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Resolva as operações elementares e escrita dos números para arrebentar na sua prova!!!

operações elementares. Hoje iremos resolver algumas operações elementares (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)
Por Mario Ferrara 07 ago 2018 - 4 min de leitura

 Hoje iremos resolver algumas operações elementares (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), quem nunca foi resolver um problema que precisava de várias fórmulas, interpretações e na hora de resolver uma conta básica deu uma travada, pois é meus amigos, isso é mais comum do que vocês pensam, mas seus problemas acabaram, hoje iremos abordar todos estes assuntos e ao final deixarei uma bateria de questões para vocês se deliciarem, sem mais, mãos à obra.

operações elementares. Hoje iremos resolver algumas operações elementares (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação)

 Fonte: http://www.thecollegesolution.com/where-can-you-graduate-from-engineering-school-in-four-years/

NÚMEROS INTEIROS

Os números inteiros são formados pelos Números Z={…, -2, -1, 0, 1, 2, 3,…}

Operações entre números inteiros

 Adição de Números Inteiros

Ganhar 1 + ganhar 2 = (+3)

Perder 1 + perder 2 = 3

Ganhar 8 + perder 5 = + 3

Perder 8 + ganhar 5 = 3

Subtração de Números Inteiros

Observe que em uma subtração o sinal do resultado é sempre do “maior número”.

10 – 5 = 5

4 – 5 = -1

(+6) – (+3) = (+6) + (–3) = +3

(+3) – (+6) = (+3) + (–6) = –3

(–6) – (–3) = (–6) + (+3) = –3

Multiplicação e Divisão de Números Inteiros

Regra de Sinais da Multiplicação e Divisão:

Sinais iguais (+) (+); (-) (-) = resulta em um número positivo.

Sinais diferentes (+) (-); (-) (+) = resulta em um número negativo.

 (+3) . (+2) = + 6

(+3) . (-2) = – 6

(-3) . (+2) = – 6

(-3) . (-2) = + 6

 Para a divisão segue o mesmo padrão.

(+12) : (+2) = + 6

(+12) : (-2) = – 6

(-12) : (+2) = – 6

(-12) : (-2) = + 6

Potenciação de Números Inteiros

Basta fazermos o produto da base por ela mesma, a quantidade de vezes que aparecer no expoente.

é multiplicado por x, n vezes.

Radiciação de Números Inteiros

Entender o que é radiciação, uma operação matemática inversa à potenciação.

 

Operações com frações

 

Adição e Subtração

Mesmo denominador: Conserva-se o denominador e soma-se ou subtrai-se os numeradores.

Denominadores diferentes: Reduz-se ao mesmo denominador através do mmc entre os denominadores.

“É aquele famoso macete, divide pelo debaixo e multiplica pelo de cima”

Multiplicação e Divisão

 

Multiplicação: É produto dos numeradores dados e dos denominadores dados.

Podemos ainda simplificar a fração resultante:

Divisão: A divisão de uma fração é igual a primeira fração multiplicada pelo inverso da segunda fração.

Simplificando a fração resultante:

Leitura e escrita dos números decimais

Lê-se: Quinhentos e setenta e nove mil, trezentos e sessenta e oito inteiros e quatrocentos e treze milésimos.

 Operações com números decimais

 Adição e Subtração

Basta colocarmos vírgula embaixo de vírgula, e as “casas” faltantes completamos com 0.

Multiplicação

Multiplicamos os números como se não houvesse a vírgula, daí no final somamos as quantidades de casas nos produtos e colocamos a vírgula no resultado

 1) 652,2 x 2,03

2) 3,49 x 2,5

Divisão

Devemos igualar o número de casas após a vírgula no dividendo e no divisor e depois cortamos a vírgula para efetuar uma divisão como se os números fossem naturais.

1) 24 : 0,5

2) 31,775 : 15,5

Acrescentamos ao divisor a quantidade de zeros para que ele fique igual ao dividendo, e assim sucessivamente até chegarmos ao resto zero ou a quantidade que desejarmos de casas após a virgula.

3) 0,14 : 28 

4) 2 : 16

Entenderam???

Vamos exercitar a mente???

 HOJE TEREMOS UMA BATERIA COM 06 QUESTÕES

 Questões

01. (SAEG – Auxiliar de Serviços Administrativos – VUNESP) Multiplicando-se por 20 a diferença entre os números naturais x e y obtém-se 1 600.

Se y é igual a (4 ⁄ 5)x , então (x + y) vale

(A) 720.

(B)700.

(C)680.

(D)650.

(E)620.

02. (EBSERH/ HUSM – UFSM/RS – Analista Administrativo – AOCP) Uma revista perdeu 1/5 dos seus 200.000 leitores.

Quantos leitores essa revista perdeu?

(A) 40.000.

(B) 50.000.

(C) 75.000.

(D) 95.000.

(E) 100.000.

03. (PM/SP – Oficial Administrativo – VUNESP) Dona Maria preparou 127 docinhos iguais e quer colocar a mesma quantidade de docinhos em cada uma das caixas de que dispõe. Se ela colocar 12 docinhos em cada caixa, 7 docinhos ficarão de fora, mas se ela quiser colocar 13 docinhos em cada caixa, faltarão 3 docinhos para completar a última caixa. Sabendo que todas as caixas de que ela dispõe serão utilizadas, pode-se concluir que o número de caixas é:

(A) 6.

(B) 7.

(C) 8.

(D) 9.

(E) 10.

04. (EBSERH/HUPES/UFBA – Técnico em Informática – IADES) O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu

(A) 3/5 do total dos sucos.

(B) 3/5 do suco de uma garrafa.

(C) 5/3 do total dos sucos.

(D) 5/3 do suco de uma garrafa.

(E) 6/15 do total dos sucos.

05. (Pref.de Niterói/RJ) Um trabalhador deseja economizar para adquirir a vista uma televisão que custa R$ 420,00. Sabendo que o mesmo consegue economizar R$ 35,00 por mês, o número de meses que ele levará para adquirir a televisão será:

(A) 6

(B) 8

(C) 10

(D) 12

(E) 15

06. (UTFPR – Técnico de Laboratório – UTFPR/2018) Os números naturais a partir do 1 estão organizados na tabela abaixo, segundo um padrão.

Assinale a alternativa que apresenta a coluna onde está o número 1001.

(A) 1ª

(B) 2ª

(C) 5ª

(D) 7ª

(E) 9ª

Respostas

01. A / 02. A / 03. E / 04. B/ 05. D / 06. B

Conseguiram?

-Sim? Parabéns!

-Não? Calma não se desesperem…

Vamos lá!

 

01. Resposta: A.

Pelo enunciado temos que:

20.(x-y)=1600(eq.1)

 y=4x/5 (eq.2)

Substituindo  Y na equação 1:

20.(x-4x/5) = 1600

  1. x/5 = 1600

x=400

 Portanto:

y=4.400/5      y=320

Como pretende saber a soma:

X+Y=720

02. Resposta: A.

1/5 . 200000 = 40000

 03. Resposta: E.

12.x + 7 = 13.x – 3      

12x – 13x = – 3 ­– 7      

– x = – 10  .( – 1) multiplica-se por (-1)

x = 10 caixas

04. Resposta: B.

05. Resposta D.

420: 35 = 12 meses

06. Resposta: B.

Cada linha tem 9 números, então dividindo 1001 por 9 = 111 linhas e sobra 2 números (2ª coluna).

 

Que a força esteja com vocês!

Fonte:http://s2.glbimg.com/DFMqlvcGrWqiKHJrKabQskXSoiY=/620×430/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2012/03/15/jedi.jpg

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Deixe seu comentário e sugestão, queremos saber sua opinião sobre as operações!

Se tiver alguma sugestão de tema para abordarmos, por gentileza mande que nós escreveremos sobre. =)

Um grande abraço e bons estudos!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

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Comentários
  • Carina 08 fev 2019

    Mário boa tarde, esclareça uma dúvida, nos casos de multiplicação e divisão, se os sinais iguais tem que ser positivo, então o seu exemplo não está errado ? -3 . -2 = -6 o certo não seria +6 ? -12:-2 = -6 o certo não seria +6 ?

  • Maxi Educa 11 fev 2019

    Olá Carina, Boa Tarde!! Primeiramente obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Houve um pequeno erro na hora de digitar, você está com toda a razão sinais iguais tem que ser positivo. Obrigado pelo comentário. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Miguel Silva Paiva 30 jul 2019

    Muito bom, só sei que nada sei

  • Maxi Educa 31 jul 2019

    Olá Miguel, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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