fbpx

O uso dos gêneros textuais nos meios de comunicação e sua interface com os concursos públicos

Por Carola Lopes Braz 01 nov 2017 - 4 min de leitura

A linguagem está diretamente ligada aos Gêneros Textuais, não há comunicação sem a utilização dos mesmos.Os Gêneros Textuais são constantes em interpretações e produções textuais, apesar de muitos não entenderem sua funcionalidade.

http://seven-e.com/generos-e-tipos-textuais-saiba-diferenca/

Conceito de Gêneros Textuais

Os Gêneros Textuais são constantes em interpretações e produções textuais, apesar de muitos não entenderem sua funcionalidade. Porém, o que a maioria não sabe é que fazem parte de nosso dia a dia desde sempre. Barroso (2011) afirma que “não há como nos comunicarmos, a não ser através dos gêneros de texto orais ou escritos”.

Duvida??

Vamos tirar a prova!!

Observe as imagens a seguir e diga qual delas você classificaria como Gênero Textual:

 

(I) Telefonema

fonte: http://inglesparaleigos.com

(II) Calendário

fonte: https://www.elo7.com.br

(III) História em quadrinhos

fonte: http://www.rebolinho.com.br

(IV) Notícia

fonte: http://www.uff.br/projetomacacu/noticias_impressas.htm

Acertou quem disse:

 – Todas!

 Sim, todas as imagens acima representam um Gênero Textual diferente.

 Bakhitin (1999, p. 262) conceituou Gêneros Textuais como “tipos relativamente estáveis de enunciados”. Os gêneros possuem algumas características que não variam de um texto a outro, permitindo, assim, que o reconheçamos.

 Como no telefonema do exemplo, para fazer uma ligação são necessários telefones e dois interlocutores, independente de quem sejam e do assunto que está sendo tratado.

Quanto ao calendário, pode ter várias formas, cores, imagens, porém necessita dos nomes dos meses, dias e ano para ser um calendário.

 As histórias em quadrinhos também apresentam bastantes variações, entretanto, em sua maioria, apresentam linguagem verbal e não-verbal, além, é claro, da presença dos quadrinhos.

E a notícia, que é um dos Gêneros Textuais mais conhecidos, tem como características um título com as informações as quais serão tratadas, subtítulo ou lide, e o texto com o objetivo informar sobre alguma ocorrência necessariamente verdadeira. A sua principal particularidade é a linguagem utilizada, que deve ser clara, objetiva e impessoal.

 ATENÇÃO 

Não confunda Gênero Textual com tipos de texto!!!!!!!

Os tipos de texto são cinco: narrativo, argumentativo, expositivo, descritivo e injuntivo (BRONCKART, 1999). Enquanto há incontáveis Gêneros textuais.

Os Gêneros Textuais podem ser formados por um ou mais tipo textual, ou seja, os tipos de texto estão presentes nos Gêneros Textuais.

O telefonema, a história em quadrinhos e a notícia são marcados pelo uso de texto narrativo, o que não impede o uso de descrição também, ou argumentar sobre algo.

Já o calendário não utiliza nenhum dos tipos de texto.

Veja o esquema a seguir:

http://mestrando2.blogspot.com.br

   DICAS PARA A PROVA

– Cada vez mais vem aumentando o número de concursos que exige redação e os mais variados gêneros textuais. A maioria de acordo com o cargo ao qual está sendo concorrido.

Por isso fique atento!!!

– Além de conhecimento sobre atualidades você precisa estar por dentro das estruturas dos gêneros textuais: a linguagem utilizada, o meio em que é veiculado, quem é o público-alvo, qual seu objetivo.

– Estando por dentro do assunto e conhecendo a estrutura do gênero, não tem como se dar mal na redação, a nota está garantida!!!!

Só não se esqueça das regrinhas gramaticais (algumas delas você pode conferir em outras matérias de nosso blog), alguns gêneros são mais informais enquanto outros exigem a linguagem formal.

Os Gêneros Textuais também podem aparecer em forma de exercício de múltipla escolha, veja o exemplo a seguir:

https://acasadasquestoes.com.br

De acordo com os recursos e a estruturação textual utilizados, é correto afirmar que o texto apresentado tem por objetivo principal:

(A) organizar informações pertinentes de modo objetivo

(B) persuadir o leitor, convencendo-o acerca da ideia defendida pelo articulista

(C) expor o ponto de vista do autor em um texto predominantemente objetivo.

(D) discutir as relações do ser humano diante das angústias existenciais vividas no século XXI.

Resposta

A alternativa correta é a letra (B). O texto em questão é um texto filosófico, assim tem como principal objetivo convencer o leitor de seu ponto de vista e não simplesmente expô-lo (C) ou discuti-lo (D). As informações precisam, sim, estar organizadas (A), entretanto não é a meta primordial.

No início deste post foi dito que os Gêneros Textuais fazem parte de nossa rotina.

Você é capaz de pensar em algum gênero que não foi falado acima??

Muitos de nós nem imaginávamos, contudo uma conversa de texto via celular é um exemplo. Um texto autobiográfico é outro. Uma bula de remédio, receita culinária, artigo de opinião, crônica, conto, e-mail, piada, e uma infinidade…Cada um com sua particularidade!!

Gostaram da matéria?? Clique no Like e compartilhe!!

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Os gêneros do discurso. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BRONCKART, J.-P. (1999). Atividades de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Editora da PUC/SP.
http://blogdegenerostextuais.blogspot.com.br/2014/05/o-calendario-um-genero-textual-que-nao.html acessado em 19/10/2017 às 15h37
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/37333/40053 acessado em 30/10/2017 às 15h36.

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Josy Aguiar 30 jul 2019

    Gostei muito. Gostaria de saber porque o gênero da culinária é descritivo e indutivo? Tem como enviar atividades relacionadas a produção de texto para crianças do ,4 ano

  • Maxi Educa 05 ago 2019

    Olá, Josy. Tudo bem? Obrigado por visitar nosso blog! Esperamos que você esteja gostando de nossos posts! Sobre sua dúvida: Uma receita é um gênero textual. Falando em tipologia textual, uma receita se enquadra no tipo descritivo e injuntivo, pois descreve como o processo deve ser feito, descreve os ingredientes e dá instruções a quem está lendo. Esperamos vê-la por aqui mais vezes! Aproveite para conhecer os materiais que nós da Maxi Educa produzimos: https://www.maxieduca.com.br/concurso-publico/apostilas. Abraço. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria Ida Speziali 11 nov 2019

    Um anúncio contendo apenas imagens pode ser classificado como um tipo de "texto" ?

  • Maxi Educa 12 nov 2019

    Olá Maria Ida, tudo bem?? Existem diferentes formas de linguagens que podem ser utilizadas na construção de um texto. Dentre elas, estão as linguagens não verbais, tais como imagens, cores, sons, gráficos, entre outros elementos. Toda forma de linguagem é considerada válida para a construção de um texto, desde que promova uma efetiva comunicação. Por esse motivo, podemos considerar como texto um anúncio formado só de imagens. Só tenha cuidado com a nomenclatura “tipo de texto”. Os tipos textuais não são a mesma coisa que os gêneros textuais. Os anúncios, assim como as notícias, os romances, os contos, as crônicas são chamados de gêneros textuais e referem-se à forma utilizada para a comunicação de acordo com a situação social vivida. Já os tipos textuais são a narração, a descrição e a dissertação. Estes se referem à forma como organizamos a linguagem, os verbo e as frases dentro de cada um dos gêneros. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ANA CLÁUDIA CARDOSO SANTOS 28 fev 2020

    Estou elaborando a matriz curricular do meu municipio, estou com muita dificuldade no objeto do conhecimento( antigos conteúdos) a partir do seu texto tive uma ideia mais claras nos tipos textuais, preciso de sua ajuda para distribuir exatamente do 6º ao no 9º quais conteúdos eu devo colocar na matriz curricular? Por série

  • Maxi Educa 05 mar 2020

    Olá Ana Cláudia, tudo bem? Primeiramente, é um grande prazer responder ao seu questionamento. Quanto ao seu questionamento, você pode utilizar a BNCC para elaborar o seu documento. Lá você encontra orientações para distribuir os conteúdos nas séries do ensino fundamental. Por esse motivo, disponibilizamos aqui o link da área de linguagens do documento http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-linguagens. Espero tê-la esclarecido com essa resposta! Sempre que surgir alguma dúvida em seus estudos entre em contato novamente. Estamos à disposição para atendê-la. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cleisse 15 jul 2020

    A professora do meu filho .mandou na atividade de português um bilhete e s primeira pergunta foi:Qual é o nome deste gênero textual

  • Maxi Educa 15 jul 2020

    Olá Cleisse, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais