fbpx

Livros Vestibular UNICAMP 2017

Por Maxi Educa 12 jan 2016 - 3 min de leitura

enem
A Comvest – Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp – divulgou a lista de livros para candidatos ao Vestibular Unicamp 2017 (lembrando que são leituras obrigatórias). A Unicamp deixou de ter sua lista unificada com a da Fuvest – Fundação Universitária para o Vestibular – e passou a adotar uma listagem própria de livros.

A lista de obras inclui:

Poesia:
– Luís de Camões, Sonetos.

– Jorge de Lima, Poemas Negros (Novo)

Contos:
– Clarice Lispector, Amor, do livro Laços de Família.

– Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana.
– Monteiro Lobato, Negrinha, do livro Negrinha.

Teatro:
– Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro.

Romance:
– Aluísio Azevedo, O cortiço.

– Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago. (Novo)
– Érico Veríssimo, Caminhos Cruzados. (Novo)
– José de Alencar, Til.

– Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
– Mia Couto, Terra Sonâmbula.

São 12 obras de diferentes gêneros e extensões, de autores das literaturas brasileira, africana e portuguesa. A lista para o Vestibular 2017 apresenta três obras novas em relação à anterior.

Em breve resumos no site www.maxieduca.com.br

www.comvest.unicamp.br.

15 Dicas de leitura para vencer os vestibulares 2017

1- O hábito da leitura deve unir disciplina e prazer: administre o tempo de leitura. Para vencer as distrações do cotidiano e a tentação de deixar os livros para depois, reserve algum tempo todos os dias para a leitura.
2- Agora… para quem não tem esse tempo… tenha sempre um livro ao seu alcance. Qualquer momento de espera pode se transformar num momento de leitura. Lembrando da possibilidade dos livros digitais que podem ser lidos num tablet ou até mesmo num celular.
3- Estabelecer um prazo ajuda a criar coragem para enfrentar obras longas ou difíceis. Vá evoluindo gradativamente e estabeleça metas para não desanimar.
4- A memória humana é limitada, portanto escrever um pouco sobre cada livro que lemos torna as lembranças mais acessíveis.
5- Compartilhe suas experiências. Que tal criar um blog literário? Faça resenhas, críticas, avalie e crie uma rede de amigos interessados no mesmo tema.
6- As habilidades de uma pessoa na leitura, como a compreensão e velocidade, são diretamente relacionadas aos seus hábitos de leitura. Alguém que costuma ler raramente não terá facilidade em leituras mais complexas e que exigem maior concentração. Então… vamos praticar!!
7- Identificar os principais problemas que dificultam sua prática, como palavras desconhecidas, frases complicadas, assuntos desconhecidos ou desinteressantes, fontes pequenas, parágrafos muito longos, textos ruins ou mal escritos, cansaço e distrações.
8- Aproveite a leitura ao máximo, faça anotações, grife partes interessantes e anote dúvidas que o escritor pode responder ao longo do texto ou que podem até ficar para uma pesquisa na internet.
9- Tome cuidado para não ler de forma muito lenta, dando chances para a desmotivação ou desperdício de tempo, ou ler de maneira rápida, fazendo com que o conteúdo fique confuso ou mal compreendido.
10- Se você não conhece o autor ou o contexto do livro – por exemplo, se você lê algo sobre a África da década de 1960 – é importante pesquisar informações básicas que irão ajudá-lo na compreensão do texto. Você evitará frustrações e confusões e poderá aproveitar ainda mais aquilo que o autor deseja transmitir.
11- Algumas leituras não podem ser feitas sem um dicionário ao lado, não importa o quanto a pessoa entenda a língua portuguesa.
12- Crie um espaço de leitura: pode ser onde você quiser! De preferência que seja bem iluminado, arejado e confortável.
13- Ouvir música é opcional, existem pessoas que adoram colocar uma musiquinha de background para deixar tudo ainda mais emocionante.
14- Pedir sugestões a amigos, familiares e até professores sobre os livros, até trocar ideias com a galera sobre o que está lendo é interessante.
15- Fique atento! Sempre postaremos por aqui, dicas, resumos e resenhas.

Mas lembre-se cada pessoa é diferente, então entenda seu comportamento e adeque as dicas que se encaixem melhor com você.

Gostou do Assunto? Deixe Sua opinião ela é muito importante para nós.

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais