fbpx

GASTRITE: uma doença prevalente nos dias atuais. Vamos abordar sobre a doença e preparar-se para os concursos

GASTRITE inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago
Por Antonio Carlos Gelamos 01 ago 2017 - 4 min de leitura

No stress de cada dia, queimação e azia ocorrem com frequência? Pode ser gastrite? Quando você vai fazer uma prova ou concurso, dá aquela queimação básica no estômago?

Calma, as vezes você não tem GASTRITE. Vamos ajudar a definir mais sobre esta doença!!!

GASTRITE inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago

fonte: https://biosom.com.br

 GASTRITE

 É uma inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Ela pode durar por pouco tempo, na chamada gastrite aguda, ou pode durar meses e até mesmo anos (gastrite crônica).

fonte: http://www.saudecominteligencia.com.br

A parede gástrica torna-se congestionada com muco e sangue, sofrendo uma erosão superficial. Ela secreta uma pequena quantidade de suco gástrico, contendo muito pouco ácido, mas muito muco. Pode ocorrer ulceração superficial, podendo levar a hemorragia.

 GASTRITE AGUDA

 Pode ocorrer sem nenhuma causa aparente (geralmente dura de muitas horas a alguns dias), porém muitas vezes está associada à administração de certos medicamentos, stress, outras doenças e geralmente relacionadas com a alimentação (devida a imprudência dietética).Alimentos com os quais o indivíduo apresenta sensibilidade, alimentos ingeridos a altas temperaturas, o álcool, comer muito rápido, sema mastigação correta, alimentos condimentados em excesso, podem ser etiologias da gastrite aguda.Os cuidados nutricionais são temporários, sendo efetuados desde o momento do diagnóstico até o restabelecimento do paciente.

 GASTRITE CRÔNICA

 A gastrite crônica e a inflamação prolongada do estômago, podendo ser causadas tanto por úlceras benignas como malignas do estômago, ou pela bactéria Helicobacter pylori, conhecida como H. Pylori. A gastrite crônica está associada algumas vezes com doenças autoimunes. A conduta nutricional para esta patologia segue os moldes adotados para a úlcera péptica, onde o princípio básico é a redução da acidez gástrica, através de menor estímulo provocado pela alimentação. O cuidado particular com a dietoterapia da gastrite crônica é com a deficiência de vitamina B12. É essencial, no controle da gastrite crônica, uma monitoração destes pacientes, a fim de garantir o suprimento desta vitamina, para que não haja deficiência no organismo.

gastrite crônica

fonte: http://www.enfermagemnovidade.com.br

SINTOMAS

 A gastrite pode passar desapercebida, mas também pode manifestar alguns sintomas. Os principais são esses:

– Indigestão;

– Perda de apetite;

– Queimação e/ou azia;

– Náuseas;

– Vômitos;

– Dores abdominais.

Em caso extremos ocorre sangramento da parede do estômago (geralmente a pessoa já tem uma úlcera), causando:

– Fezes escuras, com presença de sangue;

– Vômito de sangue ou semelhante à borra do café.

CONHECENDO H. PYLORI

fonte: http://www.mdsaude.com

 H.pylori é uma bactéria que possui a incrível capacidade de sobreviver no estômago, em que apresenta um meio extremamente ácido. A acidez do estômago, é um dos mecanismos de defesa do nosso organismo contra as bactérias que são ingeridas junto aos alimentos. Poucos são os seres vivos que conseguem sobreviver em um ambiente tão ácido. Porém, o H.pylori produz substâncias que neutralizam os ácidos, formando uma espécie de nuvem protetora ao seu redor, permitindo que a mesma se locomova dentro do estômago até encontrar um ponto para se fixar, permitindo a ela se adaptar a um meio tão hostil.

 TRATAMENTO PARA GASTRITE

     Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, você deve procurar um médico. O tratamento geralmente é medicamentoso, que diminua à acidez do estômago, tais como os Antiácidos. Os antiácidos também podem ser usados para tratar a gastrite crônica causada pela infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Mas lembre-se a automedicação não é recomendada, sempre buscar orientação médica.

PREVENÇÃO

    Substâncias tóxicas causam irritação ao estômago e podem causar gastrite, portanto, diminua o consumo de bebidas alcóolicas, não fume e não utilize drogas. Quanto à gastrite por H. Pylori, não é evidente a pessoa contrair a bactéria, mas estudos apontam que ela possa ser transmitida de pessoa para pessoa e por meio do consumo de água e/ou comida contaminados. Dessa forma, para evitar infecções, mantenha sempre sua higiene pessoal em dia e lave sempre as mãos.

Antes de ir realizar uma prova ou concurso fique atento a essas recomendações. E você também que é ansioso e está estressado, fique de olho:

– Comer menos e com menos intervalo entre as refeições, ajuda no controle da produção de ácidos do estômago. Isso evita desconfortos.

– Evite alimentos que possam causar ainda mais irritação ao seu estômago, especialmente frituras ou que você tenha sensibilidades.

– Evite o uso de bebidas alcóolicas.

– Evite estresse.

– Tenha uma boa noite de sono.

fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br

Esperamos que tenha gostado. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 Referências

http://www.mdsaude.com/2009/01/como-e-quando-tratar-o-hpylori.html
 SMELTZER; S.C; BARE, B.G. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Vol II. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

  

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Osmarina soares Brito de Azevedo. 03 dez 2021

    Em outubro comecei ter uma forte dor no estômago, ela demora umas duas horas e passa depois que tomo Buscopan que o médico me passou e só sinto umas duas vezes ao mês, isso pode ser gastrite?

  • Maxi Educa 06 dez 2021

    Olá Osmarina, tudo bem? Agradecemos o contato e gostaríamos de ressaltar que nossos blogs possuem conteúdo meramente informativo. De modo que, de maneira alguma, possuímos competência ou autorização para apresentarmos quaisquer tipos de diagnósticos médicos, nem tampouco receitar qualquer pomada ou espécie de medicamento. Indicamos que você procure um médico ou unidade de saúde mais próxima. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Geralda de Fatima dos Santos 14 mar 2022

    Então a anos tenho gastrite crônica, não tenho e não sinto nenhum desconforto, todo ano faço endoscopia com Biopsia, ele continua ali....única coisa que me incomoda é que tenho estômago muito alto,então pergunto seria por conta da gastrite? Gastrite tem cura?qual o tratamento? E estômago alto tem cura? Isso sim me incomoda muito....obrigado!,aguardo um retorno! Uma ótima tarde!

  • Maxi Educa 15 mar 2022

    Olá Geralda, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais