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Saiba como ensinar matemática na educação infantil através da ludicidade

Por Renan Costa da Silva 14 dez 2017 - 5 min de leitura

O ensino da matemática na educação infantil é algo que deve ser assim como a língua portuguesa inserida no ensino de maneira suave e prazerosa ao aluno, para que não cause traumas ou uma histeria coletiva a respeito de tal disciplina tão mágica e singular. Dessa forma, é fundamental realizar uma abordagem com classificações e seriações, para que esses alunos possam entender a lógica da matemática e não transformar em um ensino monótono e maçante que acarreta em grande desinteresse pela disciplina.

Com a aceitação pelos jogos como sendo algo extremamente construtivo e o avanço em métodos que cada vez mais vem sendo colocados em práticas em sala de aula, temos como mecanismo de ensino em nossas aulas as brincadeiras comuns do dia a dia, e através da ludicidade que o aluno começa ter um encanto pela matemática em seus primeiros contatos, abrindo um canal para explorar ideias referentes a números de modo nada convencional.

A criança enquanto brinca, pode ser estimulada a realizar contagens, comparações de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético. O brincar proporciona oportunidades de perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura, além da geometria com suas noções de posição no espaço, de direção e sentido, discriminação visual, memória visual e formas geométricas.

Duas brincadeiras de fácil acesso e simples podem ser utilizadas para auxiliar nessa construção de conhecimento, como a amarelinha e a bola.

 Amarelinha

Um diagrama riscado no chão que deve ser percorrido seguindo-se algumas regras estabelecidas. Desenvolve a noção espacial e auxilia diretamente na organização do esquema corporal das crianças. Tendo a possibilidade de se trabalhar da forma tradicional, caracol ou rocambole e a com os dias da semana.

O ensino da matemática na educação infantil é algo que deve ser assim como a língua portuguesa inserida no ensino de maneira suave e prazerosa ao aluno, para que não cause traumas ou uma histeria coletiva a respeito de tal disciplina tão mágica e singular.

Fontes: <http://seupediatra.com/wp-content/uploads/2014/11/amarelinha.jpg>
<http://brincadeiras-tradicionais.webnode.com/album/alerta/alerta-png/>
<http://4.bp.blogspot.com/-salEDXQybhg/Vkd3poTYeRI/AAAAAAAAGGw/A13Q1tu66g8/s1600/texto-batata-quente-1-638.jpg>

Bola

Auxiliam no desenvolvimento de habilidades como noção de espaço, tempo, direção sentido, identificação e comparação de formas geométricas (bola e círculo), contagem, comparação de quantidades, noção de adição. Podendo trabalhar com:

– Batata quente: concentração, percepção auditiva, e coordenação dos movimentos no ritmo e tempo em que a professora fala.

– Alerta: o jogador que está com a bola grita um nome e joga a bola para cima. A crianças chamada deve pegar a bola e continuar a brincadeira. (Percepção auditiva, agilidade e destreza)

– Bola ao cesto: noção de direção, sentido, localização, contagem, comparação de quantidades.

O ensino da matemática de acordo com o RCNEI

Fonte: https://cathrinesite.files.wordpress.com

 O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) tem quatro habilidades que se espera que a criança desenvolva no seu aprendizado relacionado ao ensino da matemática, são elas:

– Estabelecer aproximações de algumas noções matemáticas presentes em seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.

– Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.

– Comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas à quantidade, ao espaço físico e à medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.

– Confiança em suas próprias estratégias e em sua capacidade de lidar com situações matemáticas novas, usando os conhecimentos prévios.

Então, a matemática é mais complexa que trabalhar com os alunos apenas as quatro operações é fazê-lo compreender todo contexto em que está inserido, reconhecendo suas formas, espaços, resolvendo problemas.

 Construção do conhecimento no ensino da matemática na educação infantil

 

 Piaget diz que o desenvolvimento cognitivo ocorre quando é apresentado um conflito cognitivo. O conflito cognitivo provoca instabilidade, motivação, desordem, hesitação, desejo de saber. Ele manifesta-se quando entendemos que existe algo contraditório em termos de conhecimento; é um processo interno e pessoal. É um desequilíbrio, que oportuniza a procura de condutas mais adaptadas ou adaptativas.

A construção do conhecimento acarretada por um desequilíbrio se dá em busca de um processo de equilibração, considerado um dos conceitos mais importantes da teoria piagetiana. Nessa perspectiva, na Educação Infantil busca-se proporcionar todo tipo de episódio que possibilite situações desequilibradoras, para que as crianças possam construir conhecimentos significativos, por meio de modificações de suas estruturas cognitivas.

Partindo dessa definição entende-se que é necessário que este problema seja retirado do contexto do aluno, até mesmo em situações comuns de sala de aula, como por exemplo, distribuir o lanche com os amigos, ou até mesmo dividir de forma igualitária os brinquedos, ou seja, partindo de situações que não pertençam à matemática, mas que possam ser modeladas pela matemática, abrindo espaço para um processo de resolução de um problema, em que a criança precisa assimilar ou acomodar conceitos já conhecidos para alcançar a solução.

O mais importante enquanto professores é entendermos as realidades, limitações e particularidades que nossas salas de aulas estão inclusas, para que assim consigamos aplicar os melhores métodos que são constantemente mutáveis e variáveis até mesmo de um mesmo ano, mas em turmas diferentes, reforçando assim a necessidade de se aplicar métodos direcionados a cada turma.

E então? Gostou do nosso post de hoje? Gostaria de acrescentar alguma vivência? Tem algum palpite sobre como acontecerão da melhor forma esse processo de adaptação das escolas?

Que tal aplicar os jogos de ludicidade no ensino? Se não sabe como fazer isso bem, acesse aqui e confira: 

Compartilhe essa ideia e passe em diante essas importantes informações, pois a leitura é essencial para o aprendizado.

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender.

Referências

http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/o-ensino-matematica-atraves-ludico-na-educacao-infantil.htm
http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/letramento_e_alfabetizacao/matematica.aspx
https://goo.gl/QWdafr
https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-matematica-na-educacao-infantil/119953
Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria do Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis, 1970.

 

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Comentários
  • rosaria 12 fev 2018

    texto maravilhoso, miuto rico. gostei.

  • Maxi Educa 14 fev 2018

    Bom dia Rosaria Agradecemos sua participação em nosso post. Ficamos muito contentes por termos contribuído com seus estudos. Acesse outros blogs da educação: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rosária dos Santos Sgrignoli de Oliveira 12 fev 2018

    Texto muito rico. gostei.

  • Maxi Educa 14 fev 2018

    Bom dia Rosaria Agradecemos sua participação em nosso post. Ficamos muito contentes por termos contribuído com seus estudos. Acesse outros blogs da educação: http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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