Resolva as operações elementares e escrita dos números para arrebentar na sua prova!!!
Hoje iremos resolver algumas operações elementares (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação), quem nunca foi resolver um problema que precisava de várias fórmulas, interpretações e na hora de resolver uma conta básica deu uma travada, pois é meus amigos, isso é mais comum do que vocês pensam, mas seus problemas acabaram, hoje iremos abordar todos estes assuntos e ao final deixarei uma bateria de questões para vocês se deliciarem, sem mais, mãos à obra.
Fonte: http://www.thecollegesolution.com/where-can-you-graduate-from-engineering-school-in-four-years/
NÚMEROS INTEIROS
Os números inteiros são formados pelos Números Z={…, -2, -1, 0, 1, 2, 3,…}
Operações entre números inteiros
Adição de Números Inteiros
Ganhar 1 + ganhar 2 = (+3)
Perder 1 + perder 2 = – 3
Ganhar 8 + perder 5 = + 3
Perder 8 + ganhar 5 = – 3
Subtração de Números Inteiros
Observe que em uma subtração o sinal do resultado é sempre do “maior número”.
10 – 5 = 5
4 – 5 = -1
(+6) – (+3) = (+6) + (–3) = +3
(+3) – (+6) = (+3) + (–6) = –3
(–6) – (–3) = (–6) + (+3) = –3
Multiplicação e Divisão de Números Inteiros
Regra de Sinais da Multiplicação e Divisão:
→ Sinais iguais (+) (+); (-) (-) = resulta em um número positivo.
→ Sinais diferentes (+) (-); (-) (+) = resulta em um número negativo.
(+3) . (+2) = + 6
(+3) . (-2) = – 6
(-3) . (+2) = – 6
(-3) . (-2) = + 6
Para a divisão segue o mesmo padrão.
(+12) : (+2) = + 6
(+12) : (-2) = – 6
(-12) : (+2) = – 6
(-12) : (-2) = + 6
Potenciação de Números Inteiros
Basta fazermos o produto da base por ela mesma, a quantidade de vezes que aparecer no expoente.
é multiplicado por x, n vezes.
Radiciação de Números Inteiros
Entender o que é radiciação, uma operação matemática inversa à potenciação.
Operações com frações
Adição e Subtração
Mesmo denominador: Conserva-se o denominador e soma-se ou subtrai-se os numeradores.
Denominadores diferentes: Reduz-se ao mesmo denominador através do mmc entre os denominadores.
“É aquele famoso macete, divide pelo debaixo e multiplica pelo de cima”
Multiplicação e Divisão
Multiplicação: É produto dos numeradores dados e dos denominadores dados.
Podemos ainda simplificar a fração resultante:
Divisão: A divisão de uma fração é igual a primeira fração multiplicada pelo inverso da segunda fração.
Simplificando a fração resultante:
Leitura e escrita dos números decimais
Lê-se: Quinhentos e setenta e nove mil, trezentos e sessenta e oito inteiros e quatrocentos e treze milésimos.
Operações com números decimais
Adição e Subtração
Basta colocarmos vírgula embaixo de vírgula, e as “casas” faltantes completamos com 0.
Multiplicação
Multiplicamos os números como se não houvesse a vírgula, daí no final somamos as quantidades de casas nos produtos e colocamos a vírgula no resultado
1) 652,2 x 2,03
2) 3,49 x 2,5
Divisão
Devemos igualar o número de casas após a vírgula no dividendo e no divisor e depois cortamos a vírgula para efetuar uma divisão como se os números fossem naturais.
1) 24 : 0,5
2) 31,775 : 15,5
Acrescentamos ao divisor a quantidade de zeros para que ele fique igual ao dividendo, e assim sucessivamente até chegarmos ao resto zero ou a quantidade que desejarmos de casas após a virgula.
3) 0,14 : 28
4) 2 : 16
Entenderam???
Vamos exercitar a mente???
HOJE TEREMOS UMA BATERIA COM 06 QUESTÕES
Questões
01. (SAEG – Auxiliar de Serviços Administrativos – VUNESP) Multiplicando-se por 20 a diferença entre os números naturais x e y obtém-se 1 600.
Se y é igual a (4 ⁄ 5)x , então (x + y) vale
(A) 720.
(B)700.
(C)680.
(D)650.
(E)620.
02. (EBSERH/ HUSM – UFSM/RS – Analista Administrativo – AOCP) Uma revista perdeu 1/5 dos seus 200.000 leitores.
Quantos leitores essa revista perdeu?
(A) 40.000.
(B) 50.000.
(C) 75.000.
(D) 95.000.
(E) 100.000.
03. (PM/SP – Oficial Administrativo – VUNESP) Dona Maria preparou 127 docinhos iguais e quer colocar a mesma quantidade de docinhos em cada uma das caixas de que dispõe. Se ela colocar 12 docinhos em cada caixa, 7 docinhos ficarão de fora, mas se ela quiser colocar 13 docinhos em cada caixa, faltarão 3 docinhos para completar a última caixa. Sabendo que todas as caixas de que ela dispõe serão utilizadas, pode-se concluir que o número de caixas é:
(A) 6.
(B) 7.
(C) 8.
(D) 9.
(E) 10.
04. (EBSERH/HUPES/UFBA – Técnico em Informática – IADES) O suco de três garrafas iguais foi dividido igualmente entre 5 pessoas. Cada uma recebeu
(A) 3/5 do total dos sucos.
(B) 3/5 do suco de uma garrafa.
(C) 5/3 do total dos sucos.
(D) 5/3 do suco de uma garrafa.
(E) 6/15 do total dos sucos.
05. (Pref.de Niterói/RJ) Um trabalhador deseja economizar para adquirir a vista uma televisão que custa R$ 420,00. Sabendo que o mesmo consegue economizar R$ 35,00 por mês, o número de meses que ele levará para adquirir a televisão será:
(A) 6
(B) 8
(C) 10
(D) 12
(E) 15
06. (UTFPR – Técnico de Laboratório – UTFPR/2018) Os números naturais a partir do 1 estão organizados na tabela abaixo, segundo um padrão.
Assinale a alternativa que apresenta a coluna onde está o número 1001.
(A) 1ª
(B) 2ª
(C) 5ª
(D) 7ª
(E) 9ª
Respostas
01. A / 02. A / 03. E / 04. B/ 05. D / 06. B
Conseguiram?
-Sim? Parabéns!
-Não? Calma não se desesperem…
Vamos lá!
01. Resposta: A.
Pelo enunciado temos que:
20.(x-y)=1600(eq.1)
y=4x/5 (eq.2)
Substituindo Y na equação 1:
20.(x-4x/5) = 1600
- x/5 = 1600
x=400
Portanto:
y=4.400/5 y=320
Como pretende saber a soma:
X+Y=720
02. Resposta: A.
1/5 . 200000 = 40000
03. Resposta: E.
12.x + 7 = 13.x – 3
12x – 13x = – 3 – 7
– x = – 10 .( – 1) multiplica-se por (-1)
x = 10 caixas
04. Resposta: B.
05. Resposta D.
420: 35 = 12 meses
06. Resposta: B.
Cada linha tem 9 números, então dividindo 1001 por 9 = 111 linhas e sobra 2 números (2ª coluna).
Que a força esteja com vocês!
Fonte:http://s2.glbimg.com/DFMqlvcGrWqiKHJrKabQskXSoiY=/620×430/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2012/03/15/jedi.jpg
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Se tiver alguma sugestão de tema para abordarmos, por gentileza mande que nós escreveremos sobre. =)
Um grande abraço e bons estudos!
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Mário boa tarde, esclareça uma dúvida, nos casos de multiplicação e divisão, se os sinais iguais tem que ser positivo, então o seu exemplo não está errado ? -3 . -2 = -6 o certo não seria +6 ? -12:-2 = -6 o certo não seria +6 ?
Olá Carina, Boa Tarde!! Primeiramente obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Houve um pequeno erro na hora de digitar, você está com toda a razão sinais iguais tem que ser positivo. Obrigado pelo comentário. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW
Muito bom, só sei que nada sei
Olá Miguel, tudo bem? Obrigado por deixar seu comentário!! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW