fbpx

Sexualidade e à Saúde do Homem nas diversas fases da vida em atenção ao Novembro Azul

Sexualidade e à Saúde do Homem nas diversas fases da vida em atenção ao Novembro Azul
Por Antonio Carlos Gelamos 07 nov 2017 - 11 min de leitura

Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

 Sexualidade e à Saúde do Homem nas diversas fases da vida em atenção ao Novembro Azul

fonte: http://www.taperoa.com

Saúde na Infância do Menino

fonte: http://ladoaladopelavida.com.br

Vale ressaltar que o Novembro Azul também é válido para os meninos, então vãos há algumas doenças prevalentes em meninos.

Criptorquidia

Nos últimos meses da gestação, os testículos formados no interior do abdômen devem migrar para a bolsa escrotal, seguindo um caminho que passa pelo canal inguinal. A criptorquidia ocorre quando um deles ou os dois ficam parados em algum ponto desse caminho por causa de hérnias ou anomalias na conformação do abdômen inferior.

fonte: https://drauziovarella.com.br

Assim que a criança nasce, é importante verificar se existe ou não criptorquidia. Se os testículos não estiverem situados na bolsa escrotal, a conduta é observar como evolui o caso durante um ano, um ano e meio, porque eles podem migrar naturalmente. Caso contrário, o menino deve corrigir a anomalia precocemente para preservar a função germinativa.

Fimose

A fimose também pode ser tratada no Novembro Azul. Trata-se da incapacidade de retrair o prepúcio e expor a glande, a cabeça do pênis. Ou seja, o anel mais fechado do prepúcio impede que a pele que recobre o pênis se retraia e a glande apareça. Isso compromete as condições de higiene e pode dificultar a relação sexual. Eventualmente, porém, a glande pode ficar recoberta porque há excesso de pele. Se ela retrair facilmente, permitindo que a cabeça do pênis seja exposta sem dificuldade, não constitui problema e nada precisa ser feito.

Balanite

A balanite afeta cerca de um a cada vinte homens. Ela se expressa através do inchaço da pele ou da glande do pênis. Ocorre principalmente em homens não circuncidados. É uma inflamação, geralmente causada por infecções ou condições crônicas na pele. Higiene inapropriada pode contribuir para esta irritação na pele. Na prática, excesso de higiene abrasiva e a falta dela pode contribuir para o surgimento no problema. Em geral, a condição é causada pela reprodução anormal de bactérias ou fungos. A pele do pênis é o local ideal, pois reúne bastante umidade ao redor da glande.

Saúde do Adolescente

 

fonte: http://ladoaladopelavida.com.br

Disfunção Erétil

A disfunção erétil, também conhecida de impotência sexual, é a dificuldade de manter a ereção peniana, em pelo menos 50% das tentativas, por tempo suficiente para permitir a penetração vaginal e a satisfação sexual. Ela ocorre devido a um desequilíbrio entre a contração e o relaxamento da musculatura lisa do corpo cavernoso. A ereção é o resultado de um trabalho conjunto do sistema nervoso vascular e hormonal. As células das artérias penianas recebem a mensagem para relaxar o tecido muscular, propiciando aumento no fluxo sanguíneo e, assim, inchando o órgão. Suas causas variam e podem ser relacionadas a motivos psicológicos, orgânicos ou ambos os casos. No adolescente, após sua primeira ejaculação (ocorre por volta dos 12 anos), deve-se observar se não ocorrerá essa disfunção.

Ejaculação Precoce

É uma disfunção sexual masculina que acelera o processo de ejaculação durante o ato sexual. Ela ocorre com grande frequência, e é caracterizada pela insatisfação do tempo de penetração até a ejaculação. Os resultados são graves, com abalo psicológico e afastamento na intimidade sexual. Além disso, pode gerar preconceito, por parte do próprio paciente, o que o leva à falta de diagnóstico e tratamento. Na adolescência isso torna-se mais agravante pelo fato do pudor do menino em tentar procurar ajuda.

Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs

É um grupo de doenças contraídas por meio do ato sexual, sem proteção (camisinha), onde há troca de fluídos dos órgãos genitais. Elas podem ser de origem viral, bacteriana ou por parasitas. Entre as mais comuns estão o HIV, sífilis, gonorreia, herpes, HPV e clamídia. Elas são associadas a frequente troca de parceiros, mas casais sadios também podem apresentar DST’s como a candidíase. Consideradas um problema de saúde pública e com tratamento complexo, essas doenças podem gerar graves complicações como esterilidade, aborto, deficiência física e mental. Nesta fase da adolescência, o menino descobre sua sexualidade e está propício a adquirir alguma DST, por isso as orientações devem ser sempre ressaltadas pelos pais neste período. Qualquer dúvida, procure ajuda médica.

 Saúde do Adulto

fonte: http://ladoaladopelavida.com.br

 Câncer de Próstata x Novembro Azul

 O Câncer de Próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.

Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

Câncer de Pênis

O câncer de pênis é um tumor maligno localizado no órgão sexual masculino. Seu acometimento é raro, já que representa cerca de 2% dos cânceres que atingem o homem. É mais frequente em homens acima dos 50 anos idade, mas pode ocorrer antes desta idade também.

Sua frequência é de 3 a 7 casos para cada 100 mil habitantes no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), embora haja um grande número de tratamentos de câncer de pênis concentrado no Estado de São Paulo, a maioria dos pacientes vem das regiões Norte e Nordeste.

A principal causa do câncer de pênis é a má higiene íntima. Por isso, fazer a limpeza adequada do órgão genital durante o banho é um hábito importante, que deve ser ensinado pelos pais desde a infância. Isso impede o acúmulo de esmegma, secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis.

Os homens que não realizaram a circuncisão (remoção do prepúcio – pele que reveste a cabeça do pênis) também estão mais propensos a ter a doença. Acredita-se que as secreções que permanecem em volta do órgão e o estreitamento do prepúcio são fatores de predisposição dos tumores.

Estudos também relacionam o câncer de pênis com a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Mesmo não sendo contagioso, as relações sexuais devem ser evitadas para não provocar atrito no órgão.

Em estágios iniciais, o câncer apresenta-se por meio de células malignas nas camadas superficiais do órgão. Esse tipo de tumor, conhecido como carcinoma de células escamosas, representa 95% dos casos e tem altas chances de cura. Com o tempo, pode se espalhar para a virilha e o abdômen. Nesses casos, a amputação parcial ou total é indicada. No Brasil, a doença leva a cerca de mil amputações do órgão todos os anos.

Câncer na Bexiga

A bexiga é um órgão que está localizado na pelve (bacia), e com o formato aproximado de uma bola. Sua principal função é armazenar a urina antes que ela seja eliminada pelo organismo. Após ser produzido pelo rim, o xixi é transportado até a bexiga por meio dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga são contraídos e o líquido é expelido pela uretra.

Os tumores de bexiga são prevalentes em homens, ainda, duas vezes mais frequentes em homens caucasianos (brancos) do que em negros.

O câncer de bexiga costuma ser diagnosticado entre os 60 e 70 anos de idade. Geralmente, aparecem um ou mais tumores pequenos e superficiais próximo à mucosa de revestimento interno do órgão. Calcula-se que cerca de 25% das pessoas que tenham câncer de bexiga poderão ter um segundo tumor primário em outro local do sistema urinário.

Há diferentes tipos de cânceres de bexiga. Eles são divididos nos tipos de células onde o tumor se inicia. Cerca de 90% dos tumores da bexiga são chamados de carcinoma de células transicionais. Ele é bastante frequente por ter origem nas células uroteliais, que revestem a parte interna do órgão. São divididos em baixo grau e alto grau (de proliferação rápida).

Saúde do Idoso

fonte: http://ladoaladopelavida.com.br

 Hiperplasia Prostática Benigna

 A hiperplasia prostática benigna (HPB) caracteriza-se pelo aumento benigno da próstata. Esta é uma condição bastante comum, que atinge cerca de 25% dos homens acima de 50 anos de idade. Após os 80 anos, sua taxa de incidência pode chegar a 90%. O HPB não é um tipo de câncer e não aumenta as chances de desenvolvimento de tumores. Entretanto, a glândula da próstata pode crescer bastante a ponto de pressionar a uretra e dificultar a passagem da urina. Esta retenção urinária pode gerar infecções urinárias ou generalizada ou até mesmo causar paralisação dos rins. Além disso, o jato de urina pode ficar mais fraco ou o homem pode sentir dificuldade para esvaziar a bexiga. As causas da hiperplasia prostática benigna ainda não são conhecidas, mas estudos indicam que o envelhecimento causa mudanças nos hormônios sexuais que podem causar o aumento da glândula.

Insuficiência Cardíaca Congestiva

 A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é uma condição ou um conjunto de sintomas em que o coração não bombeia sangue suficiente para satisfazer as necessidades do seu corpo. A insuficiência cardíaca geralmente se desenvolve gradativamente após uma lesão no coração. Algumas lesões podem incluir um ataque cardíaco, muito esforço para o coração devido há anos de pressão arterial alta e não tratada ou uma válvula cardíaca doente.

 Acidente Vascular Cerebral

 O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral, é a insuficiência no fluxo sanguíneo em uma determinada área do cérebro. É uma doença de início repentino. Pode ocorrer devido à falta de circulação provocada por obstrução de uma ou mais artérias ou por causa de um sangramento cerebral causado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo.

Atualmente, o AVC é uma das principais causas de morte no Brasil e mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, o AVC é uma das principais causas debilitantes, resultando em grande impacto na qualidade de vida e econômicos. Por isso mesmo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas urgentes para prevenção e tratamento.

A doença é uma emergência médica, podendo evoluir para resultados graves, como lesões cerebrais, coma e até a morte.

Existem dois tipos de AVC:

 Isquêmico

Corresponde a 85% dos casos e ocorre quando há obstrução da circulação em uma área específica do cérebro. O entupimento de uma ou mais artérias pode ocorre por trombose ou embolia (retorno de coágulos pela circulação venosa aos pulmões). Os idosos diabéticos, com problemas vasculares, cardiovasculares, hipertensão arterial e fumantes são os mais propensos a esse tipo de AVC.

 Hemorrágico

O hemorrágico é provocado pelo rompimento de vasos sanguíneos em virtude de traumas, hipertensão arterial e problemas de coagulação. Ocorre em 15% dos casos.

 

fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br

 

Lembramos que a leitura sobre o Novembro Azul é de caráter informativo.

 Referências

Disponível em: http://ladoaladopelavida.com.br/campanha/novembro-azul/
Disponível em: http://testosterona.me/

Esperamos que tenha gostado e aprendido mais sobre esta Doença Progressiva. Caso tenha gostado ou queira deixar um recado, deixe aqui como sugestão para as demais pessoas.

 

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais