fbpx

FIQUE POR DENTRO DA GEOMETRIA PLANA – PERÍMETRO E ÁREAS E SEUS CÁLCULOS

Por Roberta do Amorim Hassib 29 maio 2017 - 3 min de leitura

Geometria é uma palavra que resulta dos termos gregos “geo” (terra) e “métron” (medir), cujo significado em geral é designar propriedades relacionadas com a posição e forma de objetos no espaço.

O que é a geometria?

Conceito de geometria plana

O significado de geometria segundo o dicionário é: ramo (área) da matemática que estuda o espaço e as figuras nele presentes; e sua classificação gramatical é definida como substantivo simples, palavra do gênero feminino, no plural geometrias. Mas, de uma forma geral no que diz respeito à sua importância e utilidade, a geometria tem diversos outros significados e subdivisões.

Um assunto muito comum em concursos é sobre a geometria plana, sua área, assim como o seu perímetro.

A gente vira e volta está vendo e revendo, decorando aquelas fórmulas, aí quando chega na hora da prova, dá aquele branco. Mas pensando nisso colocamos aqui as figuras planas, seu perímetro e sua área, para que você possa aprender e relembrar um pouco mais.

Mas o que são figuras planas?!! Você sabe dizer

 

Nada mais é que uma região plana fechada por segmentos de reta (no mínimo três segmentos).

Conceito de figuras planas

Existem algumas formas que são bem conhecidas, alguns delas são: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, entre outros.

Vejamos cada uma delas:

– Triângulo: polígono formado por três lados. Podem ser: equiláteros (lados e ângulos internos iguais 60°); isósceles (2 lados e 2 ângulos internos congruentes); escaleno (todos os lados e ângulos internos diferentes); retângulo (possui 1 ângulo interno de 90°).

– Quadrado: quadrilátero regular formado por quatro lados congruentes (mesma medida). Ele é formado por quatro ângulos internos de 90°, os quais são chamados de ângulos retos.

– Retângulo: quadrilátero formado por quatro lados, dois deles na vertical e dois na horizontal. Apresenta todos os ângulos internos iguais a 90º.

– Círculo: também conhecida como disco. Apresenta uma forma circular. O raio do círculo representa a medida entre o ponto central da figura e uma das extremidades.

Trapézio: quadrilátero notável com dois lados e bases paralelas, donde uma é maior e outra menor. A soma de seus ângulos internos totaliza 360°. Assim como os triângulos podem ser: trapézio retângulo (apresenta dois ângulos de 90º), trapézio isósceles (os lados não paralelos possuem a mesma medida); trapézio escaleno (todos os lados apresentam medidas diferentes).

– Losango: quadrilátero equilátero formado por quatro lados iguais. Apresenta dois lados e ângulos opostos congruentes e paralelos, com duas diagonais que se cruzam perpendicularmente.

O que é perímetro?

 

 

O perímetro de uma figura plana representa a soma de todas as medidas de seus lados, em outras palavras, o perímetro indica o valor da medida do contorno da figura.

Exemplo:

exemplo

A figura acima é um retângulo, que tem 2 lados paralelos, cada, de mesmo tamanho. Logo para encontrarmos seu perímetro devemos somar todas as medidas:

4 + 3 + 4 + 3 = 14      ou     2.4 + 2.3 = 8 + 6 = 14

Vejamos como efetuamos o cálculo do perímetro das principais figuras planas:

imagem 1

fonte: https://www.todamateria.com.br/perimetros-de-figuras-planas

 

Como achar a área?

Inicialmente precisamos saber o que é a área.

A área é o tamanho da superfície da figura, medido por duas dimensões. Ela equivale a medida da superfície de uma figura geométrica.

Abaixo estão relacionadas as figuras e o cálculo das respectivas áreas:

 Imagem 3

fonte: https://www.todamateria.com.br/areas-de-figuras-planas

Vamos ver se você entendeu!!

Um desafio para você

 entendeu

(TJ/PI – Analista Judiciário – Escrivão Judicial – FGV/2015) A figura abaixo mostra a planta de um salão. Os ângulos A, B, C, D e E são retos e as medidas assinaladas estão em metros.

Imagem 4

A área desse salão em m2 é:

(A) 81;

(B) 86;

(C) 90;

(D) 94;

(E) 96.

 

Imagem 5

E aí gostou? Compartilha… aguardamos sua opinião!!

sua opiniao

“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo” (Winston Churchill, político)

 

Referências
www.significadosbr.com.br
http://www.significados.com.br
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Gabriela 28 ago 2019

    Eu gostei muito dessa matéria por que ensina como fazer o dever nesses trapézios

  • Maxi Educa 29 ago 2019

    Olá Gabriela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mercy Samuel pitala 06 abr 2020

    Gostaria de puder saber como podemos medir o perímetro de figuras? E como calcular perímetro de figuras geométrica s e de figuras planas?

  • Maxi Educa 16 abr 2020

    Olá Mercy, Tudo bem? Gostaria de pedir-lhe encarecidas desculpas pela demora em respondê-lo, pois diante à essa pandemia estamos com nossa equipe bem reduzida. O perímetro é a medida da distância em torno de uma forma bidimensional. Para calcular o perímetro de um retângulo, por exemplo, soma-se o tamanho de seus quatro lados (os dois horizontais e os dois verticais). Para determinar o valor do perímetro de qualquer outra figura geométrica não circular, faz-se o mesmo, somando-se os tamanhos de cada um dos lados externos. Saber medir o perímetro de uma determinada área é muito útil no dia a dia. Imagine que alguém queira construir uma cerca no quintal. Para que possa comprar a medida exata de materiais, ela precisará calcular o perímetro total da área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais