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Descubra já se você tem habilidades necessárias para o desenvolvimento de um bom relacionamento interpessoal no trabalho

Por Clariana Ribeiro Nogueira 07 out 2016 - 7 min de leitura

Relacionamento Interpessoal

 

relacionamento-interpessoal

 

 

 

 

Manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho é um assunto que está cada vez mais em discussão. Isso porque, somos seres sociais e temos rotineiramente o desafio de lidar com pessoas diferentes de nós em termos de idades, crenças, experiências, anseios, momentos da vida, personalidades, pontos de vista, entre outros.

Quando falamos de ambiente de trabalho, algo é certo: Não escolhemos com quem trabalhamos, pois os nossos colegas de trabalho não são necessariamente pessoas que escolheríamos para ser nossos melhores amigos. E tem um agravante nisso: Precisamos realizar atividades e buscar objetivos justamente com estas pessoas que não escolhemos para trazer resultados para a organização onde trabalhamos!!!

 

Mas, o que é o relacionamento interpessoal?

 

 

 

Relacionamento Interpessola

 

 

Relacionamento interpessoal trata da relação existente a partir de duas pessoas. Este relacionamento é mudado pelo contexto onde ele está inserido, pode ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de sociedade ou qualquer outro grupo específico: igreja, academia, associação de moradores…

O relacionamento interpessoal envolve um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre membros de determinado grupo.

O relacionamento interpessoal pode ser de deferentes níveis e envolver sentimentos distintos como o amor, amizade, raiva, rancor, etc. Além do mais, o relacionamento interpessoal também pode ter situações de competição, egoísmo, inimizade, etc.

 

Importância do bom relacionamento interpessoal no trabalho

 

 

 

Importancia do bom relacionamento interpessoal

 

 

Quando falamos de ambiente de trabalho, é essencial gerenciar os relacionamentos com os demais colegas de trabalho, com superiores hierárquicos (chefes), subordinados, com funcionários de outros departamentos e clientes…

Isso é válido para ter uma aceitação nas equipes de trabalho (sim, as pessoas tem necessidade de se sentirem aceitas!!!) e conseguir avançar na carreira, uma vez que as organizações hoje em dia precisam de pessoas que saibam interagir de forma produtiva, somando seus talentos individuais e lidando de forma positiva com as diversidades das demais pessoas, atingindo, assim, um alto nível de desempenho (isso também serve para o setor público, não é só no privado não!!!).

Para Moscovici (1994), nas empresas, a interação humana ocorre em dois níveis simultaneamente:

 

– Nível da tarefa –  é o que podemos observar, pois é a execução das atividades individuais e em grupos.

– Nível socioemocional – são as sensações e sentimentos gerados pela convivência.

Se esses sentimentos são positivos, o nível da tarefa é facilitado, gerando maior produtividade e coesão do grupo. Se, ao contrário, o clima emocional não é satisfatório, a tarefa passa a sofrer os efeitos, que podem se manifestar com conflitos internos e interações de antipatia, aversão, soberba, arrogância etc.

Notou que problemas de relacionamento prejudicam a produtividade, a qualidade de vida no trabalho, o clima organizacional, a motivação, ou seja, os próprios resultados organizacionais em si?

 

 

Relacionamento intrapessoal x relacionamento Interpessoal

 

 

inter-e-intra

 

Sabia que nós nos relacionamos com as outras pessoas da mesma forma com que nos relacionamos com nós mesmos?

Isso significa que se você tem dificuldade de se aceitar como você é, perdoar os seus próprios erros, reconhecer seus pontos positivos, entender os seus limites e respeitar a si mesmo, seguramente, você terá essas mesmas dificuldades com as pessoas de sua convivência em caso, no trabalho…

A forma como eu me vejo e minhas motivações influem na interação interpessoal. A harmonia consigo mesmo proporciona um equilíbrio na relação com o outro. Portanto, é fundamental o equilíbrio interno, para que se possa estar bem no “externo”.

O desenvolvimento do relacionamento intrapessoal é o ato de conhecer a si mesmo, suas emoções, conhecimentos, habilidades e competências, sabendo identificar pontos fracos que precisam de melhoria e os pontos fortes que podem ser potencializados. É a busca incessante pelo autoconhecimento, autocontrole emocional e autoestima.

Por outro lado, o relacionamento interpessoal refere-se à relação com o outro, como lidamos e reagimos com os outros.

Por isso, trabalhe o seu autoconhecimento, já que é o melhor caminho para ter bons relacionamentos interpessoais.

 

Você já ouviu falar de competência interpessoal?

 

 

Segundo Fela Moscovici (1998), competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação.

 

Para Argyris (1968), competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações de acordo com três critérios:

  1. a) Percepção precisa da situação interpessoal (compreendendo o que está envolvida nela).
  2. b) Habilidade de resolver realmente os problemas (saber lidar com os conflitos possíveis).
  3. c) Soluções alcançadas de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.

 

Veja a seguir, as principais habilidades necessárias a se desenvolver para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

 

Autoconhecimento – importante saber que se você é capaz de entender a si mesmo e suas emoções, elas não poderão dominar sua vida. Assim, é possível buscar conhecer e entender as emoções dos outros, além de entender e aceitá-los também.

autoconhecimento

Empatia – é a capacidade de entender e sentir o que outra pessoa está vivenciando, colocando-se no lugar dela. Frases como “você acha que…”, “o que pensa quanto a …”, demonstram que se está sendo empático e disposto a considerar o ponto de vista do outro. Isso ajuda a buscarmos compreender o problema dos colegas de trabalho, a não cometermos injustiças, evitarmos falar mal, além de buscarmos mais a colaboração e cooperação com os demais.

empatia

Saber ouvir – para ouvir efetivamente, não basta apenas estar atento, mas perceber também a voz de quem fala, a escolha das palavras, o tom e ritmo, a linguagem corporal, enfim, é muito mais do que ficar passivamente deixando o som entrar pelos ouvidos. É uma das melhores formas de mostrar respeito pelo outro. Frases como “compreendo…”, “é interessante…”, são uma maneira de dizer que você está interessado, querendo que ele prossiga seu discurso.

saber-ouvir

Assertividade – para bons relacionamentos, não basta ouvir: é preciso ser ativo e argumentar. Assertividade refere-se à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Uma pessoa assertiva é clara nas suas intenções e colocações, sendo direta e firme, sem causar constrangimentos. Assertividade não deve ser confundida com pessoa agressiva.

assertividade

Facilidade de comunicação: você precisa ser capaz de se comunicar adequadamente com qualquer pessoa, independentemente do nível hierárquico, compreendendo as solicitações e fornecendo respostas claras. Certifique-se que as pessoas entenderam a mensagem que você gostaria de transmitir. Grande parte dos conflitos nas organizações surgem de problemas simples de comunicação.

finalidade-de-comunicacao

Cordialidade – Ser cortês é fazer uso daquelas regras básicas de educação e não esquecer as palavrinhas mágicas: Por favor, desculpas, obrigada! Oferecer uma ajuda simples como pegar algo do chão que o colega derrubou ou algo oferecido por iniciativa própria, surpreendendo positivamente a outra pessoa, facilita o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

cordialidade

Humildade – as pessoas devem ser humildes para aprender sempre. Procure aprender com os outros, tanto com os bons exemplos como com os maus exemplos do ambiente de trabalho. É importante não se sentir superior nem inferior aos demais. Sendo assim, evite comparações, pois todos precisam se desenvolver e aperfeiçoar as suas habilidades e conhecimentos na empresa. Aqueles que se consideram sabedores de tudo, não necessitam de informações adicionais e, assim, não evoluem, não aprendem com a experiência dos outros e acabam transmitindo a imagem de arrogantes.

humildade

Valorização do trabalho em equipe – Busque a predisposição para a colaboração, seja proativo para a integração com os demais e para lidar com as diferenças pessoais positivamente e estabelecer relações de confiança. Leve em consideração a formação de pessoas com habilidades diferentes para execução de um trabalho em conjunto em busca de um único resultado. Reconheça as diferenças entre elas e suas funções, respeitando suas opiniões, contribuindo e executando a tarefa do outro, se necessário.

valorizacao-do-trabalho-em-equipe

Ética – Você precisa proceder bem e corretamente. Suas atitudes não podem prejudicar os outros. Deve discernir bem entre o certo e errado, colocando os bons valores em primeiro plano ao invés de ganhos rápidos de curto prazo. Deve haver senso de justiça. É fundamental para quem quer ter uma carreira longa e respeitada. Nada do que foi dito anteriormente faz qualquer sentido se não houver ética em sua postura profissional.

etica

Agora reflita: Será que você trabalha a sua competência pessoal? Trabalha bem em equipe? Preocupa-se em manter bons relacionamentos interpessoais no seu ambiente de trabalho? Procure se atentar a estes pontos e compartilhe com seus amigos para que eles possam buscar melhorar as suas relações também!!!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

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Comentários
  • Antônio Fernandes Mousinho Neto 07 nov 2017

    de fundamental importância para conseguir acesso a processos seletivos nas organizações onde muitas vezes as pessoas só focam questões técnicas, contudo como ser visto com uma variável interna como é a qualificação técnica se o indivíduo estiver fora do mercado de trabalho?

  • Maxi Educa 08 nov 2017

    Boa tarde Antônio. Com certeza as habilidades referentes ao relacionamento interpessoal fazem muita diferença, especialmente quando a pessoa está fora do mercado de trabalho em processos seletivos (ressalta-se a dificuldade, em muitos casos, de se mensurar isso nos processos seletivos, principalmente se não há profissionais bem preparados e experientes na seleção de candidatos). Até mesmo por isso muitas empresas realizam dinâmicas em grupo, por exemplo, justamente para observar como os candidatos se saem trabalhando em equipe, se eles se comunicam bem, se costumam ouvir as ideias dos demais e se são cordiais na sua maneira de resolver problemas juntamente com outras pessoas, enfim, observa-se como as pessoas conduzem as situações envolvendo o relacionamento com outras. Nas entrevistas de emprego também é possível observar estas questões a partir da postura e comportamento do candidato, além de quando o entrevistador realiza perguntas voltadas para situações práticas e experiências já vivenciadas pelo entrevistado, enfim. Justamente, os profissionais esperam obter respostas relacionadas a diversas competências do candidato, entre elas, a competência interpessoal. Continue acompanhando nossos posts, pois iremos abordar esse assunto (de recrutamento e seleção) nos próximos blogs. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Mara 24 ago 2019

    Apenas um comentário= ser de deferentes níveis e envolve/ ser de "diferentes" níveis e envolve

  • Maxi Educa 26 ago 2019

    Olá Mara, obrigado por seu comentário. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Priscila Rocha 05 jul 2021

    Falar mas um pouco sobre o desenvolvimento?

  • Maxi Educa 06 jul 2021

    Olá Rocha, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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