fbpx

Os 10 mandamentos do concurseiro – II. Planejamento

Por Clariana Ribeiro Nogueira 16 nov 2016 - 2 min de leitura

Concurseiro, sem planejamento você com certeza não atingirá seu resultado tão almejado: a aprovação do concurso público.

 

Concurseiro - Planejamento

 

II. Mandamento do Concurseiro: Planejamento

Isso vai acontecer sim (não estou agourando) se você não observar a relação entre o tempo que você possui de estudo (tempo até a data da prova e os períodos disponíveis para estudo) e a quantidade de conteúdo a ser estudado (considerando a dificuldade maior de alguns pontos com relação a outros).

Sabe porquê? Porque sem se planejar você não conseguirá estudar o edital todo, ficará perdido e desmotivado em “matérias” que gosta menos. Além disso, não conseguirá ter tempo de revisar e realizar questões de concurso, nem mesmo dos pontos mais importantes do seu edital.

É a mais pura verdade! não adianta se desesperar e estudar tudo o que aparecer na sua frente ou estudar apenas o que tiver com mais vontade a cada dia ou estudar aleatoriamente sem critério algum. Planejando você se antecede a possíveis imprevistos, consegue saber se está atrasado ou adiantado, evita perdas de tempo demasiadamente em um assunto simples e se organiza para “dar conta” do seu enorme edital…

E como podemos, então, fazer nosso planejamento?

Dica 1: Uma excelente dica é por meio de um plano (ou cronograma) de estudos!!!! O resultado dele é que você saberá quantas horas disponibilizará para cada disciplina em cada semana de estudo (envolvendo não só o estudo, mas a revisão e a realização de questões).

 

Dica 2: Para realizá-lo devidamente pense em quantas horas você consegue estudar em cada dia da semana levando em consideração seus compromissos e momentos de descanso e alimentação. Avalie as disciplinas do edital considerando: o número de questões que cairão na prova, o peso, a extensão e a dificuldade de cada disciplina. Ah! Ajustes no planejamento podem ser necessários, não se preocupe.

Pareceu que vai perder mais tempo? Está enganado! Terá sim um trabalho inicial, mas em compensação economizará muito mais tempo lá na frente e terá o domínio do seu edital.

Por isso, não perca mais tempo e inicie já o seu planejamento e cumpra-o devidamente!

OBS: Saiba que planejar e não executar é tão grave quanto estudar e não ter um plano que norteie seu estudo!

Lembre-se: Tempo de concurseiro vale ouro! É o mais importante recurso a ser administrado!

Perdeu o primeiro mandamento? Não se desespere, clique abaixo:

https://www.maxieduca.com.br/blog/mandamentos-concurseiro-escolha/

 

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais