fbpx

HPV: Human Papiloma Vírus um doença prevalente que está em ascendência. Conheça esta doença e passe na frente em seus concursos

destacada - o que é hpv, causas, tratamento, vacinas
Por Antonio Carlos Gelamos 27 jun 2017 - 4 min de leitura

Quando vamos fazer uma prova ou concurso, geralmente aparece HPV e várias doenças sexualmente transmissíveis… Mas será que sabemos diferencia-las? E o HPV – Condiloma – Crista de Galo São as mesmas coisas???

 Calma, estamos aqui para ajudar a definir e conhecer mais essa doença e você se dar bem na prova !!!

 

destacada - o que é hpv, causas, tratamento, vacinas

fonte: http://rochanyrocha.com.br

O que é HPV?

 É uma doença viral que, com maior frequência, manifesta-se como infecção subclínica nos genitais de homens e mulheres. Clinicamente, as lesões podem ser múltiplas, localizadas ou difusas e de tamanho variável; ou pode aparecer como lesão única. A localização ocorre no pênis, sulco bálano-prepucial, região perianal, na vulva, períneo, vagina e colo do útero. Morfologicamente, são pápulas circunscritas, hiperquerotósicas, ásperas e indolores com tamanho variável. Condiloma gigante (Buschke e Lowestein), assim como papulose bowenoide, são raros.

É conhecido por muitas pessoas como: verruga venérea, verruga genital, cavalo de crista, crista de galo, condiloma acuminado.

fonte: http://saudesublime.com

Human Papiloma Vírus (HPV). Vírus DNA não cultivável da família do papovavírus. Com mais de 70 sorotipos. Esses agentes ganharam grande importância epidemiológica e clínica por estarem relacionados ao desenvolvimento de câncer. Os grupos dos sorotipos com maior poder de oncogenicidade são o 16, 18, 31 e 33, quando associados a outros fatores.

fonte: http://saudedicas.com

 Modo de transmissão

Doença de distribuição universal, acomete homens e mulheres, de qualquer raça e classe social, sendo mais frequente na faixa etária de vida sexual ativa;

Geralmente por contato direto;

Pode haver autoinoculação e infecção por fômites. Há um período de incubação de 1 a 20 meses, em média 3 meses;

Sua transmissão ocorre enquanto houver lesão viável.

Complicações

Cancerização, que é mais frequente na mulher, com localização em colo uterino. Nos imunodeficientes, pode haver dificuldade terapêutica, além do aparecimento de Papiloma de Laringe, que também pode ocorrer em lactentes, por contaminação no canal de parto.

No homem ocorre um acúmulo de pápulas, parecendo uma “Crista de Galo”.

fonte: https://www.saluspot.com

 Como é feito o Diagnóstico?

Através de exame clínico, epidemiológico e laboratorial, observando as diversas formas. São elas:

 Infecção clínica – Através da visão desarmada, geralmente representado pelo condiloma acuminado (pápulas).

Infecção subclínica – Através da peniscopia, colpocitologia e colposcopia com biópsia.

Infecção latente – Através dos testes para detecção do HPV-DNA.

 Tratamento

O objetivo do tratamento é a remoção das lesões condilomatosas visíveis e subclínicas, visto que não é possível a erradicação do HPV. Recidivas são frequentes, mesmo com o tratamento adequado. A escolha do método de tratamento depende do número e da topografia das lesões, assim como da associação ou não com neoplasia intraepitelial. Podem ser utilizadas as alternativas: ácido tricloroacético (ATA), a 90%, nas lesões do colo, vagina, vulva, períneo, região perianal e pênis; a aplicação deve ser realizada no serviço de saúde, direcionada apenas ao local da lesão, 1 a 2 vezes por semana. Podofilina, a 25% (solução alcoólica ou em benjoim): somente deve ser utilizada nas lesões da vulva, períneo e região perianal; lavar após 2 a 4 horas. A aplicação deve ser realizada no serviço de saúde, 2 a 3 vezes por semana. Eletrocauterização ou crioterapia: pode ser utilizada em lesões de qualquer localização genital e na gestação. Exérese com Cirurgia de Alta Frequência (CAF / LEEP): pode ser utilizada em lesões de qualquer localização genital e na gestação. Apresenta como vantagem sobre os outros métodos a retirada do tecido viável para estudo anatomopatológico.

fonte: http://www.drfernandofroes.com.br

 Vacinação

 

fonte: http://www.previda.net/noticias/a-prevencao-contra-o-hpv-comeca-na-infancia

Já está incluso no calendário de vacinação a vacina contra o HPV.

Meninas com faixa etária de 9 a 14 anos e Meninos de 12 a 13 anos de idade. São 2 doses. 1ª dose + reforço após 6 meses da 1ª dose.

Já para as pessoas que têm HIV, a faixa etária é de 9 a 26 anos, e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). Os pacientes com HIV precisam apresentar prescrição médica para receber a imunização.

 O Ministério da Saúde anunciou, no dia 20.06.2017, que vai ampliar a oferta da vacina contra o HPV para os meninos de 11 até 15 anos. A imunização para o público masculino passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, e era destinada apenas aos garotos de 12 a 13 anos. Crianças e jovens, de 9 a 26 anos, que têm HIV/aids também já podiam receber a dose.

Segundo o Ministério da Saúde, com a inclusão desse público, cerca de 3,3 milhões de adolescentes, a meta para 2017 é proteger 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos.

Prevenção

 

fonte: https://fortissima.com.br

 

A medida preventiva mais preconizada para o HPV é o uso de CAMISINHA. A maior parte das transmissões desse vírus são sexuais e ao impedir o contato da pele entre os parceiros, a camisinha é uma das melhores formas de prevenir o problema, e também outras doenças sexualmente transmissíveis.

E AGORA? FICOU MAIS FACIL CONHECER ESSA DOENÇA E O QUE TEM DE NOVIDADES PARA PREVENÇÃO???

Esperamos que tenha gostado. Não esqueça DAS DICAS. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Gabriel Lucas 02 ago 2017

    Em edital específico para um certo cargo público, consta que o candidato será eliminado, dentre outros motivos, caso apresente ''DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL EM ATIVIDADE''. Pretendo iniciar tratamento para remoção de apenas uma pequena verruga, caso os exames atestem que eu possuo, mesmo após a remoção cirúrgica, serei eliminado? Desde já agradeço a atenção.

  • Maxi Educa 02 ago 2017

    Bom dia Gabriel. Agradecemos sua participação em nosso post e desde já lhe convidamos para conferir outras postagens. Vamos à sua dúvida: Via de regra ninguém precisa se submeter a esse tipo se situação, por ser de cunho particular e íntimo. Porém, caso seu edital exija o exame para constatação, existe ainda a captura híbrida, que consiste na coleta realizada somente pelo médico de secreção via uretral, onde é feito uma cultura. Ainda existe um exame de sangue para sorologia de HPV (teste de Elisa). Para maiores esclarecimentos, a transmissão só ocorre se existir as pápulas (verrugas), caso cauterizada, não será transmitida a doença, porém, você sempre terá ela encubada em seu organismo. Quanto à sua eliminação, irá depender dos exames que o edital do concurso venha a pedir, por isso, explanamos alguns tipos de exame. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriel Lucas 24 ago 2017

    Muito agradecido pela resposta, porém percebi que não esclareci direito a situação. Possuo uma única verruga genital, serei eliminado na inspeção de saúde? Pois o médico da banca irá vê-la. No edital consta que a presença de doença sexualmente transmissível em atividade elimina o candidato. Mais uma vez agradeço, aguardo retorno.

  • Bruno Aguiar 01 set 2019

    Olá gostaria de saber se a herps simples e critério pra não entrar na pm

  • Maxi Educa 04 set 2019

    Olá Bruno, boa tarde! Herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. No edital da PM consta na lista das patologias incapacitantes que determinam inaptidão, as doenças sexualmente transmissíveis. Como os Exames de Saúde, de caráter eliminatório, serão realizados por Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar, portanto cabe ao médico avaliar o seu caso. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Tauan 13 dez 2019

    No edital tem algo escrito assim “Qualquer DST em atividade é condição de inaptidão, exceto quando desprovida de potencialidade mórbida.” O que seria desprovida de potencialidade mórbida? HPV (sem verruga) pode causar inaptidão?

  • Maxi Educa 16 dez 2019

    Olá Tauan, tudo bem? Quando o edital refere-se que qualquer dst em atividade é condição de inaptidão, significa que caso o candidato tenha qualquer dst de reagente positivo, o mesmo não poderá ocupar o cargo, exceto quando desprovida de potencialidade mórbida, ou seja, quando não mais ativo o vírus no organismo. Agora quanto ao HPV, ainda que sem verruga, se reagente positivo, pode sim causar inaptidão. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Giorgio 10 fev 2020

    Caso o edital não tenha de maneira expressa que uma DST ou até mesmo o próprio HPV seria uma doença incapacitante para o candidato perante a junta médica, mesmo assim, seria possível reprovar o candidato? No edital tem apenas que o candidato deve apresentar um bom atestado de saúde física e mental, não específica quais seriam os exames a ser realizados. Sendo que o órgão que solicitou o concurso, 4 meses após a homologação do certame, publicou em seu site 2 anexos com os exames detalhados e em um desses anexos consta um exame, "APARÊNCIA DE MUCOSAS", ou seja, durante o edital aberto não tinha de maneira expressa quais seriam os exames a ser realizados para tal cargo, para que com isso o candidato se balizasse, para decidir se faria ou não o concurso. Ao meu ver fere o princípio da legalidade, já que para algo ser cobrado deve está expressamente no edital. Além do mais o cargo que me refiro é da área administrativa.

  • Maxi Educa 20 fev 2020

    Olá Giorgio, tudo bem? Seu direito poderá ser resguardado. Quando as alterações são feitas de modo que prejudique a classificação dos candidatos quando o certame já está em curso, a justiça geralmente dá ganho de causa aos prejudicados. É comum o caso de liminares judiciais que ordenam a reserva de vagas aos candidatos que estariam classificados inicialmente , mas sofreram danos causados pela modificação. Entretanto, como cada caso é um caso, o ideal é buscar informação eficaz para o seu problema. Os casos precisam ser analisados dentro de cada especificidade para garantir os seus direito. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Renam Cunha 14 nov 2020

    Oi, gostaria de saber se Herpes é critério para não entrar na Policia Civil. No edital fala de exames para Sifilis e HPV, mas em determinada parte fala de Condições Incapacitantes Gerais e Especificas, e na especifica tem uma lista de coisas e tem escrito "bem como doenças incuráveis."

  • Maxi Educa 16 nov 2020

    Olá Renam, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Iarly Tavares 23 nov 2020

    Ola, tenho hpv, e vez ou outra aparece na boca, posso ser eeprovado em algum concurso,por causa disso?

  • Maxi Educa 23 nov 2020

    Olá Larly, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernando Santos 03 jan 2021

    Tenho HPV, no edital do meu concurso, não consta nada falando sobre essa doença, e eu vou iniciar o tratamento por agora. Posso ser reprovado na IS ( inspeção de Saúde )por conta do HPV?

  • Maxi Educa 04 jan 2021

    Olá Fernando, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Aimée 19 mar 2021

    No edital do concurso militar, pede o exame ginecológico colcoscopia oncológico. Sei que o meu dará positivo, mas não tenho verrugas e minha lesão no colo do útero é baixa. Acha que se eu pedir para a doutora escrever que estou adapta para as atividades e justificar, eu passo?

  • Maxi Educa 19 mar 2021

    Olá Aimée, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lucas Gabriel 01 fev 2022

    Olá. Eu tenho uma verruga que fica bem no meio da cabeça (no coro cabeludo), e eu não tenho a mínima idéia de como ela apareceu ali. Eu vou prestar o concurso da ESA, e eu gostaria de saber, se isso poderia me impedir de ser aprovado no exame de saúde? Eu agradeço pela atenção. =) Eu estou utilizando um ácido para remoção desta verruga, e ela até cai, mas com o tempo ela pode voltar.

  • Maxi Educa 01 fev 2022

    Olá Lucas, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais