fbpx

Melhore suas pontuações nos concursos públicos conhecendo como funciona a banca FCC (Fundação Carlos Chagas)

Por Paula Bidoia 12 dez 2016 - 4 min de leitura

Parece irrelevante, mas conhecer o funcionamento da banca organizadora, no caso a FCC, pode ser o caminho para sua aprovação. Muitas vezes, o concurseiro, por uma questão, acaba perdendo a chance de conseguir a tão almejada vaga.

 

conhecendo-a-banca-fcc

 

Neste post, iremos lhe mostrar como funciona o método de aplicação da banca FCC, mas antes vamos saber um pouco sobre esse instituição.

 

O que é a FCC?

 

fcc

A Fundação Carlos Chagas, fundada em 1964, é uma instituição privada sem fins lucrativos, responsável pela avaliação de vários concursos, além de exames vestibulares.

Dentre sua atuação, já foi responsável por processos seletivos dos órgãos públicos. No entanto, ganha notoriedade no Poder Judiciário, sendo responsável por inúmeros concursos da procuradoria, Tribunais Estaduais de Justiça, além de Tribunais Federais.

 

O que devo fazer para estudar para determinado concurso?

 

 

o-que-devo-saber-para-o-dia-da-prova

 Quando for prestar determinado concurso, a primeira providência a ser tomada é conhecer a banca que irá aplicar a prova. E sabe por quê?

Conhecer a banca já pode te dar mais tranquilidade quando chegar no momento de sua prova, pois você já estará mais preparado que seus concorrentes.

Se você estiver se perguntando como fazer para estudar somente as provas da FCC, pesquise por concursos anteriores, geralmente a mesma banca aplicou a prova anterior.

 

Método de avaliação FCC

 

Método de avaliação FCC

 

Ao fazer uma pesquisa sobre como a FCC aplica suas provas, nota-se que as questões são de alternativa (A ao E), devendo ser apontada a alternativa correta ou incorreta, lembrando que são cobradas as alternativas corretas com maior frequência.

Vamos dar um exemplo, de como pode ser pedido na área do direito.

Aleatoriamente, pegamos uma questão do concurso para Defensor Público:

Sobre o livramento condicional,

(A) é vedada a concessão do livramento condicional para o preso que cumpre pena em regime fechado, sob pena de incorrer em progressão por salto.

(B) segundo a jurisprudência majoritária do STJ, o descumprimento das condições do livramento condicional pode ser aferido após o término do período de prova, ainda que este não tenha sido prorrogado pelo juízo da execução.

(C) o lapso temporal para o livramento condicional no caso de reincidente é de dois terços da pena.

(D) é vedada a revogação do livramento condicional por crime cometido antes do período de prova.

(E) é vedada a concessão de livramento condicional ao reincidente específico em crime hediondo.

Outras provas que analisamos são do mesmo método, não sendo feitas questões para assinalar se a alternativa está certa ou errada, como ocorre com outras respeitáveis bancas.

As provas de língua portuguesa são divididas em interpretação de texto e gramática. Na parte de interpretação geralmente é demonstrado o parágrafo que traz o trecho a ser analisado.

Vejamos um exemplo de como foi pedido na prova de analista ambiental – pedagogo deste ano:

Será que a internet está a matar a democracia? Vyacheslav W. Polonski, um acadêmico da Universidade de Oxford, faz essa pergunta na revista Newsweek. E oferece argumentos a respeito que desaguam em águas tenebrosas.

A internet oferece palco político para os mais motivados (e despreparados). Antigamente, o cidadão revoltado podia ter as suas opiniões sobre os assuntos do mundo. Mas, tirando o boteco, ou o bairro, ou até o jornal do bairro, essas opiniões nasciam e morriam no anonimato.

Hoje, é possível arregimentar dezenas, ou centenas, ou milhares de “seguidores” que rapidamente espalham a mensagem por dezenas, ou centenas, ou milhares de novos “seguidores”. Quanto mais radical a mensagem, maior será o sucesso cibernauta.

Mas a internet não é apenas um paraíso para os politicamente motivados (e despreparados). Ela tende a radicalizar qualquer opinião sobre qualquer assunto.

A ideia de que as redes sociais são uma espécie de “ágora moderna”, onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas, não passa de uma fantasia. A internet não cria debate. Ela cria trincheiras entre exércitos inimigos.

 

(Adaptado de: COUTINHO, João Pereira. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2016/08/1801611)

 

A ideia de que as redes sociais são uma espécie de “ágora moderna”, onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas. (último parágrafo)

O elemento sublinhado na frase acima exerce a mesma função sintática que o sublinhado em:

(A) as suas opiniões sobre os assuntos do mundo.

(B) Ela cria trincheiras entre exércitos inimigos.

(C) A internet oferece palco político para os mais motivados…

(D) essas opiniões nasciam e morriam no anonimato.

(E) não passa de uma fantasia.

 

Viu como ficou mais fácil?

 

ficou-mais-facil

Pelos exemplos dados, pode-se notar que a banca FCC é clara e objetiva ao montar suas provas, além de ser reconhecida como justa. Claro que conforme o cargo, mais complexa a questão.

Mais do que isso, se porventura alguma questão foi elaborada com erros pela banca, se for o caso ela irá anular, demonstrando assim, seu comprometimento social para concurseiros como você.

 

Agora o desafio está lançado…

 

desafio-lancado-fcc

“Arrebente” seus adversários agora que já conhece bem sobre a banca FCC.

Deixe para nós o seu comentário sobre o que achou do método

Novos assuntos são bem-vindos em nosso blog, então corra lá e comente!!

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • DALIENE FONTANA 01 fev 2018

    ANALISANDO ALGUMAS AVALIAÇÕES APLICADAS E AGORA A PROPOSTA DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, PERCEBO O CUIDADO NA ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES,OS TEMAS ABORDADOS SÃO BEM ATUAIS E CONTEXTUALIZADOS, FACILITANDO ASSIM A COMPREENSÃO. AGORA, VAMOS QUE VAMOS!

  • Maxi Educa 01 fev 2018

    Bom dia Daliene Obrigada por participar deixando aqui seu comentário. Trouxemos aqui alguns pontos que a banca FCC gosta de exigir para facilitar ao máximo o estudo dos concurseiros. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais