fbpx

DESCOMPLIQUE SUA VIDA SABENDO MAIS SOBRE JUROS, TAXAS DE JUROS E DESCONTOS.

Por Roberta do Amorim Hassib 15 ago 2016 - 5 min de leitura

Você saberia me dizer o que são juros, o qual ouvimos falar constantemente?

E qual sua taxa?

Mas antes de começar vamos a um conceito importante, o da Matemática Financeira!!!

A Matemática Financeira é um ramo da Matemática Aplicada que estuda as operações financeiras de uma forma geral, analisando seus diferentes fluxos de caixa ao longo do tempo, muito utilizada hoje para programar a vida financeira não só de empresas mais também das pessoas.

Em meio à crise, uma palavra em destaque, muito ouvida e falada é o Juros.

charge-juros

Mas o que são?

É o que pagamos pelo aluguel de determinada quantia por um dado período, ou seja, é a nomenclatura dada à remuneração paga para que um indivíduo ceda temporariamente o capital que dispõe.

 

Os Regimes de Capitalização

Existe também o que chamamos de Regime de Capitalização, que é a maneira pelo qual será pago o juro por um capital aplicado ou tomado emprestado.

Temos dois regimes de capitalização, que são: o Regime Linear de Juros (ou Juros Simples) e o Regime de Capitalização Exponencial (ou Juros Compostos).

O primeiro tem aplicações limitadas no mercado financeiro, enquanto que o segundo é usado amplamente.

Observe que:

grafico_juros

– O montante após 1º tempo é igual tanto para o regime simples como para o composto;

 – Antes do 1º tempo o montante seria maior no regime simples;

 – Depois do 1º tempo o montante seria maior no regime composto.

Quando e como podemos usar os juros simples e compostos?

No Brasil, os juros simples são usados nas operações de empréstimo de curtíssimo prazo, até mesmo por um dia, que no mercado financeiro chamamos de hot Money, na cobrança de cheques especiais, nos financiamentos indexados em moeda estrangeira e, também, no desconto de duplicatas e notas promissórias.

São calculados periodicamente: ao final de um dia, de um mês, de um ano ou de qualquer outro período pré-fixado por ocasião de um investimento ou empréstimo.

No juros compostos temos que o cálculo dele é realizado, no primeiro período, multiplicando-se a taxa de juros pelo capital e, a partir do segundo, calculam-se os juros em cada período multiplicando a taxa de juros pelo montante acumulado no fim de cada período imediatamente anterior, donde surge o linguajar popular “juros sobre juros”.

Na prática, as empresas, órgãos governamentais e investidores particulares costumam reinvestir as quantias geradas pelas aplicações financeiras, o que justifica o emprego mais comum de juros compostos na Economia.

Na verdade, o uso de juros simples não se justifica em estudos econômicos.

Cálculo de Juros Simples:

1) O capital cresce linearmente com o tempo, ou seja, a uma progressão aritmética de razão: J = C.i

3) Nessa fórmula, a taxa i deve ser expressa na forma decimal.

4) Chamamos de montante (M) ou FV (valor futuro) a soma do capital com os juros, ou seja:

Na fórmula J = C . i . t, temos quatro variáveis. Se três delas forem valores conhecidos, podemos calcular o 4º valor.

M = C + J ⇒ M = C . (1 + i . t)

Onde:

M = montante,

C = capital,

i = taxa de juros e

t ou n = número de períodos que o capital C (capital inicial) foi aplicado.

 

Cálculo de Juros Compostos:

1) O crescimento segundo juros compostos é EXPONENCIAL, GEOMÉTRICO e, portanto tem um crescimento muito mais “rápido”.

J = C . [(1 + i)t – 1]

M = C . (1 + i)t

 Onde:

(1+i)t ou (1+i)n = fator de acumulação de capital

Mas atenção!!!

– Em j. simples quando a taxa de juros(i) estiver em unidade diferente do tempo(t), pode-se colocar na mesma unidade de (i) ou (t).

– Em j. compostos é preferível colocar o tempo (t) na mesma unidade da taxa (i).

inflação

A inflação, termo também que ouvimos comumente no cotidiano, é um fenômeno que desgasta o capital, determinando o volume cada vez menor de compra com o mesmo montante.

Descontos

charge-desconto

Hoje o que muito se ouve é:

– De quanto é o desconto?

– Todos estão atrás daquele “descontinho”, mas afinal você saberia definir o que é desconto?

– Como ele se processa?

Descontos são operações financeiras mediante a qual um possuidor de títulos de créditos pode antecipar seus recebimentos vendendo-os a intermediários financeiros.

Trata-se de operações inversas do processo de capitalização, pois enquanto a capitalização envolve a determinação do valor nominal de uma aplicação, o desconto corresponde à determinação do valor atual de um título com vencimento no futuro.

O desconto concedido pelo banco, para o resgate de um título antes do vencimento é maior, resultando num resgate de menor valor para o proprietário do título.

Comparando com o regime de juros, observamos que:

– o Valor Atual (A), ou valor futuro (valor do resgate) nos dá ideia de Montante (M);

– o Valor Nominal (N), nome do título (valor que resgatei) nos dá ideia de Capital (C);

– e o Desconto(D) nos dá ideia de Juros (J).

Os descontos são nomeados simples ou compostos em função do cálculo dos mesmos terem sido no regime de juros simples ou compostos, respectivamente.

Os descontos (simples ou compostos) podem ser divididos em:

Desconto Racional Simples (por dentro): o desconto racional nos passa a ideia de “honesto”, pois todas a taxas são cobradas em cima do valor atual (A) do título.

Desconto Comercial Simples (por fora): o desconto comercial ou bancário nos passa a ideia de que alguém está “levando” um por fora, pois todas as taxas são cobradas em cima do valor nominal (N) do título. O valor nominal é sempre maior e é justamente onde eles querem ganhar.

Desconto Racional Composto (por dentro): as fórmulas estão associadas com os juros compostos.

Desconto Comercial Composto (por fora): como a taxa incide sobre o Valor Nominal (maior valor), trocamos na fórmula o N pelo A e vice versa, mudando o sinal da taxa (de positivo para negativo).

E aí gostou? Se gostou compartilha!!!

Fica então para você um desafio!

A que taxa esteve empregado o capital de R$ 25.000,00 para render, em 3 anos, R$ 45.000,00 de juros? (Observação: Como o tempo está em anos devemos ter uma taxa anual.)

resposta

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • antonio sousa 03 out 2017

    gostaria de aprender sobre taxas juros. juros simples e conpostos, montante etc.

  • Maxi Educa 06 out 2017

    Bom dia Antonio. Obrigada por sua participação em nosso post. É muito bom saber que você está se dedicando aos estudos e para auxiliá-lo ainda mais temos uma apostila com 2000 questões de Matemática. Caso tenha interesse acesse: http://www.maxieduca.com.br/apostilas-para-concurso/2000-questoes-comentadas-matematica/ Aproveite e acesse outros blogs sobre matemática e raciocínio lógico. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Leide 25 set 2019

    Pode.me dizer como responder essa questa9 p fvor? Um título foi descontado comercial a taxa de 5% a. m. seis meses antes do vencimento, calcular a taxa de desconto financeiro implícita.

  • Maxi Educa 02 out 2019

    Olá Leide, tudo bem? Agradecemos pelo contato, gostaria de saber mais informações dessa questão, o desconto será desconto comercial simples ou composto? E as informações seriam apenas essas mesmo? (descontado comercial a taxa de 5% a. m. seis meses antes do vencimento, calcular a taxa de desconto financeiro implícita). Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Danilo Carvalho 20 mar 2020

    Como resolvo cálculos onde tenho que descobrir a taxa de juros em porcentagem?

  • Maxi Educa 31 mar 2020

    Olá Danilo, muito obrigado pelo seu comentário! Pelo o que entendi de sua dúvida é bem simples. Basta multiplicar a porcentagem que está buscando pelo valor que você tem e depois dividir por 100. Por exemplo, você quer descobrir quanto é 27% de 500. Primeiro você multiplica 27 x 500 = 13.500, e depois divide por 100, 13.500/100 = 135. Logo 27% de 500 é 135. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Arão 28 out 2021

    Excelente. Esse artigo abriu novos horizontes. Vou usar em estatística comportamental. Obrigado.

  • Maxi Educa 29 out 2021

    Olá Arão, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bruno Viegas 19 jan 2022

    Poderia enviar a resolução da questão pra mim?

  • Maxi Educa 20 jan 2022

    Olá Bruno, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Bruno Viegas de Oliveira 20 jan 2022

    Como foi feito o cálculo desse desafio que deu 60%a.a?

  • Maxi Educa 20 jan 2022

    Olá Bruno, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais