fbpx

HANSENÍASE: uma doença de relevância pública. Vamos abordar sobre a doença e preparar-se para os concursos

Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos (em especial os da face e extremidades, como braços e mãos; pernas e pés).
Por Antonio Carlos Gelamos 22 ago 2017 - 5 min de leitura

Além da hanseníase ser uma doença relevante, a Organização Mundial de Saúde está em alerta, você sabia? Vamos abordar um pouco sobre essa doença.

Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos (em especial os da face e extremidades, como braços e mãos; pernas e pés).fonte: https://19coordregionaldesaude.wordpress.com

 HANSENÍASE

Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos (em especial os da face e extremidades, como braços e mãos; pernas e pés). Ela é causada por uma bactéria, chamada Mycobacterium leprae, descoberta em 1873. Esta bactéria é mais conhecida como Bacilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor, o cientista norueguês Gehard Amauer Hansen.

A hanseníase parece ser uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências mais remotas datam de 600 a.C. e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem ser consideradas o berço da doença. A melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico modificaram significativamente o quadro da hanseníase, que atualmente tem tratamento e cura. No Brasil, cerca de 47.000 casos novos são detectados a cada ano.

fonte: http://ama-plasencia.blogspot.com.br

 O M. leprae é um bacilo álcool-ácido resistente, em forma de bastonete. É um parasita intracelular, sendo a única espécie de micobactéria que infecta nervos periféricos, especificamente células de Schwann.

TRASMISSÃO

A principal via de eliminação dos bacilos dos pacientes multibacilares (virchowianos e dimorfos) é a aérea superior, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada do M. leprae no corpo. A hanseníase apresenta longo período de incubação; em média, de 2 a 7 anos. Há referências a períodos mais curtos, de 7 meses, como também a mais longos, de 10 anos.

fonte: https://rmcorrea.wordpress.com

 SINTOMAtologia

Os sintomas da hanseníase incluem:

– Sensação de formigamento;

– Fisgadas ou dormência nas extremidades;

-Manchas brancas ou avermelhadas;

-Perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

– Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;-Caroços e placas em qualquer local do corpo;

– Diminuição da força muscular, com dificuldade para segurar objetos.

fonte: http://www.sobiologia.com.br

 DIAGNÓSTICO

 O diagnóstico é essencialmente realizado por meio da análise da história e condições de vida do paciente, do exame dermatoneurológico, para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos (sensitivo, motor e/ou autonômico).

Os casos com suspeita de comprometimento neural, sem lesão cutânea (suspeita de hanseníase neural pura), e aqueles que apresentam área com alteração sensitiva e/ou autonômica duvidosa e sem lesão cutânea evidente deverão ser encaminhados para unidades de saúde de maior complexidade para confirmação diagnóstica. Recomenda-se que nessas unidades os mesmos sejam submetidos novamente ao exame dermatoneurológico criterioso, à coleta de material (baciloscopia ou histopatologia cutânea ou de nervo periférico sensitivo), a exames eletrofisiológicos e/ou outros mais complexos, para identificar comprometimento cutâneo ou neural discreto e para diagnóstico diferencial com outras neuropatias periféricas.

– Paucibacilar (PB) – casos com até 5 lesões de pele;

– Multibacilar (MB) – casos com mais de 5 lesões de pele.

 Exame baciloscópico – a baciloscopia de pele (esfregaço intradérmico), quando disponível, deve ser utilizada como exame complementar para a classificação dos casos em PB ou MB. A baciloscopia positiva classifica o caso como MB, independentemente do número de lesões.

 Atenção: O resultado negativo da baciloscopia não exclui o diagnóstico de hanseníase.

 TRATAMENTO

  A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

 PREVENÇÃO

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

 CURIOSIDADE

A campanha janeiro roxo visa a conscientizar a população sobre a importância dessa doença e alertar sobre o diagnóstico precoce.

fonte: https://www.drajulianaferes.com.br

ALERTA: ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE E ORGANIZAÇÃO MUNIDAL DE SAÚDE

 No dia 10 de Agosto de 2017, em nota, a OPAS/OMS emite que irão “colaborar com o Brasil para livrar o país da Hanseníase”

Embora a hanseníase esteja presente em 24 dos 35 países das Américas, todos eliminaram a doença como problema de saúde pública (menos de um caso por cada 10.000 habitantes) – exceto o Brasil. Por isso, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) tem se empenhado em colaborar com as ações dos governos e instituições brasileiras no sentido de livrar o país dessa doença.

O controle da hanseníase tem melhorado significativamente devido às campanhas nacionais e subnacionais na maioria dos países endêmicos. A integração dos serviços básicos de hanseníase aos serviços de saúde gerais tem feito o diagnóstico e tratamento da doença mais acessível.

De acordo com números oficiais de 121 países de cinco regiões da OMS, o número de novos casos registrados em 2014 foi de 213.899. Em 2013, foram notificados 215.656 novos casos e, em 2012, 232.857. Observe o quadro abaixo:

Adaptado segundo a fonte OMS

Lembramos que a leitura é de caráter informativo.

fonte: http://www.unimed.coop.br

Esperamos que tenha gostado. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 Referências
Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/hanseniase.php
Disponível em: https://www.drajulianaferes.com.br/single-post/2016/1/29/Janeiro-Roxo-campanha-mundial-de-combate-a-Hansen%C3%ADase
Disponível em: http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5474:opas-oms-colabora-com-brasil-para-livrar-pais-da-hanseniase&Itemid=812

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Raquel Alves Alencar 10 dez 2021

    Informação é vida,

  • Maxi Educa 11 dez 2021

    Olá Raquel, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Josenice 03 fev 2022

    Estou com hanseniase...ainda vou começar o tratamento,por isso vim pesquisar mais sobre meu diagnostico. Leitura satisfatória obrigada.

  • Maxi Educa 04 fev 2022

    Olá Josenice, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Nezia Freitas 23 mar 2022

    Boa tarde O meu tio tem essa doença a mais de 3 anos e continua em tratamento. Devemos ir no posto de saúde para fazer teste da doença. Aguardo orientações Att

  • Maxi Educa 24 mar 2022

    Olá Nezia, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • BARTOLOMEU Silva sales 20 abr 2022

    Agradeço a informação pra agente ficar ciente e saber como agir e prevenir essa doença.caso apareça alguma S mancha poder indentificarmos e procurar tratamento.ony.

  • Maxi Educa 22 abr 2022

    Olá Silva, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais