fbpx

Tudo o que você precisa saber para sair na frente no concurso de Delegado da PC/MS

Por Adriano Augusto Placidino Gonçalves 26 jun 2017 - 3 min de leitura

A realização dos concursos públicos, nesse caso o de Delegado da PC/MS,  tem como objetivo principal selecionar o candidato tecnicamente mais capaz para ocupar o cargo que esta sendo ofertado pela Administração Pública.

No entanto, observa-se que o cenário dos concursos públicos se tornam cada vez mais concorridos e nem sempre o candidato que possui a maior capacidade é o que ocupa o cargo, mas sim aquele que está melhor preparado para a realização da prova.

 

Assim, muitas vezes você faz tudo certo: selecionado um bom material para estudo, suas horas vagas são alternadas entre leituras e resoluções de questões, na hora da prova você consegue manter a calma e colocar tudo o que aprendeu em prática, contudo, mesmo assim não consegue a aprovação. O que será que você está fazendo de errado?

Aprenda a estudar para o Concurso de Delegado da PC/MS

 

 Tudo o que foi citado acima é indispensável para a aprovação, porém, o seu estudo tem que ser direcionado para o cargo que você está concorrendo. Por exemplo, se presto um concurso para Promotor, desde o meu estudo já tenho que pensar como Promotor, se presto a prova da OAB, desde meu estudo tenho que pensar como advogado e assim por diante.

 Deste modo, pare agora o que está fazendo e reflita comigo, quantas vezes durante seu estudo você leu algum dispositivo legal e tentou entendê-lo como Delegado da PC/MS! Sim, você chegou a pensar caso se deparasse com aquela situação como aplicaria isso no seu dia a dia de trabalho?

 

 Esses tipos de questões são aquelas que as bancas examinadoras mais gostam de utilizar, uma vez que essas são as questões que fazem a diferença, já que as questões que versam sobre teorias, conceitos e etc, diante da qualidade e facilidade do acesso ao ensino (hoje em dia temos apostilas, videoaulas, cursos on-line), você não precisa ser necessariamente o melhor capacitado para o cargo para acertá-las.  

 O que estudar para o concurso de Delegado da PC/MS?

 

Neste contexto, fique por dentro e direcione seus estudos com base nas matérias que tem maior relação com as atividades envolvidas pelo Delegado. Assim, podemos citar como matérias principais: direito penal, direito processual penal, direito constitucional (principalmente o art. 5º, que versa sobre os direitos e deveres individuais e coletivos), direitos humanos (o que se fala sobre a conduta dos funcionários na aplicação da lei e no tratamento de pessoas presas), medicina legal (local de crime) e criminologia (técnicas e testes criminológicos e técnicas de investigação).

Ainda, não podemos esquecer de estar por dentro de alterações recentes, tais como, a trazida no CPP pela Lei nº 13.434/2017, que veda o uso de algemas em mulheres grávidas durante os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto e durante o trabalho de parto, bem como em mulheres durante o período de puerpério imediato.

Por fim, temos alguns temas polêmicos que nunca saem da moda, como, os requisitos que devem ser observados na apreensão de menores infratores, inclusive a proibição de serem transportados em compartimento fechado (art. 178 do ECA); acesso de advogados os autos de investigação, bem como acompanharem oitiva de seus clientes na fase investigativa (art. 7º, do Estatuto da OAB alterado pela Lei n. 13.245/2016); investigação do Ministério Público; prisão cível do devedor de alimentos, entre outros.

Por maior que possa parecer o desafio o importante é não desanimar e não desistir do seu sonho, foco e fé, pois uma hora a aprovação chega! Conte com nossa colaboração para sua aprovação para o concurso de Delegado da PM/MS, por meio dos materiais que disponibilizamos em nosso site: www.maxieduca.com.br , onde você encontra diversas novidades para seu estudo, dicas para concursos, esclarecimento de dúvidas, bem como as melhores apostilas para lhe deixar por dentro das atualizações que vem acontecendo em nosso ordenamento jurídico!

Continue nos acompanhando também pelas redes sociais e não vá embora antes de deixar aqui seu comentário, dúvida ou sugestão, para que possamos assim continuar contribuindo com informações e novidades do seu interesse!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais