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Tudo que você precisa saber sobre a Gestão da Qualidade Total de modo que nunca mais irá esquecer

Por Clariana Ribeiro Nogueira 12 jun 2017 - 3 min de leitura

Imagine você que garantir a qualidade em uma empresa com tantas pessoas, tantos documentos, tantos prazos, tantos processos e atividades distintas e inter-relacionadas não é nada simples de se fazer. Não basta a empresa disfarçar e fazer o mínimo. O mercado não permite amadores ou produtos e serviços “quase bons” ou apenas “bons”.

 

http://www.comunicacaoetendencias.com.br

As expectativas dos consumidores são cada vez maiores e eles precisam estar mais do que satisfeitos: precisam estar encantados. E só com muita qualidade para obter isso, certo? Nada de só jogar a poeira para baixo do tapete, a qualidade deve ser total!!!

 

A qualidade é um conceito universal aplicável a todos os produtos e serviços de uma organização. É considerando isso que organizações de todos os tipos e tamanhos têm entendido a qualidade como a essência para compreender as necessidades dos seus clientes internos (seus funcionários) e externos (seus consumidores).

Logo, é focada nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, busca que esta qualidade seja um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

 

Desde a década 1950 (logo após a 2ª Guerra Mundial), o assunto foi fortemente estudado no Japão, e assim, organizações do mundo inteiro passaram a adotar práticas de Gestão da Qualidade Total.

 

Conceito da Gestão da Qualidade Total (GQT)

 

O conceito da Gestão da Qualidade Total (GQT), conhecida também pelo seu termo em ingês “Total Quality Management” (TQM) foi desenvolvida baseada nos trabalhos de importantes autores : Crosby, Deming, Feigenbaunm, Ishikawa e Juran – chamados “gurus” da qualidade.

A empresa japonesa Toyota foi a pioneira em adotar o “TQM” em toda a cadeia produtiva, porém a responsabilidade era restrita ao nível da gestão apenas.

 

fonte: https://ogimg.infoglobo.com.br

 

Definição

 

Para entendermos este termo, é necessário conhecer 5 itens básicos que compõem a Gestão da Qualidade Total (GQT).

 

1-Qualidade intrínseca – a qualidade do bem ou produto deve estar de acordo com o proposto, por isso precisa ser bem planejada e executada.

 

2-Preço baixo – deve ter planejamento detalhado dos bens e insumos, custos de mão de obra, investimentos e bons fornecedores, além de uma execução dos processos com redução de perdas e de tempo.

 

3-Pontualidade – manter baixos estoques e garantir, através da boa relação fornecedor-cliente, que haverá sempre um estoque mínimo controlado pelo fornecedor para reposição automaticamente.

 

4-Segurança na utilização – ter garantia no que se produz, por meio de instrumentos adequados para medir a qualidade dos produtos ou serviços.

 

5-Moral da equipe – ter preocupação e dedicação com a capacitação e motivação dos funcionários. Existe uma grande mudança cultural na organização e todos deve estar envolvidos, a ponto de transformar a rotina em desafios.

 

Pontos-chave básicos a se focar:

 

fonte: https://rosiarte.wordpress.com/portfolio/proyecto-1/

 

fonte: http://unipvirtual.com.br

 

Além disso, também é importante:

– Decisões baseadas em fatos e dados;

– Busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.

– Comprometimento e apoio total da alta administração

– Aplicação a todas as áreas e níveis da empresa (desde o pessoal do escritório e do chão de fábrica até a alta cúpula em um envolvimento total).

– Cultura de prevenção de falhas e não apenas de correção.

 

Os 10 mandamentos da GQT

http://jovensnamadruga.blogspot.com.br

 

Utilizados para auxiliar no estabelecimento de uma política baseada na qualidade, estes pontos nascem dos chamados “gurus” da qualidade que falamos anteriormente.

 

Vamos conhecê-los:

 

 

Quais os principais resultados obtidos?

 

fonte: https://www.aurum.com.br

 

– redução de custos,

– melhoria da eficiência

– melhoria na competitividade, podendo estar na frente de seus concorrentes.

– Mais flexibilidade e agilidade nos processos.

 

Participe abaixo agora mesmo!!!

 

Fonte: http://lintas7an.com

 

Mas e aí, compreendeu o assunto de uma vez por todas?

Compartilhe sua opinião conosco. Seria ótimo saber o que achou do artigo ou mesmo receber uma mensagem sua falando de sua experiência, se conhece alguma empresa que aplica a Gestão da Qualidade Total ou se tem algum exemplo para nos acrescentar e o que dá certo ou não com relação à qualidade em sua empresa.

 

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Comentários
  • Jorge Dario 29 set 2017

    Perfeito! Simples e bem objetivo, parabéns!!! Tem algumas pessoas falando que não se usa falar "Qualidade Total", e verdade!?

  • Maxi Educa 02 out 2017

    Bom dia Jorge. Obrigada por participar do nosso post. Nosso objetivo é ser o mais claro possível para que nossos leitores entendam. Quanto ao termo "Qualidade Total" ele pode ser usado sim, esse é o entendimento da doutrina majoritária. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Antônio Fernandes Mousinho Neto 07 nov 2017

    infelizmente as organizações em sua maioria não fica atentas a qualidade percebida do cliente, e ficam com uma visão míope do seu produto e/ou negócio achando que tem uma cultura e qualidade de um produto que por vezes até é uma ótica correta, contudo por algum motivo falha e não é percebida assim pelo cliente ou pelos funcionários da organização.

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Boa tarde Antônio. Agradecemos imensamente sua participação em nosso post. Excelente observação. Isso é mesmo uma realidade, por isso é tão importante realizar pesquisas de satisfação, ouvir os clientes, prestar atenção em suas sugestões. SACs são de grande importância justamente por isso: para melhorar a percepção da empresa com relação à qualidade de seus produtos e serviços e assim, nortear a empresa em sua busca de qualidade e de melhoria contínua. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Wellington souza 31 jul 2019

    1-Quem são cos clientes no GQT? 2-O quê os crientes esperam? 3-Como interagir com eles?

  • Maxi Educa 05 ago 2019

    Olá Wellington, primeiramente gostaria de agradecer a sua interação com a gente aqui no nosso blog. Em relação as suas dúvidas, o cliente não muda, são os mesmos, o que muda na realidade é que a organização passa da gestão tradicional para a gestão da qualidade, ou seja, ela adota novas técnicas e ferramentas para atingir a qualidade total em seus processos organizacionais e produtos/serviços. E com a qualidade atingida os clientes, consequentemente, ficarão mais satisfeitos. Já respondendo a sua segunda pergunta é isso que eles esperam, satisfazer as suas necessidades, os consumidores estão cada vez mais exigentes, é por esse motivo que as oraganizações precisam buscar atender os desejos deles da forma mais precisa possivel, para assim a empresa se destacar no mercado competitivo por oferecer produtos/serviços de qualidade. Em relação a interação com os clientes nós temos um blog que pode te ajudar a como realizar um atendimento de qualidade, e assim sempre manter o cliente na organização. ( Link: https://blog.maxieduca.com.br/atendimento-publico-concurso/ ) Espero ter te ajudado e obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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