fbpx

Memória de computador: Entendendo os termos volátil, não volátil, RAM e ROM

Por Alessandra Alves Barea 16 ago 2017 - 7 min de leitura

1. Memória: Introdução

 Estou aqui, na frente do computador, tentando me lembrar do assunto sobre o qual pretendo escrever para vocês…Puxei pela memória (minha) e nada… Mas uma travadinha na máquina me fez lembrar! Tem uma parte séria na brincadeira e por isso eu falarei sobre as diferenças a respeito da memória de computador! 

Somos totalmente dependentes de nossa memória, não somos? Pois o nosso computador também! Você sabia que o computador também tem memória? Tem sim! E não é só de um tipo! São vários os tipos com os quais o computador trabalha, portanto conteúdo para você estudar!.

As memórias de computador são peças nas quais as informações ficam guardadas temporariamente ou permanentemente para que outras peças de computador as utilizem durante o processamento de alguma informação. 

Pode parecer complicado de início, mas não se preocupe! Continue a leitura com calma.

Trata-se de um assunto extenso que vamos desvendar aos poucos para facilitar seu entendimento, usando uma linguagem bem simples e comparando a casos do cotidiano para elucidar e exemplificar, então, sem neura!

A essa característica de guardar as informações de forma temporária ou definitiva, damos, respectivamente, os nomes de volátil e não volátil. Portanto:

2. Memória de computador volátil e não volátil

Memórias voláteis são peças de computador que possuem capacitores ou transistores e guardam a informação temporariamente, ou seja, o que está armazenado nela tem que ser constantemente atualizado para não se perder e essa atualização é feita por pulsos elétricos.

Já aconteceu de estar digitando um texto no Word, por exemplo, e acabar a energia antes que salvasse o arquivo e perdeu tudo o que tinha digitado? Pois bem, se isso aconteceu era porque ainda estava usando as informações, ou podemos dizer que o computador estava guardando o seu texto, na memória volátil.

Memória de computador

Exemplo de memória volátil
https://memoriainf.files.wordpress.com/2012/01/memoria-ram1.jpg

 Se você tivesse salvado seu texto, ele estaria em um outro tipo de memória, a memória não volátil, que não precisa ser constantemente atualizada ou mantida por pulsos elétricos para manter as informações, assim, mesmo se a energia ou a bateria do seu computador acabar de repente, se seu texto foi salvo, ele estará pronto para você continuar depois. 

Exemplo de memória não volátil
http://databaseinf.com.br

Agora que conhecemos os conceitos sobre memórias voláteis e não voláteis, vamos conhecer outros!

3. Memória RAM

A sigla RAM remete a Randon Acess Memory, ou seja, Memória de Acesso Randômico. Também conhecida como primária. Ela é uma memória volátil, com um conjunto de chips semicondutores, onde os dados podem ser acessados ou guardados temporariamente pelo computador, por isso dizemos que é uma memória de leitura e gravação, pois o computador tanto vê e usa o que está armazenado nela, quanto grava dados temporariamente nessa peça. Dessa maneira, ela pode ser do tipo estática ou dinâmica.

Veja a seguir, algumas imagens ilustrativas da memória RAM:

memória de computador (ram)

Imagem retirada da Internet, em pesquisa no Google, por memória RAM

Nela encontram-se informações sobre os dados, programas e sistema operacional exigidos pelo computador enquanto em uso, ou seja, enquanto ele está ligado.

Quando você abre qualquer programa no seu computador, por exemplo, Word, Excel, Corel, e começa a digitar ou desenhar, você está usando constantemente a memória RAM.

O esquema a seguir, demonstra um computador com o programa Excel aberto em uma planilha onde pretendemos somar 2+2. Os dados 2+2 estão armazenados na memória, então o processador busca esses dados, realiza a soma e mostra o resultado na tela.

É como se a memória fosse uma vendedora que segurasse uma montanha de roupas, enquanto você (processador) pede qual vai provar, devolve qual vai comprar, pede para guardar o que não vai levar, ou seja, usa mesmo!

Esse é o trabalho do processador e memória RAM: a memória guarda as informações que o processador vai usar, ele pega determinada informação e usa. No entanto, se ele ainda for precisar dessa informação ele devolve, se não, leva para outro lugar, como para a impressora, para a caixa de som (…).

Como as informações são mantidas por pulsos elétricos, mas, se houver falta de energia pelo desligamento do computador, os dados presentes nesse tipo de memória, serão perdidos, portanto, pode xingar!.

 4. Memória ROM

ROM é a sigla de Read Only Memory, ou seja, Memória de Somente Leitura, pois não podemos apagar a informação que vem gravada nela. Portanto, ela é uma memória não volátil, logo, não perde seus dados se houver interrupção de energia e não precisa que o computador esteja ligado à energia elétrica para manter seus dados.

 Está presente principalmente em um chip fixado à placa mãe, que traz informações gravadas de fábrica que não podem ser alteradas pelo usuário e um programa chamado BIOS (Basic Input/Output System), ou seja, Sistema Básico de Entrada/Saída. É um software gravado na memória ROM, por isso, ele é o primeiro software que é executado quando ligamos o computador. Outro programa gravado na memória ROM é o POST, que é executado toda vez que ligamos o computador para checagem e contagem da memória.

Memória de Computador (rom).

Exemplo de memória ROM
http://zavelos.ru/forum/10309-Pereproshit-BIOS-help-needed

Existem muitas outras informações a respeito das memórias de computador que vamos conhecer em outras oportunidades! Mas para isso vocês precisam continuar nos acompanhando!

Monte o seu curso Maxi Educa

Por enquanto, guarde essas informações em sua memória e treine com as questões de concurso que deixamos para você!

5. Questões de concurso sobre Memória de Computador

5.1. Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Informática (HUJB – UFCG)

Conjunto de chips semicondutores que armazena dados na forma de pulsos elétricos, o que significa que os dados só são armazenados enquanto houver energia. De acordo com essa afirmação, qual é o tipo de memória em questão?

a) Memória RAM.

b) Memória ROM.

c) Memória PROM.

d) Memória EPROM.

e) Memória Flash.

RESPOSTA: A

5.2. Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Informática (HUJB – UFCG)

Esse tipo de memória permite apenas leitura. As informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e não é possível alterar essa informação ou apagá-la, somente é possível acessá-la. Outra característica importante é que esse tipo de memória não é volátil. A memória em questão é conhecida como

a) memória RAM.

b) memória ROM.

c) memória PROM.

d) memória EPROM.

e) memória Flash.

RESPOSTA: B

5.3. Ano: 2017 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Tanguá – RJ Prova: Técnico de Enfermagem

É um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Tais conceitos se referem a:

a) Memória PROM

b) Memória ROM

c) Memória RAM

d) Memória CRT

RESPOSTA: C

5.4. Ano: 2017 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: Técnico de Laboratório/Área: Informática

São características das memórias RAM as abaixo relacionadas, EXCETO:

a) suportar acesso aleatório.

b) admitir gravação uma única vez.

c) ser volátil.

d) poder ser do tipo estática ou dinâmica.

e) permitir leitura e escrita.

RESPOSTA: B

Não canse! É a saideira!

5.5. Ano: 2017 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Radiologia (HUJB – UFCG)

A memória é um componente fundamental do computador. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de memória que permite apenas leitura utilizada para armazenar informações do fabricante e que fornece instruções ao sistema quando este é ligado.

a) RAM

b) REM

c) RIS

d) ROM

e) HIS

RESPOSTA: D

Gostou do artigo? Mande sua opinião para nós! Dessa maneira podemos continuar elaborando conteúdos legais!

Fonte da imagem destacada: https://pixabay.com/pt/bordo-circuito-centro-de-controle-780323/

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Maria Pires 19 out 2017

    Eu amei!!! E ajudou muito!! Gracias!☺☺

  • Maxi Educa 20 out 2017

    Bom dia Maria. Obrigada por participa deixando aqui seu comentário. Ficamos felizes que nosso post tenha auxiliado seus estudos. Temos outras postagens sobre Informática, dê uma conferida.... Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Egledson 28 nov 2017

    Muito completo. Gostei de verdade. :D Ajudou bastante!

  • Maxi Educa 29 nov 2017

    Bom dia Egledson Muito obrigada por deixar aqui seu comentário. Segue o link para que acompanhe outros posts sobre Informática: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fabiano Rodrigues 04 dez 2017

    Muito bom!!!

  • Maxi Educa 05 dez 2017

    Bom dia Fabiano. Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • elci rocha 01 fev 2018

    muito útilpara meu aprendizado em informática.

  • Maxi Educa 02 fev 2018

    Bom dia Elci Agradecemos seu comentário em nosso post. Ficamos muito felizes por termos colaborado com seu aprendizado. Esse outro post também trata de memória, acesse e confira: http://blog.maxieduca.com.br/memoria-cache-computador/ Temos outros blogs sobre Informática, continue nos acompanhando. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriel Camargo 06 mar 2018

    Sou da facul FUVEST, estou com uma pergunta na qual pede a diferença de velocidade da ram e da ROM, sabe me informar qual essa diferença?

  • Maxi Educa 09 mar 2018

    Boa tarde Gabriel Agradecemos sua participação em nosso post, deixando aqui sua dúvida, cuja resposta segue logo abaixo: RAM é a memória de acesso aleatório. É um depósito temporário. É muito mais rápido do que a leitura de um disco, mas também fica apagado quando o dispositivo fica desligado (a regra habitual é os dados serem lidos em 6 segundos, a menos que você congelá-los imediatamente). É chamado de "Memória de acesso aleatório" porque você pode acessar qualquer parte da qualquer momento, ao contrário de um disco rígido tradicional onde você tinha que girar o disco ao redor para encontrar a parte que você está procurando. Ter mais memória RAM significa que o dispositivo vai parecer mais rápido, porque a maioria dos programas são realmente vinculados (você gasta muito tempo à espera de coisas a serem lidos da memória, e a RAM é mais rápido do que a ROM ou um disco rígido). Leia outros posts sobre Informática acessando: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rodrigo 16 abr 2018

    Muito bom o assunto. Altos papiro!

  • Maxi Educa 17 abr 2018

    Bom dia Rodrigo. Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Acesse outros posts sobre Informática: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Ajudou bastante. Obrigada! 18 abr 2018

    Ótimo exercício para concurseiros. Bora estudar, pessoal.

  • Maxi Educa 18 abr 2018

    Bom dia Jocilene. Obrigada por participar do nosso post deixando aqui o seu comentário. Disse tudo bora estudar e conte conosco acessando outros posts sobre Informática: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jocilene 18 abr 2018

    Ótimas questões.

  • Maxi Educa 18 abr 2018

    Bom dia Obrigada por participar deixando aqui o seu comentário. Leia outros posts sobre Informática acessando: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fabrício 18 abr 2018

    O jeito como o tema é abordado, a simplicidade, PERFEIÇÃO! Muito legal!

  • Maxi Educa 19 abr 2018

    Bom dia Fabrício. Agradecemos sua participação em nosso post. Ficamos imensamente contentes que você tenha gostado da forma como abordamos esse tema. Leia outros posts sobre informática acessando: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maxsuania de Sousa Gomes 17 maio 2018

    Ótimas questões!!

  • Maxi Educa 18 maio 2018

    Bom dia Maxsuania Agradecemos imensamente sua participação em nosso post. Ficamos felizes que você tenha gostado das questões e que elas tenham contribuído para os seus estudos. Temos outros posts sobre Informática, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Daniel Rodrigues 23 maio 2018

    Quero saber sobre os tipos de ROM. Essas perguntas ai são muito fáceis, talvez por causa que tínhamos acabado de ler o artigo. 

  • Maxi Educa 25 maio 2018

    Bom dia Daniel Agradecemos sua participação em nosso post. Enviaremos anexo ao seu e-mail um material para auxiliar nos seus estudos.

  • Mima 30 jun 2018

    Maravilhoso este artigo.Obrigada

  • Maxi Educa 02 jul 2018

    Bom dia Obrigada pelos comentários, sua participação é muito importante para nós. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Irlânia Maia 21 ago 2018

    O artigo foi objetivo e contribuiu para dirimir dúvidas sobre o conteúdo e de grande valia as questões proposta para fixar o conteúdo. Obrigada pela contribuição.

  • Maxi Educa 21 ago 2018

    Bom dia Irlânia Obrigada por deixar o seu comentário em nosso post. Ficamos imensamente satisfeitos por ter contribuído com seus estudos. Leia outros posts sobre Informática, acesse: http://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Allef 01 nov 2018

    Ótimo! Ajudou muito !

  • Maxi Educa 01 nov 2018

    Bom Dia Allef, Obrigado por participar do nosso blog e deixar seu comentário. Sugiro que leia outros assuntos sobre Informática, acessando: https://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cristina 11 nov 2018

    Gostei muito do artigo

  • Maxi Educa 12 nov 2018

    Boa Tarde Cristina! Fico feliz que gostou do nosso blog, se quiser ver outros assuntos sobre Informatica acesse: https://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Allef 08 dez 2018

    Show de bola !

  • Maxi Educa 10 dez 2018

    Olá Allef!! Obrigado por deixar seu comentário no nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Matheus 17 dez 2018

    Nossa senhora, gostei de mais da explicação e das questões no final. Estou estudando para concurso.

  • Maxi Educa 17 dez 2018

    Olá Matheus, Bom Dia!! Obrigado por participar do nosso blog, se quiser ver outros assuntos como esse acesse: https://blog.maxieduca.com.br/informatica/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Larissa 12 jan 2019

    Amei, muito interessante, explicativo, as perguntas deram ainda mais a fixação de conhecimento .

  • Maxi Educa 14 jan 2019

    Olá Larissa, Bom Diaa!! Obrigador por participar do nosso blog. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • daniel 26 fev 2019

    muito top!

  • Maxi Educa 26 fev 2019

    Olá Daniel, Bom Dia!! Agrademos seu comentário em nosso post, e fique ligado que todos os dias novos assuntos serão postados. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Lais 18 mar 2019

    Ótimo conteúdo!

  • Maxi Educa 19 mar 2019

    Olá Lais, Bom Dia!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Antonio Guedes 11 abr 2019

    Muito Bom

  • Maxi Educa 11 abr 2019

    Olá Antonio, Boa Tarde!! Obrigado por deixar seu comentário em nosso post, nossa meta é passar algum tema de forma clara e objetiva para que todos entendam. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • FABIANO FARIAS 28 jun 2019

    ME AJUDOU MUITO E COMPREENDER MINHAS DUVIDAS OBRIGADO

  • Maxi Educa 01 jul 2019

    Fabiano, que bom! E qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar :) Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • michelle ribeiro 26 jul 2019

    Adoreiiiiii

  • Maxi Educa 27 jul 2019

    Olá Michelle, tudo bem? Ficamos felizes que tenha gostado do nosso post, obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sabao zacarias martins 30 jul 2019

    obrigado por ter me ajudado na explicacao das diferencas existentes entre essas duas memorias expecificadamente: memoria RAM e ROM. MUITO OBRIGADO E CONTINUEM TRAZENDO INFORMACOES COMO ESSAS.

  • Maxi Educa 31 jul 2019

    Olá Sabao, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jacques 13 ago 2019

    Conteúdo, simples e completo, gostei.

  • Maxi Educa 13 ago 2019

    Oi Jacques, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Letícia 15 ago 2019

    Muito bom adorei me ajudou bastante a entender o conteúdo! Mas gostaria de saber qual a diferença de um SSD e um HD?

  • Maxi Educa 15 ago 2019

    Oi Letícia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! O HD é formado por um disco rígido de cerâmica, alumínio ou vidro, e este disco é revestido por um material magnético. Muito próximo deste disco fica uma "cabeça" que detecta a magnetização em certos setores deste disco (que fica girando), e é assim que o HD faz a leitura de arquivos. Já o SSD não possui partes móveis e ele grava arquivos por meio de memória flash, da mesma forma que smartphones, tablets e pendrives. A principal diferença entre eles é a velocidade de acesso aos arquivos, o SSD é muito mais rápido que o HD. Certo Letícia? Espero ter respondido a sua dúvida. Navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br) e descubra mais conteúdos, garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Rayane 27 ago 2019

    Ótimas informações eu estudando para concurso e tirei muitas dúvidas

  • Maxi Educa 28 ago 2019

    Olá Rayane, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • claudia 19 set 2019

    muito obrigada. As informações me foram muito úteis.Me ajudaram demais.

  • Maxi Educa 19 set 2019

    Oii Claudia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • milton venancio 20 set 2019

    Não consigo baixar o conteúdo como faço para baixar ?!

  • Maxi Educa 20 set 2019

    Olá Milton, bom dia! Infelizmente não podemos disponibilizar esse post, pois eles pertencem aos escritores do mesmo. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Robson 21 set 2019

    Muito bom !

  • Maxi Educa 23 set 2019

    Oii Robson, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriel 03 out 2019

    Muito bom!!! Sucinto e coerente... Obrigado pelas dicas, aula extremamente útil para concursos..

  • Maxi Educa 04 out 2019

    Oii Gabriel, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Florindo 10 out 2019

    Gostei .. que continuem assim. So uma duvida. Como è que se quantifica o espaço duma memoria?

  • Maxi Educa 16 out 2019

    Olá Florindo, tudo bem? "O Windows mostra um tamanho menor do que (supostamente) deveria para a capacidade de uma memória. A diferença está nos padrões de medida utilizados para quantificar essa capacidade. Para saber a capacidade real, é necessário verificar se a unidade de medida que foi utilizada para representar sua capacidade estava em base binária ou decimal. Para exibir unidades de capacidade de armazenamento, dois sistemas numéricos podem ser usados: o binário, cujo valor de um kilobyte é igual a 1.024 bytes, e o decimal, no qual um kilobyte é igual a 1.000 bytes. O padrão adotado pelos principais fabricantes para representar a capacidade de armazenamento é o sistema decimal. Apesar de se ter mais bytes no sistema binário, a representação no sistema decimal de um GB mostra uma capacidade maior. No caso de uma memória RAM com tamanho de 4 GB, em algumas versões do Windows (quando em relação a um sistema operacional de 32-bits), o máximo suportado é de 3,25 GB. Portanto, o sistema não consegue utilizar toda a capacidade instalada, reconhecendo seu valor máximo." Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jeronimo Francisco 15 out 2019

    De fato, é agradecer, pois eu precisava ter um pouco de conhecimento pelas funções de memórias de Pc.

  • Maxi Educa 16 out 2019

    Oii Jeronimo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • renato 20 out 2019

    muito bom, eu já conhecia o conteúdo, mas é sempre bom rever e dessa forma como esta, ficou bem prático e fácil de fixar.

  • Maxi Educa 21 out 2019

    Oii Renato, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sávio Vinícius 03 jan 2020

    Gostei muito,sem dúvidas me ajudou bastante parabéns

  • Maxi Educa 03 jan 2020

    Oi Sávio, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Excelente conteúdo!!! 17 jan 2020

    Excelente conteúdo!!!

  • Maxi Educa 17 jan 2020

    Oi Roberta, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • JP 13 fev 2020

    Estou iniciando meus estudos na área de informática e sua explicação foi bastante lúcida e em linguagem acessível para leigos! Muito obrigado!

  • Maxi Educa 14 fev 2020

    Olá João, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • wellington 14 fev 2020

    muito bom!

  • Maxi Educa 15 fev 2020

    Olá Wellington, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edvaldo nunes 25 fev 2020

    muiito bom o conteudo , pois é um assunto que sempre causa confusao na hora de resolver questoes, continue ajudando a nós concurseiros obrigado

  • Maxi Educa 26 fev 2020

    Olá Edvaldo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marizete Aragao 15 mar 2020

    Obrigada pela expilcação e exercícios. Valeu!!

  • Maxi Educa 16 mar 2020

    Oi Marizete, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Micaela 19 mar 2020

    Super simples e fácil de entender! Complementou muito no meu estudo. Parabéns pelo blog, eu amei! <3

  • Maxi Educa 19 mar 2020

    Olá Micaela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Tudiuana jorge 09 abr 2020

    Gostei muito deu para aprender

  • Maxi Educa 11 abr 2020

    Olá Tudiuana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriel 16 abr 2020

    Muito bom, finalmente percebi o que é a memória, obrigado!

  • Maxi Educa 16 abr 2020

    Olá Gabriel, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Arnobio 08 jul 2020

    Gostei muito são assuntos de meu interesse e estou sempre buscando matérias relacionadas adoro fazer estudos sobre placa mãe,eletrônica e informática ...

  • Maxi Educa 08 jul 2020

    Olá Arnobio, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Hadassa Dias 08 jul 2020

    ameii, me ajudou muito, sempre achei muito fácil essa parte de memórias, porém só agora consegui tirar as dúvidas pra valer! estudo pra T.I e pra concurso relacionado.

  • Maxi Educa 08 jul 2020

    Olá Hadassa, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • PATRICIA 30 jul 2020

    Eu tb gostei muito. Muito esclarecedor.

  • Maxi Educa 30 jul 2020

    Olá Patricia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Camila 05 ago 2020

    Olá! Adorei ! Muito boa a explicação ! RAM x ROM muito bem exemplificado! Valeu as dicas ?

  • Maxi Educa 05 ago 2020

    Olá Camila, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elias 06 ago 2020

    Excelente metodologia de ensino.

  • Maxi Educa 07 ago 2020

    Olá Elias, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ana gabriela 13 ago 2020

    não estou conseguindo dar ctrl c e ctrl v :( é para um trabalho e nn consigo, achei a pesquisa mt boa, resumida porém completa, mas o único problema é q nn consigo copiar e copla :(

  • Maxi Educa 13 ago 2020

    Olá Ana, tudo bem?? Infelizmente não podemos disponibilizar esses artigos, por isso não funciona o ctrl c e ctrl v, rsrs Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jonatas 18 set 2020

    Muito legal. Parabéns.

  • Maxi Educa 18 set 2020

    Olá Jonatas, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gislene Bustamante 21 set 2020

    Quando a um defeito no periféricos do computador que é o mouse e não consigo desligar o computador o que fazer , caso tenha que desligar da tomada direto . E se desligar da tomada no outro dia liguei ele o computador não corresponde os dados armazenado nele eu perdi os dados como recuperar os arquivos

  • Maxi Educa 22 set 2020

    Olá Gislene, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Fernando César Gonçalves 24 nov 2020

    Quero sabe mais

  • Maxi Educa 25 nov 2020

    Olá Fernando, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Theus 26 nov 2020

    Excelente! Tudo muito bem explicativo e no final ainda uns exercícios para fixar o conteúdo.

  • Maxi Educa 26 nov 2020

    Olá Theus, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Jordão Chimboma 27 nov 2020

    Foi muito legal... Minha duvida é, em todas elas citadas, qual é a memoria principal?

  • Maxi Educa 27 nov 2020

    Olá Jordão, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Edison Bressani 07 dez 2020

    Muito bom pois faz lembrar do que estou estudando

  • Maxi Educa 08 dez 2020

    Olá Edison, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Adrielly 20 dez 2020

    Ajudou muito ? Obrigada ???

  • Maxi Educa 21 dez 2020

    Olá Adrielly, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Isabella Andrade 16 jan 2021

    Execelente artigo e com questoes de concursos ficou ainda melhor. Agradeço!

  • Maxi Educa 01 fev 2021

    Olá Isabella, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • bispo 18 jan 2021

    muito bom ! sanou minhas dúvidas sobre o assunto.

  • Maxi Educa 01 fev 2021

    Olá Valdir, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • lucas 27 fev 2021

    Ótimo artigo, e ajudou muito com as questões de fixação !!!

  • Maxi Educa 01 mar 2021

    Olá Lucas, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Guinilda 30 maio 2021

    Gostei bastanteee, Muito obrigada pelo o conteúdo

  • Maxi Educa 31 maio 2021

    Olá Guinilda, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • felipe 18 jun 2021

    Ajudou muito!!! vou para prova pra gabaritar!

  • Maxi Educa 19 jun 2021

    Olá Felipe, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Yúrik Bié 20 jun 2021

    Bem explicado, agora sinto que estou esclarecido, força, continuem ajudando pois isso é muito benéfico... obrigado

  • Maxi Educa 21 jun 2021

    Olá Yúrik, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dolabela 03 ago 2021

    Tenho 70 anos...e achei excelente a materia..esclarece muito...outro detalhe..as dicas de concurso.excelentes...Parabéns pelos conteudos dos artigos.

  • Maxi Educa 04 ago 2021

    Olá Dolabela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Glaucilene 22 ago 2021

    Nossa, que explicação maravilhosa! Parabéns!

  • Maxi Educa 23 ago 2021

    Olá Glaucilene, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Gabriel Silva 01 out 2021

    A um tempo meu filho estava me deixando preocupado com o uso excessivo do celular, pesquisando na internet encontrei um programa incrível onde consigo ver tudo que meu filho esta fazendo no celular. Gostei muito do programa com ele posso ficar mais tranquilo pois posso ver tudo que meu filha acessa no celular. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-celular-gratis

  • Bruna Alves 10 out 2021

    Boa noite! Parabéns pelas excelentes explanações, ajudou-me bastante. Amei os exercícios no final do artigo, muito obrigada!

  • Maxi Educa 13 out 2021

    Olá Bruna, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Henock McCoy 18 out 2021

    Gostei imenso me ajudou muito. Obrigado pela informação!??

  • Maxi Educa 19 out 2021

    Olá Henock, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Julio Cesar 06 nov 2021

    Boa tarde ! Agradeço a disponibilidade do conteúdo. Foi de grande ajuda. Muito eficiente o método de questões no final !

  • Maxi Educa 08 nov 2021

    Olá Julio, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cleisson 13 jan 2022

    Ajudou demais, foi bem resumido e direto ao ponto. Acertei todas as questões.

  • Maxi Educa 17 jan 2022

    Olá Cleisson, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Stela 06 abr 2022

    De que tipo de velocidade o RAM depende?

  • Maxi Educa 06 abr 2022

    Olá Stela, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais