fbpx

#5 dicas para você mandar bem nos seus estudos para o concurso de investigador da Polícia Civil da Bahia

Por Paula Bidoia 12 abr 2018 - 3 min de leitura

Eis que a prova de investigador para o concurso da Polícia Civil da Bahia (PC/BA) se aproxima e atendendo a muitos pedidos vamos trazer aqui 5 dicas rápidas de como estudar e o melhor ainda, conferir a prova anterior do mesmo cargo para o mesmo estado.

#Dica 1 – Leia o edital para investigador

Eis que a prova de investigador para o concurso da Polícia Civil da Bahia (PC/BA) se aproxima e atendendo a muitos pedidos vamos trazer aqui 5 dicas rápidas de como estudar e o melhor ainda, conferir a prova anterior do mesmo cargo para o mesmo estado.

Imagino que assim como você, outros concurseiros estão desesperados nesse momento, dê uma respirada e leia o edital, já que a prova se aproxima e não vale de nada estudar matéria a mais, portanto seja cauteloso e atencioso nesse momento. Grife, negrite, enfim faça algo para você entender que já estudou determinado assunto e que deve partir para o próximo item.

#Dica 2 – Conhecimentos Específicos

Se você já estudou a parte que vou passar bacana, caso queira rever rapidamente fique à vontade, agora para você que ainda não chegou nessa parte e está precisando de um help, vamos lá…

Começando por Direito Penal, você não pode deixar de estudar a Teoria do Crime , esse tema é o pilar para qualquer concurso e está disposto no seu edital.

Não se esqueça de prestar muita atenção nos institutos da desistência voluntária e arrependimento eficaz, que são excludentes de tipicidade e causam muita confusão na hora da prova, principalmente se trouxer um “casinho”.

OBS: não se esqueça, você sabe, só precisa ficar calmo e lembrar que já estudou isso.

Em crimes hediondos, conforme traz a Lei 8.072/1990, é bom ficar atento ao parágrafo único do artigo 1º da mencionada lei, pois a lei 13.497/2017 incluiu a lei a posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito como sendo crime hediondo.

Ah e vale a pena mencionar, embora você já deva ter ouvido mencionar muito sobre esse assunto, que os 3 T’s (tráfico, tortura e terrorismo) são EQUIPARADOS a crimes hediondos, o que não quer dizer que sejam necessariamente hediondos.

#Dica 3 – Legislação Penal Extravagante

Bom sou do princípio que se está no edital tenho que estudar, como disse lá no início, portanto acho coerente conhecer os direitos das crianças e adolescentes previstos no ECA .

Quanto à lei 9.296 de 1996, (escuta telefônica) considero extremamente válido, pois sempre que cai em concurso é ter na mente o artigo 2º e 3º que considera que não será admitida a interceptação de comunicações telefônicas quando não houver indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal, a prova puder ser feita por outros meios disponíveis, o fato investigado constituir infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.

 OBS: fazendo a leitura em sentido contrário, chega-se a conclusão que será admitida a escuta telefônica se a infração for punida com pena de reclusão.

A interceptação das comunicações telefônicas poderá ser determinada pelo juiz, de ofício ou a requerimento da autoridade policial, na investigação criminal, do representante do Ministério Público, na investigação criminal e na instrução processual penal.

Bom, tendo em vista que nosso país está cheio de acontecimentos políticos, garanta a lei de improbidade administrativa pois digamos que está super na moda esse tema.

Mas aqui são algumas dicas, lembre-se leia as outras leis, pois para um cargo de investigador penso que essa matéria de Legislação Penal Extravagante deve ser muito bem estudada. Inclusive recomendo para você que não sabe o que reler, volta nessa parte tem muita pegadinha que as bancas adoram quando o assunto é algum artigo de lei.

#Dica 4 – Leis Específicas

Aqui não tem para onde correr, como o próprio nome já diz é específica, no caso da Bahia, concentre muita atenção a letra de lei, conforme consta no artigo, seria bem decoreba mesmo.

Pense no cargo, no salário, na sua estabilidade e ganhe forças para prosseguir, na vida é assim, nada se consegue de forma rápida e a satisfação vem a longo prazo.

#Dica 5 – Resolva provas anteriores

Aproveite e acesse nossos simulados, fazendo seu cadastro gratuito, basta clicar no link e resolver a prova de investigador aplicada na Bahia.

Importante: Clique em todos os nossos links aqui deixados e estude, lá tem muita matéria para vocês.

Estamos por aqui, deixe seu comentário e desde já boa sorte no dia da sua prova. Confie em você, acredite que é capaz, que estudou.

Ah e teremos o maior prazer de receber seu depoimento para nos relatar como foi a prova, independente de sua pontuação. Vamos trocar ideias e experiências.

Fonte da imagem destacada: Adaptado de: https://pixabay.com/pt/mist%C3%A9rio-sleuth-crime-lupa-lente-3197893/
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais