fbpx

Herpes: uma doença comum e ao mesmo tempo preocupante. Vamos abordar sobre a doença e preparar-se para os concursos

Por Antonio Carlos Gelamos 15 ago 2017 - 2 min de leitura
2 min

Já teve bolhas na boca e disseram ser herpes? Vamos abordar um pouco sobre essa doença.

 HERPES

 O herpes labial e o genital são doenças infecciosas e contagiosas causadas por um dos subtipos de vírus da família do Herpesvírus humano, composta por 8 subtipos diferentes. Cada subtipo do vírus  causa doenças completamente distintas.

O herpes labial e o herpes genital são doenças infecciosas e contagiosas causadas por um dos subtipos de vírus da família do Herpesvírus humano

fonte: http://www.onortao.com.br

Vírus da Herpes simples 1 e 2

HSV-1. Este vírus geralmente provoca feridas e bolhas na boca e lábios. O vírus é transmitido a partir da boca para a pele.

fonte: https://biosom.com.br

HSV-2. Este vírus causa a maioria dos casos de herpes genital. Ela está espalhada por sexo e contato pele-a-pele.

fonte: https://www.tuasaude.com

O Herpes tipo 1 costuma causar o herpes labial, enquanto que o tipo 2 é, em geral, responsável pelo herpes genital. Como a prática de sexo oral é muito comum, não é raro encontrarmos lesões orais pelo Herpes vírus 2 e lesões genitais pelo vírus 1. Isto pode ocorrer.

 TRASMISSÃO

A infecção pelo Herpes simples é recorrente, ela vai e volta espontaneamente. Isto ocorre porque o vírus fica incubado dentro das células do sistema nervoso, impedindo que as defesas do organismo consigam eliminá-las completamente.

O vírus volta a se manifestar, em períodos de queda da imunidade, sendo outros fatores também como: exposição solar, estresse, menstruação, traumas, entre outros. Depende de como cada corpo reage. Essa doença não tem cura, apenas tratamento.

fonte: http://www.sorrisologia.com.br

A sua transmissão  ocorre por contato íntimo com a área infectada.

SINTOMATOLOGIA

Herpes Labial

Este tipo de doença é a considerada do tipo simples. Os principais sintomas são:

– Erupções nos lábios;

– Bolhas avermelhadas;

– Lesões na boca;

– Crostas amarelas que coçam;

– Dor de garganta;

 Herpes Genital

É uma doença sexualmente transmissível. Quando o vírus fica presente nos órgãos genitais causam muito desconforto, caracterizado por:

– Dores e irritação entre 5 a 10 dias após a relação sexual que originou o contágio

– Manchas vermelhas

– Lesões e bolhas na genitália

– Úlceras que podem sangrar

 TRATAMENTO

  O tratamento com antivirais, serve pra reduzir o tempo de doença. Quanto mais precocemente forem iniciados, melhor a resposta. No herpes labial pode-se usar pomadas e no genital comprimidos, porém medicações sempre com recomendação médica. Mais uma vez, não há cura para o herpes.

O tratamento está realmente indicado nas lesões primárias e nos doentes imunossuprimidos.

PREVENÇÃO

A prevenção é praticamente o que sempre ouvimos falar. Manter relação sexual com preservativo, não beijar bocas com lesões e não utilizar objetos íntimos de outras pessoas. Procurar o médico imediatamente quando surgir os primeiros sintomas para o diagnóstico e tratamento iniciar o mais rápido possível.

fonte: http://info1maio.blogspot.com.br

Esperamos que tenha gostado. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 Referências
Disponível em: http://www.mdsaude.com/2009/01/dst-herpes-labial-e-genital.html
Disponível em: http://www.nursing.com.br/herpes-tipos-e-causas/

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Kleber 17 ago 2017

    Muito bom e muito útil seu blog Antônio.. Parabéns por levar conhecimento e ajudando pessoas..??

  • mm
    Maxi Educa 18 ago 2017

    Bom dia Kleber. Obrigado por participar de nosso post. Essa é a nossa intenção, ajudar as pessoas com temas para concursos que também tenham relação com o dia a dia. Divulgue nosso blog para outras pessoas, e assim, estaremos colaborando com a sociedade. Clique em terça da saúde e descubra outros temas, como as DST´s. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • roshin 12 dez 2017

    Eu sou Devi estou aqui novamente para dizer um grande agradecimento ao Dr.Sagbo por me fazer Uma mulher completa novamente, fui infectada com HIV / AIDS por 5 anos. Tem sido rezando seriamente a Deus e buscando cura. Eu vim Aqui no último mês para procurar solução para o meu problema e eu vi um Comentário de pessoas que falam sobre diferentes médicos principalmente Dr. Sagbo Diba E meu espírito me dirigiram para escolher Dr.Sagbo e eu Contactou-o, ele me enviou uma medicina erval e dirigiu-me sobre como eu Tomará o medicamento por 15 dias, fiz isso e fui para um teste e Meu resultado saiu como negativo. Eu sou tão feliz, eu compartilhei lágrimas de Felicidade e eu tomá-lo sobre o meu eu para sempre testemunhar sobre Como Deus usou Dr.Sagbo para resolver meu problema. Eu sou uma mulher limpa agora, Sem qualquer vírus, ele me disse que também cura doenças como o HIV, ARTRITE, DENGE, HEPATITIS, TUMOR, LUCAMIA, CANCER, HERPES, ou qualquer outro perigoso Doenças e resolve outros problemas. Você pode ser feliz como eu por Contatando o Dr. Sagbo e prometo que não vai se arrepender, mas também ser feliz como eu novamente, chamando e WHATSAPP HIM: +2347019642881 Seu EMAIL: drsagbo6088@gmail.com.

  • mm
    Maxi Educa 13 dez 2017

    Bom dia Agradecemos sua participação em nosso post e seu relato de experiência. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bruno 19 dez 2019

    A herpes simples!? atrapalha entrar na polícia militar!? por que lá fala doenças sexualmente transmissíveis No edital gostaria de saber

  • mm
    Maxi Educa 03 jan 2020

    Olá Bruno, tudo bem? Quando o edital refere-se que qualquer dst em atividade é condição de inaptidão, significa que caso o candidato tenha qualquer dst de reagente positivo, o mesmo não poderá ocupar o cargo, exceto quando desprovida de potencialidade mórbida, ou seja, quando não mais ativo o vírus no organismo. Cada caso específico será avaliado por Junta Médica Avaliadora do próprio Centro Médico da Polícia Militar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais