. Procure a sua sala com calma.
– Evite levar consigo aparelhos eletrônicos, eles não poderão ser utilizados e na entrada da sala será solicitado que o seu celular seja desligado.
– Não se esqueça de levar documentos oficiais de identificação conforme estabelecido no edital de abertura;
– Preferencialmente, leve dois ou mais documentos com foto e assinatura, caso o documento apresentado seja considerado violado ou que apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura, outro documento será solicitado pela Coordenação do Local de Realização do Concurso para avaliação;
– Não consuma bebidas alcoólicas na véspera do Concurso/Processo Seletivo, nem coma em grande quantidade antes da prova, isso deixa o pensamento mais lento. Procure comer o suficiente para não sentir fome durante a prova;
– Leve canetas esferográficas de cor azul ou preta de reserva.

Durante a Prova

– Tenha calma, ela é fundamental para manter a concentração e consequentemente obter um bom resultado. Tenha em mente que as questões da prova estarão dentro do conteúdo que você estudou. Se por acaso aparecer alguma questão que você não saiba, existirão outras que você domina e sabe. Portanto, não fique em um primeiro momento perdendo tempo com o que você não sabe. Vá direto para o que estudou, e ao final retorne à esta questão para dar uma analisada.
– Siga as orientações do fiscal;
– Leia com atenção cada questão, principalmente os enunciados, já que algumas questões pedem a alternativa correta, outras a errada, outras a exceção. Portanto, procure ler cada item com atenção, se necessário mais de uma vez;
– Muita atenção com os cálculos, às vezes perde-se uma questão devido à falta de atenção;

Boa prova e bons estudos.

Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE (SME):
Dica da professora Roberta do Amorim Hassib.

Para quem vai fazer prova onde o conteúdo cobrado seja raciocínio logico, uma dica é memorizar a tabela verdade:

tabela vdd

Considere também que os símbolos “ ∨ ”, “ ∧ ”, “ → ” e “ ¬ ” , que representam os conectivos lógicos “ou”, “e”, “se, então” e “não”, respectivamente.
Sabendo que todas as proposições são interligadas por conectivos que nos darão um valor lógico, seja ele verdade (V) ou falsidade (F), e aplicando esses valores da tabela acima, podemos resolver de maneira mais rápida e fácil questões dessa natureza.

Esteja também bem familiarizado com os símbolos dos conectivos, e uma boa prova!

Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM):
Dica da professora Patrícia Costa Machado.

A SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é considerada uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, e junto ao seu Programa de Atenção Integral à Saúde abriu o processo seletivo para o preenchimento de vagas em diversas áreas de formação em Saúde.
Ao fazermos um levantamento sobre os conteúdos das provas anteriores, em relação aos assuntos referentes à Saúde Pública e ao Sistema Único de Saúde (SUS) constatamos que a empresa aborda questões pertinentes às propostas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Assim, caro candidato, esteja pronto a responder questões sobre os princípios e diretrizes do SUS, tendo em mente, de forma bem clara, os pontos principais das Leis nº 8.080/90 e nº 8.142/90 e do Decreto Presidencial nº 7.508/2011. Lembrando que na Lei 8080, as ações de Vigilância Epidemiológica costumam aparecer na maioria dos concursos públicos da área da saúde. Sobre a Lei 8142, questões relacionadas aos Conselhos e Conferências de Saúde também são frequentes. As Redes de Atenção à Saúde são vistas no Decreto 7508, e atualmente compõem as questões sobre conhecimentos do SUS.
As ações de Vigilância Epidemiológica, doenças de notificação compulsória, indicadores de saúde e sistemas de informação em saúde são assuntos com grande possibilidade de compor as questões do referido concurso.
Não podemos esquecer que para o Ministério da Saúde, as ações de promoção e prevenção da saúde são muito importantes e previstas para reorganizar a atenção à saúde no Brasil. Portanto, as políticas públicas e programas de saúde relacionados à atenção básica têm grandes chances de serem abordadas nas questões da prova, juntamente com os programas pertencentes à reforma psiquiátrica.
Houve recentemente a reformulação da Política Nacional de Atenção às Urgências, e a Portaria nº 1.600/2011 que trata sobre esse assunto, podem fazer parte também dos assuntos abordados nas questões da prova. Aproveite e reveja os conteúdos da apostila sobre os conhecimentos do SUS e reforce seus conhecimentos.

Desejo que você tenha êxito nesta prova e conquiste seus objetivos. Sucesso!

Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA):
Dica do professor Adriano Augusto Placidino Gonçalves.

Caro(a) amigo(a) candidato(a), seu concurso se aproxima, e ai preparado? Por mais que você tenha se esforçado e se dedicado, certamente a resposta para esta pergunta será “NÃO”, pois é comum que diante de Editais tão extensos e a exigência de conteúdos tão complexos que você candidato nunca se sinta pronto para a realização da prova.
Contudo, neste momento é primordial que seja mantida a calma e que nessa reta final você consiga focar naquilo que é mais importante, para que assim no dia da prova você consiga colocar em prática tudo aquilo para que se preparou.
Com relação as “Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais”, exigidas para este concurso, observa-se de maneira geral que a pretensão da banca é dar maior enfoque a questão comportamental, ou seja, exigir conhecimentos sobre a postura que se espera do servidor público e as consequências que podem surgir caso este não a siga.
Por outro lado, para que o servidor possa adotar essa postura precisa adquirir alguns conhecimentos acerca de seus direitos e prerrogativas como servidor público federal (saber como é o provimento de seu cargo; o que é vacância, remoção, redistribuição e substituição; conhecer suas vantagens, deveres e responsabilidades), e ainda, ter conhecimento sobre o funcionamento, atribuições e membros do órgão onde se pretende trabalhar TRE-MA.
Deste modo, pensando nesta relação que as normas podem existir fica mais fácil assimilar o conteúdo disposto nesta matéria.
Outra dica essencial para se sair bem nas questões referentes a este tema é “decorar” aquilo que pede as normas!! Mas ai você vai me perguntar, Tutor não é errado decorar as normas, não temos que aprender? Ai te respondo com a seguinte pergunta: você que passar no concurso ou aprender? Infelizmente o que se tem visto nas questões que versão sobre essas normas é que se exige a literalidade do que prevê a lei, isto é, extrai-se da exata redação dos artigos as questões, muitas vezes substituindo-se apenas algumas palavras ou suprindo partes que deverão ser completadas, assim, se você souber exatamente o que dispõe o artigo, suas chances de ir bem “nesta parte” são muito grandes.
Portanto, caso ainda não tenha estudado essa parte ou já tenha estudado e não tenha entendido muito bem como esses dispositivos podem ser exigidos, depois dessa “dica” certamente você verá com outros olhos essa matéria, e ao invés de ser um bicho de sete cabeças, ela vai se tornar uma grande aliada, posto que a leitura detalha e atenta do que prevê a norma lhe trará acertos em questões que podem fazer a diferença no momento do resultado final.

Assim, desejo-lhe bons estudo e uma excelente realização de prova.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro:
Dica do professor Ewerton José da Silva.

Na matéria de noções de informática, algo que é muito cobrado são os atalhos de teclado. Segue abaixo um listagem com alguns dos Sistema Operacional Windows:

Obs: Quando houver o + indicando que existe mais de uma tecla a ser utilizada no atalho, você deverá segurar as duas ou três teclas indicadas ao mesmo tempo e só soltá-las depois de todas pressionadas. Onde tiver “windows”, esse se refere àquela tecla da bandeirinha do windows que fica do lado esquerdo do teclado entre as teclas ctrl e alt.

Tabela 01 Tabela 02

Fique atento às formulas básicas do Excel, para auxilia-lo segue um resumo das principais.

Tabela 03

Questões sobre computação em nuvem caem bastante. Sendo assim, é importante lembrar que uma das principais características da computação em nuvem é a possibilidade de usar aplicações diretamente da internet, sem que estejam instaladas no computador do usuário.

Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC/RN):
Dica do professor Fábio Porcelli

Dos Direitos Sociais
Com a aproximação do concurso, o momento é de manter a concentração nos estudos e revisar os temas cobrados pelo edital. Vamos fazer uma pequena revisão abordando aspectos importantes dos Direitos Sociais, previstos no Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo II, da Constituiução Federal de 1988, sempre lembrando que uma leitura atenta do texto da lei é importante para entender seus dispositivos e fixar os conceitos e regras por ela trazidos.
Os Direitos Sociais refletem a preocupação do Constituinte com a integridade física do homem, e estão relacionados aos princípios de dignidade da pessoa humana, solidariedade e igualdade, que visam atingir a justiça social.
Na lição de José Afonso da Silva, são prestações positivas proporcionadas pelo Estado direta ou indiretamente, enunciadas em normas constitucionais, que possibilitam melhores condições de vida aos mais fracos, direitos que tendem a realizar a igualização de situações desiguais. Dessa forma, possibilita ao indivíduo exigir do Estado prestações positivas e materiais para a garantia de cumprimento desses direitos.
Estabelece a CF/88, em seu Art. 6º, como direitos sociais: a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados. Do artigo 7º ao 11, o constituinte privilegiou os direitos sociais do trabalhador em suas relações individuais e coletivas.
Em estudo ao art. 7º, podemos verificar que os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais são ali previstos, sendo importante lembrar que alguns têm aplicabilidade imediata e outros dependem de lei para sua efetiva aplicação, devendo o estado assegurá-los materialmente, já que o direito do trabalho é normatizado por leis específicas.
Dentre tais direitos dos trabalhadores previstos constitucionalmente, pode ser destacado o direito ao trabalho e à garantia do emprego (art. 7º, I, II, III, XXI), os direitos relativos ao salário do trabalhador (art. 7º, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XII, XVI, XVII), os direitos relativos ao repouso do trabalhador (art. 7º, XV, XVII, XVIII, XIX, XXIV), o direito à proteção do trabalhador (art. 7º, XX, XXII, XXVII, XXVIII, XXXIII), outros direitos sociais do trabalhador (art. 7º, XI, XIII, XIV ao XVI e XXX ao XXXIV), e a extensão dos direitos relativos aos trabalhadores domésticos (IV, VI, VII, VIII, X, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XXI, XXII, XXIV, XXVI, XXX, XXXI e XXXIII e, atendidas as condições estabelecidas em lei e observada a simplificação do cumprimento das obrigações tributárias, principais e acessórias, decorrentes da relação de trabalho e suas peculiaridades, os previstos nos incisos I, II, III, IX, XII, XXV e XXVIII, bem como a sua integração à previdência social).
Já os direitos coletivos dos trabalhadores englobam o direito de sindicalização (art. 8º), direito de greve (art. 9º), direito de participação dos trabalhadores em colegiados dos órgãos públicos (art. 10) e o direito de representação na empresa (art.11).

Desejamos à você uma ótima prova, e que venha a aprovação!
Gostou das dicas? deixe sua opinião ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais