fbpx

Entenda com um clique quais as informações básicas sobre correio eletrônico

Por Ewerton José da Silva 04 nov 2016 - 3 min de leitura

Com o correio eletrônico podemos enviar e receber documentos através da internet. Seu crescimento se deve a velocidade de se enviar e receber textos, imagens e qualquer tipo de documento de um dispositivo para outro independentemente do local onde os mesmos se encontram.

 

002-correioeletronico

Correio Eletrônico

Correio eletrônico, ou simplesmente e-mail, é um dos serviços da Internet mais conhecidos e amplamente utilizados. Hoje em dia é muito comum que uma pessoa possua um e-mail para contatos pessoais e profissionais. Uma das principais vantagens do surgimento do serviço de mensagem eletrônica é a possibilidade de enviar mensagens a quem você desejar, sem pagar nada pelo serviço. Por exemplo, é possível trocar mensagens com professores de outras instituições de ensino, a quilômetros de distância, enviar mensagens aos amigos distantes e resolver pendências profissionais, tudo via correio eletrônico.

 

 E-mail

 

 

003-e-mail

Para que possamos fazer o uso do correio eletrônico é necessário um endereço de e-mail.

A estrutura de um e-mail na maioria das vezes é: seunome@nomedoseuprovedor.com.br

Onde:

seu nome = identificação do e-mail, geralmente usamos algo relacionado a nosso nome ou empresa.

nome do seu provedor = é o serviço do correio eletrônico escolhido (Gmail, Hotmail, Yahoo, Bol, etc.).

 

Caixa de entrada

 

 

004-caixa de entrada

A caixa de entrada é o diretório onde encontramos todos os e-mails recebidos, através da caixa de entrada podemos visualizar quem enviou o e-mail e qual o seu conteúdo seja ele um texto ou um arquivo qualquer.

 

Escrever e-mail

 

 

005-escrever e-mail

Clicando no botão “escrever e-mail” podemos enviar um e-mail (mensagem) a qualquer pessoa que também possua uma conta de e-mail seja essa conta do Gmail, Hotmail, Yahoo, Bol entre outras.

 

Anexando um arquivo

 

 

007-anexo

Podemos anexar qualquer tipo de arquivo a mensagem enviada, desde que não ultrapasse o tamanho permitido.

 

Contatos

 

 

006-contatos

 

 

 

É onde você pode visualizar e também adicionar novos contatos de e-mail seja um conhecido um amigo ou até mesmo um contato de negócio.

 

Principais aplicativos para uso de correio eletrônico

 

Além de trabalharmos com o e-mail através do navegador, também podemos utilizar programas que são específicos para isso. O que nos da a vantagem de realizar o download dos e-mails para o computador e visualiza-los mesmo sem conexão com a internet. Os programas mais utilizados são o Outlook e o Thunderbird.

 

Outlook

 

 

008-outlook imagem

 

 

O Outlook é um software que permite você envie, receba e gerencie e-mails, além de possibilitar o gerenciamento do calendário e dos contatos, como amigos e colegas de negócios.

Além disso, você também pode compartilhar seu calendário com a família e os colegas através da Internet.

O Outlook faz parte do “Office”, uma suíte de produtos que combina diversos tipos de softwares para a criação de documentos, planilhas e apresentações, e para o gerenciamento de e-mails.

O Outlook pode gerenciar não apenas seus e-mails, contatos e calendário de forma centralizada, mas também pode gerenciar todas as informações trocadas usando seu computador, como notícias e artigos de blog distribuídos na Internet e sessões de chat do serviço de mensagens instantâneas. Além disso, se você adicionar recursos, poderá gerenciar informações trocadas usando um telefone celular, telefone IP e PDA ou Smartphone carregados com o Windows Mobile.

 

Mozilla Thunderbird

 

009-thunderbird

 

O Thunderbird é um leitor de e-mail e news da Mozilla Foundation (mesma criadora do Firefox), que tem funções como bloqueio de imagens e filtro anti-spam embutido. Do mesmo modo que o Firefox tem como objetivo tornar a navegação melhor, o Thunderbird tem como objetivo melhorar a leitura de e-mails e notícias. Os usuários normalmente usam os dois juntos.

Neste post foram apresentados os conceitos mais básicos sobre correio eletrônico. Caso se interesse em algum outro assunto deixe-o como sugestão nos comentários e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos, até mais!

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • andrea 03 jan 2019

    Ótimo conteúdo.

  • Maxi Educa 04 jan 2019

    Olá Andrea, Bom Diaa!! Nossa meta, de trazer um conteúdo de forma clara e objetiva. Muito obrigado por deixar seu comentário e participar do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sabrina 15 out 2019

    Adorei, parabéns pelo trabalho.

  • Maxi Educa 16 out 2019

    Oii Sabrina, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Breno Brandão 08 jan 2020

    conteúdo excelente, simples e prático. Recomendo!

  • Maxi Educa 08 jan 2020

    Oi Breno, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • leila cristina dos santos amaral 21 set 2020

    saber explicar de modo claro para meus netos. Agora vou saber explicar melhor, muito obrigada.

  • Maxi Educa 22 set 2020

    Olá Leila, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jéssica 20 jan 2021

    O Mozilla Thunderbird foi o melhor achado pra mim no meu trabalho, consigo acompanhar mais de 1 e-mail na mesma plataforma, super simples e com muitos recursos importantes. Amei o conteúdo.

  • Maxi Educa 01 fev 2021

    Olá Jéssica, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais