fbpx

CONHEÇA OS MUROS GEOGRÁFICOS CONTEMPORÂNEOS QUE DIVIDEM O MUNDO! E NADA DE FICAR EM CIMA DO MURO, HEIN?

Por Angélica Calil 27 mar 2017 - 10 min de leitura

Muros são paredes robustas de pedra, cantaria, alvenaria etc., utilizadas para cercar determinada área, servindo-lhe de proteção e/ou limite.

Os muros

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/

O que são muros?

 

muro de tijolos

Fonte: http://2.bp.blogspot.com

Muros são obras extensas e robustas, construídas para cercar e defender uma cidade (muralha).

Qualquer coisa que sirva de divisa entre espaços é definida como um muro.

Muro também é tudo aquilo que se presta a defender alguém ou algo de dano, ameaça, perigo etc.; (defesa, proteção).

Os muros crescem por todo lado e formam uma imensa barreira geográfica. Historicamente haviam 16 muros que defendiam as fronteiras pelo mundo. Hoje, esse número cresceu para 65, já construídos ou em construção.

Contemporaneamente falando, o principal motivo para o aumento significativo da criação desses novos muros, é o controle do fluxo migratório nas fronteiras dos países.

Vamos começar relembrando um pouco sobre um Muro muito famoso e frequentemente questionado em provas e concursos em geral: O MURO DE BERLIM.

 

Muro de Berlim

Fonte: http://www.abril.com.br/imagem/mulher-observa-muro-berlimg.jpg.

Em 1961, a Alemanha viveu uma experiência até então inédita em outros países: viu sua capital, Berlim, ser dividida em dois lados por um muro, com cada lado governado por regimes politicamente contrários simbolizando a divisão do mundo entre os blocos capitalista e socialista, uma herança da Guerra Fria.

Já em 1989, enquanto aqui no Brasil se realizava a primeira eleição direta para presidente da república depois da ditadura militar, o mundo todo também sofria significativas mudanças…

No entanto, nada marcaria mais o ano de 1989, como aquele dia 09 de novembro, o dia da Queda do Muro de Berlim.

 

OS OUTROS “MUROS DE BERLIM” OU MUROS CONTEMPORÂNEOS

 

 

Queda do Muro de Berlim

Fonte: http://conteudo.imguol.com.br

A queda do muro na Alemanha não foi o fim de cidades ou países divididos por um concreto, pois erguer outros muros foi a solução que muitos países encontraram para, por exemplo, tentar impedir a entrada de imigrantes em seus territórios ou representar sua divisão ideológica.

Vejamos alguns deles…

CISJORDÂNIA

 

 

Muro Cisjordânia

Fonte: https://4.bp.blogspot.com

Na região da Cisjordânia há um muro de concreto sendo construído por Israel. Segundo as autoridades israelenses, a barreira física seria uma medida de segurança, mas na prática separa os palestinos dos israelenses. Em 2004, a Corte Internacional de Justiça alegou que a construção é ilegal e violaria o direito internacional. Ela apelou a Israel para destruir o muro, sem sucesso.

EUA-MÉXICO

 

Cerca de 1.000 km já são cobertos de fronteira dos Estados Unidos com o México são cobertos por barreiras físicas, como cercas e muros. Elas estão situadas nas cidades de El Paso e Ciudad Juárez, e também entre San Diego e Tijuana. Essas barreiras são o símbolo da política anti-imigração norte-americana. Com os ataques de 11 de Setembro de 2001, os EUA apertaram ainda mais o cerco, temendo que terroristas pudessem entrar em território norte-americano via México.

É claro que não poderíamos deixar uma figura importante, que atualmente polemizou, reacendendo o tema “MURO”, fora dessa nossa conversa, não é?

Quem seria????

Quem seria?

Fonte: http://bemblogado.com.br

Isso mesmo: Ele, Donald Trump

TRUMP e Muro

Fonte: http://pm1.narvii.com

A administração de Donald Trump prepara-se para a construção de um muro na fronteira com o México com nove metros de altura, que tenha bom aspecto do lado norte e que seja difícil de “trepar e cortar” (termo utilizado pelo próprio Trump). Trump já disse que quer construir um — impenetrável, enorme, poderoso e lindo muro na fronteira.

De acordo com a descrição, o muro deve estar enterrado em 1,8 metros no solo e incluir portões automáticos para peões e veículos, e ser construído de uma forma que leve, pelo menos, uma hora para ser cortado.

O projeto é gigantesco (alguns estudos apontam que um muro dessas proporções precisaria de três vezes mais aço do que o necessário na construção da Represa Hoover) e cobriria uma área de 3.100km. Levando em consideração a geografia da fronteira, isso incluiria atravessar todos os tipos de terrenos, de rios à vales, de desertos à áreas repletas de verde.

COREIA DO NORTE – COREIA DO SUL

 

 Muro Coreia Norte e Sul

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br

Em 1977, a Coreia do Sul construiu um muro na fronteira com a Coreia do Norte. Além de ser uma barreira física, o muro dividiu ideologicamente os países durante a Guerra Fria: o norte comunista (apoiado pela URSS), e o sul, capitalista, sob influência dos EUA. A porção de território foi transformada em uma zona desmilitarizada. Ou seja, uma faixa “neutra” onde militares das duas Coreias podem transitar, mas sem cruzar a linha que demarca o território e cada um dos países. É a fronteira mais militarizada do mundo, com cerca de 1 milhão de soldados a postos.

ESPANHA-MARROCOS: MUROS DE CEUTA E MELILLA

 

 

muro-de-ceuta

Imagem do Muro de Ceuta. Créditos da imagem: Xemenendura / Wikimedia Commons. Fonte: http://brasilescola.uol.com.br

 

muro-de-melilla

Imagem do Muro de Melilla. Créditos da imagem: Ongayo / Wikimedia Commons. Fonte: http://brasilescola.uol.com.br

 

Ceuta e Melilla são enclaves espanhóis no norte África. As duas cidades fazem divisa com o Marrocos e estão muito próximas do Estreito de Gibraltar, que separa os dois continentes. Até os anos 1990, a divisão entre os territórios espanhol e marroquino era pouco perceptível, e o trânsito de pessoas de um local para o outro era comum. Com a criação da União Europeia e a política de livre-circulação dos cidadãos europeus, a Espanha foi incentivada a apertar o cerco em suas zonas fronteiriças. Os muros chegam a ter 20 quilômetros de extensão e o principal objetivo é impedir a imigração de africanos para a Europa.

GRÉCIA-TURQUIA: MURO DE EVROS

 

 

Muro Grécia - Turquia

Fonte: http://operamundi.uol.com.br

 

O muro construído em 2012 pela Grécia na fronteira da Turquia visa coibir a entrada de imigrantes ilegais. Segundo estimativas, cerca de 90% dos imigrantes que ingressam de forma ilegal na União Europeia o fazem por meio dessa fronteira. Ele foi construído ao longo de um trecho da margem do rio Evros, fronteira natural que separa a o território europeu dos vizinhos turcos.

MURO DO CHIPRE (LINHA VERDE)

 

 

muro-do-chipre

Créditos da imagem: Stéphane M. Grueso / Wikimedia Commons. Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-muros-que-dividem-mundo.htm.

O Muro do Chipre, também chamado de Linha Verde, é uma barreira dentro da ilha europeia que já foi dominada por vários povos ao longo da história. Após a independência do país, iniciaram-se vários conflitos envolvendo a maioria turca e a minoria grega. Por essa razão, foram promovidas várias tentativas de paz que culminaram no estabelecimento da linha verde pela ONU e na construção do muro na cidade de Nicósia, em 1974.

Apesar de parte do muro ter sido destruída e de haver certa tensão entre os dois lados, ele ainda existe. No entanto, é permitido cruzar de um lado para outro, embora a barreira ainda sirva como uma espécie de vigilância e também como uma forma de demarcação territorial.

HUNGRIA – SÉRVIA

Muro Hungria e Sérvia

Fonte: https://pt.wikipedia.org

Em julho de 2015, o exército húngaro começou a erguer um muro de175 km ao longo da fronteira entre a Hungria e a Sérvia, para diminuir o fluxo de migrantes que utilizam a rota dos Balcãs para alcançar a Europa ocidental. Essa decisão teve o apoio da maioria parlamentar na Hungria, mas foi contestada pela Sérvia.

ÍNDIA – BANGLADESH

 

muro india-bangladesh

Fonte: http://www.thehealthculture.com

Com 4.096 km de extensão, este muro está entre os cinco maiores do mundo. Em 1986, o Parlamento indiano aprovou a construção desta na fronteira para evitar a entrada de imigrantes ilegais. A construção começou apenas em 1993 e provocou a morte de 700 cidadãos de Bangladesh, entre 2000 e 2007.

ÍNDIA – PAQUISTÃO

 

muro india - paquistão

 Fonte: http://istoe.com.br

O muro que divide a Índia do Paquistão, também conhecido como “Linha de Controle”, começou a ser construído em 2003, depois de um acordo de cessar-fogo. As rivalidades entre a Índia e o Paquistão remontam a 1947. Desde então, defrontaram-se em três guerras, uma das quais pela disputa do território de Caxemira. Em 2004, depois de um conflito de fronteira, a Índia começou a construir uma barreira com o Paquistão.

BAGDÁ

 

 

muro bagdá

fonte: www.yahoo.com

Em 2007, militares norte-americanos construíram um muro no distrito de Bagdá, com o objetivo de separar a comunidade sunita e xiita. Esta estrutura tem cerca de 5 Km e, apesar de ter sido apresentada como uma medida provisória, continua ainda de pé.

GEÓRGIA – OSSÉTIA DO SUL

Georgia

 Fonte: http://fakty.interia.pl

Em 2013, as tropas russas começaram a construir uma barreira com cerca de 400 Km de comprimento, entre a Geórgia e a Ossétia do Sul, território conhecido pela Rússia como estado independente (algo que a comunidade internacional não reconhece). O tratado do muro faz com que uma aldeia, Dvani, fique dividida. No ano de 2008, a Geórgia e a Rússia travaram uma guerra na região, que terminou com a retirada das tropas da Geórgia.

ISRAEL – FAIXA DE GAZA

 

 

Israel - Faixa de gaza

 Fonte: http://rr.sapo.pt/especial/23230/muros_que_dividem_o_mundo.

 

Os territórios da Faixa de Gaza e Israel estão divididos desde 1994, por um muro que é protegido por tropas israelitas. Esta divisão estende-se por cerca de 64 Km e há apenas alguns pontos onde os cidadãos podem atravessar a fronteira.

EGITO – FAIXA DE GAZA

 

 

Egito - faixa de gaza

 Fonte: http://rr.sapo.pt/especial/23230/muros_que_dividem_o_mundo.

O muro que separa o Egito da Faixa de Gaza foi construído em 2009, após um acordo entre o governo egípcio e o israelita. O Egito concordou com a criação de uma zona tampão entre o seu território e a faixa de Gaza e destacou tropas para impedir militantes ou contrabandistas de ultrapassar a linha da fronteira. Em conjunto com a parte israelita, a barreira fica com 255 Km de extensão.

BULGÁRIA – TURQUIA

 

 

Bulgaria_Turquia

 Fonte: http://rr.sapo.pt/especial/23230/muros_que_dividem_o_mundo.

O governo búlgaro começou a reforçar o controle da sua fronteira com a Turquia, em 2004. Uma das medidas foi a construção de um muro com cerca de 160 Km ao longo da linha fronteiriça, um dos principais pontos de contrabando para o grupo autodenominado Estado Islâmico, que opera no Iraque e na Síria. O objetivo da Bulgária é a diminuição do fluxo de imigrantes e prevenir ataques terroristas.

MARROCOS – SAARA OCIDENTAL

 

Marrocos

Fonte: http://rr.sapo.pt/especial/23230/muros_que_dividem_o_mundo.

A parede de areia que separa o Saara Ocidental e Marrocos, no Norte da África, foi construída em 1987. Esta estrutura tem, aproximadamente, 2700 Km de extensão e é a segunda maior barreira de segurança do mundo. Foi criada para pôr fim aos ataques de tropas separatistas no Saara Ocidental. Trincheiras, arame farpado, minas terrestres, bem como um número substancial de soldados ainda guardam esta zona.

IRLANDA CATÓLICA – IRLANDA PROTESTANTE

 

Irlanda

Fonte: http://rr.sapo.pt/especial/23230/muros_que_dividem_o_mundo.

 

Em Belfast, na Irlanda do Norte, os “muros da paz” dividem a comunidade católica da comunidade protestante. Atualmente existem 99 barreiras na cidade de Belfast e outras paredes semelhantes na cidade de Derry. No total, estas barreiras estendem-se por, aproximadamente, 5 Km.

Espero que depois dessa nossa conversa, o assunto Muros Geográficos não seja mais uma barreira aos seus estudos!

E lembre-se sempre:

superar obstaculos

Até nosso próximo bate papo!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais