O uso dos gêneros textuais nos meios de comunicação e sua interface com os concursos públicos

 

1 de novembro de 2017

 

A linguagem está diretamente ligada aos Gêneros Textuais, não há comunicação sem a utilização dos mesmos.Os Gêneros Textuais são constantes em interpretações e produções textuais, apesar de muitos não entenderem sua funcionalidade.

http://seven-e.com/generos-e-tipos-textuais-saiba-diferenca/

Conceito de Gêneros Textuais

Os Gêneros Textuais são constantes em interpretações e produções textuais, apesar de muitos não entenderem sua funcionalidade. Porém, o que a maioria não sabe é que fazem parte de nosso dia a dia desde sempre. Barroso (2011) afirma que “não há como nos comunicarmos, a não ser através dos gêneros de texto orais ou escritos”.

Duvida??

Vamos tirar a prova!!

Observe as imagens a seguir e diga qual delas você classificaria como Gênero Textual:

 

(I) Telefonema

fonte: http://inglesparaleigos.com

(II) Calendário

fonte: https://www.elo7.com.br

(III) História em quadrinhos

fonte: http://www.rebolinho.com.br

(IV) Notícia

fonte: http://www.uff.br/projetomacacu/noticias_impressas.htm

Acertou quem disse:

 – Todas!

 Sim, todas as imagens acima representam um Gênero Textual diferente.

 Bakhitin (1999, p. 262) conceituou Gêneros Textuais como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. Os gêneros possuem algumas características que não variam de um texto a outro, permitindo, assim, que o reconheçamos.

 Como no telefonema do exemplo, para fazer uma ligação são necessários telefones e dois interlocutores, independente de quem sejam e do assunto que está sendo tratado.

Quanto ao calendário, pode ter várias formas, cores, imagens, porém necessita dos nomes dos meses, dias e ano para ser um calendário.

 As histórias em quadrinhos também apresentam bastantes variações, entretanto, em sua maioria, apresentam linguagem verbal e não-verbal, além, é claro, da presença dos quadrinhos.

E a notícia, que é um dos Gêneros Textuais mais conhecidos, tem como características um título com as informações as quais serão tratadas, subtítulo ou lide, e o texto com o objetivo informar sobre alguma ocorrência necessariamente verdadeira. A sua principal particularidade é a linguagem utilizada, que deve ser clara, objetiva e impessoal.

 ATENÇÃO 

Não confunda Gênero Textual com tipos de texto!!!!!!!

Os tipos de texto são cinco: narrativo, argumentativo, expositivo, descritivo e injuntivo (BRONCKART, 1999). Enquanto há incontáveis Gêneros textuais.

Os Gêneros Textuais podem ser formados por um ou mais tipo textual, ou seja, os tipos de texto estão presentes nos Gêneros Textuais.

O telefonema, a história em quadrinhos e a notícia são marcados pelo uso de texto narrativo, o que não impede o uso de descrição também, ou argumentar sobre algo.

Já o calendário não utiliza nenhum dos tipos de texto.

Veja o esquema a seguir:

http://mestrando2.blogspot.com.br

   DICAS PARA A PROVA

– Cada vez mais vem aumentando o número de concursos que exige redação e os mais variados gêneros textuais. A maioria de acordo com o cargo ao qual está sendo concorrido.

Por isso fique atento!!!

– Além de conhecimento sobre atualidades você precisa estar por dentro das estruturas dos gêneros textuais: a linguagem utilizada, o meio em que é veiculado, quem é o público-alvo, qual seu objetivo.

– Estando por dentro do assunto e conhecendo a estrutura do gênero, não tem como se dar mal na redação, a nota está garantida!!!!

Só não se esqueça das regrinhas gramaticais (algumas delas você pode conferir em outras matérias de nosso blog), alguns gêneros são mais informais enquanto outros exigem a linguagem formal.

Os Gêneros Textuais também podem aparecer em forma de exercício de múltipla escolha, veja o exemplo a seguir:

https://acasadasquestoes.com.br

De acordo com os recursos e a estruturação textual utilizados, é correto afirmar que o texto apresentado tem por objetivo principal:

(A) organizar informações pertinentes de modo objetivo

(B) persuadir o leitor, convencendo-o acerca da ideia defendida pelo articulista

(C) expor o ponto de vista do autor em um texto predominantemente objetivo.

(D) discutir as relações do ser humano diante das angústias existenciais vividas no século XXI.

Resposta

A alternativa correta é a letra (B). O texto em questão é um texto filosófico, assim tem como principal objetivo convencer o leitor de seu ponto de vista e não simplesmente expô-lo (C) ou discuti-lo (D). As informações precisam, sim, estar organizadas (A), entretanto não é a meta primordial.

No início deste post foi dito que os Gêneros Textuais fazem parte de nossa rotina.

Você é capaz de pensar em algum gênero que não foi falado acima??

Muitos de nós nem imaginávamos, contudo uma conversa de texto via celular é um exemplo. Um texto autobiográfico é outro. Uma bula de remédio, receita culinária, artigo de opinião, crônica, conto, e-mail, piada, e uma infinidade…Cada um com sua particularidade!!

Gostaram da matéria?? Clique no Like e compartilhe!!

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Os gêneros do discurso. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRONCKART, J.-P. (1999). Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Editora da PUC/SP.
http://blogdegenerostextuais.blogspot.com.br/2014/05/o-calendario-um-genero-textual-que-nao.html acessado em 19/10/2017 às 15h37
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/37333/40053 acessado em 30/10/2017 às 15h36.

 

Tutora: Carola Lopes Braz

1 de novembro de 2017

 

Comente, sugira e participe:

 

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado