fbpx

GONORRERIA: uma doença evidente na Organização Mundial de Saúde, prevalente e ascendente. Atualize seus conceitos sobre a doença e passe na frente em seus concursos

Recente atualização de 7 julho de 2017 sobre a gonorréia
Por Angélica Calil 11 jul 2017 - 3 min de leitura

As doenças estão cada dia mais resistentes as medicações, e você está conseguindo se atualizar? Você sabe sobre a atualização da gonorreia, ocorrida dia 7 de julho deste ano?

 Calma, vamos ajudar a definir e atualizar-se mais sobre esta doença para você se dar bem na prova !!!

Recente atualização de 7 julho de 2017 sobre a gonorréia

fonte: http://www.saudedica.com.br

O que é GONORREIA?

 Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).

É conhecido por muitas pessoas como: Uretrite Gonocócica, Blenorragia, Fogagem..

A gonorreia é uma infecção bacteriana, causada pela Neisseria gonorrhoeae, um diplococo Gram-negativo de transmissão quase que exclusiva através de contato sexual ou perinatal. Primariamente afeta membranas mucosas do trato genital inferior, e mais raramente, as mucosas do reto, orofaringe e conjuntiva.

 

fonte: https://www.flickr.com/photos/niaid/16221300454

 

Modo de transmissão

Doença de distribuição universal, acomete homens e mulheres, de qualquer raça e classe social, sendo mais frequente na faixa etária de vida sexual ativa;

Relação sexual.

Há um período de incubação de 2 a 10 dias.

 

Complicações

Aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite.

Meningite. Miocardite. Gravidez ectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto abaixo) Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc, é uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina.

fonte: http://www.ebah.com.br

Como é feito o Diagnóstico?

Através de exame clínico, epidemiológico e laboratorial, observando as diversas formas.

  

Tratamento

Através de Antibióticos.

PREVENÇÃO

 

     A medida preventiva mais preconizada para a GONORREIA é o uso de CAMISINHA. A transmissão desse bactéria é sexual. A camisinha é uma das melhores formas de prevenir o problema, e também outras doenças sexualmente transmissíveis.

fonte: https://www.altoastral.com.br

 

O QUE A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE INFORMOU RECENTEMENTE??

      Em 7 de julho de 2017, a Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde, revelou dados que 77 países mostram resistência aos antibióticos muito mais difícil e, às vezes, impossível de tratar. “As bactérias que causam gonorreia são particularmente inteligentes. Toda vez que usamos uma nova classe de antibióticos para tratar a infecção, as bactérias evoluem para resistir a eles”, disse Teodora Wi, médica, da área de reprodução humana, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

      A OMS registra resistência generalizada a antibióticos mais antigos e mais baratos. Alguns países – particularmente os de alta renda, onde a vigilância é melhor – estão encontrando casos de infecção que não podem ser tratados por nenhum antibiótico conhecido.

      Estima-se que a cada ano, 78 milhões de pessoas sejam infectadas com gonorreia. Contribuem para esse aumento a diminuição do uso do preservativo, o crescimento da urbanização e das viagens, baixas taxas de detecção de infecção e tratamento inadequado ou falho.

     “Para controlar a gonorreia, precisamos de novas ferramentas para melhor prevenção, tratamento, diagnóstico precoce, além de rastreamento mais completos de novas infecções, uso de antibióticos, resistência e falhas no tratamento”, disse Marc Sprenger, diretor de Resistência Antimicrobiana da OMS.

 

fonte: http://alunosonline.uol.com.br

Esperamos que tenha gostado e atualizado. Vamos combater essa doença através de informações e conhecimentos. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

Referências
 Organização Mundial de Saúde. Disponível em: <http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5456:a-resistencia-da-gonorreia-a-antibioticos-esta-em-ascensao-e-sao-necessarios-novos-medicamentos&Itemid=812>.
PENNA, Gerson Oliveira; HAJJAR, Ludhmila Abrahão  and  BRAZ, Tatiana Magalhães.Gonorréia. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2000, vol.33, n.5, pp.451-464. ISSN 0037-8682.  http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822000000500007.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais