fbpx

5 passos para você elaborar um Plano de Aula. Veja como é fácil e rápido!

Por Márcio André Emídio 14 set 2017 - 7 min de leitura

#1 – O que é Plano de Aula?

O planejamento de aulas é a tomada de decisões referente ao específico da sala de aula, como por exemplo temas, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação. Este planejamento vai desde o geral, como por exemplo um plano de curso para o ano ou semestre; até o plano por unidades (temáticas ou outras), o plano por semana e o planejamento de cada dia.

Plano é um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer; quando fazer; com que fazer e com quem fazer. Para que exista o Plano é necessário que um grupo tenha antes se reunido, e assim com base nos dados e informações disponíveis, tenha definido os objetivos a serem alcançados, tenha confrontado os objetivos com os recursos humanos e financeiros disponíveis, tenha definido o período de realização das ações.

O plano evita o improviso, o imediatismo, a ausência de perspectivas, pois ele antecipa, ele prevê o que poderá acontecer.

#2 – Os objetivos abrangem seis grandes áreas do conhecer:

6 áreas para melhorar o plano de aula

01. Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final.

02. Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar.

03. Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar.

04. Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar.

05. Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar.

06. Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

Todo objetivo tem que ter um verbo do conhecimento e outro da avaliação.

#3 – Questões que você pode precisar levar em consideração:

– Que sequência de ensino os alunos estão seguindo?
– O que foi ensinado e aprendido na(s) aula(s) anterior(es)?
– O que você quer que os alunos aprendam na aula que você está planejando (e em aulas futuras)?
– De que maneira seu plano de aula vai facilitar a aprendizagem?
– De quais recursos você vai precisar?
– Que atividades os alunos vão realizar?

Três outras questões deverão ser consideradas depois que as aulas planejadas forem dadas:

– De que maneira você saberá o que os alunos aprenderam (avaliação)?
– De que modo você saberá o quanto a aula foi eficaz de sua perspectiva como professor e da perspectiva dos alunos como aprendizes (avaliação)?
– O que você terá de fazer em aulas futuras para garantir que a aprendizagem esteja efetivamente acontecendo?

#4 – Importantes componentes da aula e do plano:

– O propósito da aula (objetivos e expectativa de resultados de aprendizagem).
– A substância da aula (conhecimento da matéria, compreensão e habilidades).
– Os métodos da aula (estratégias empregadas para garantir a aprendizagem).
– A avaliação da aula (da aprendizagem dos alunos e da prática do professor).

#5 – Todos os planos de aula têm algumas características:

características e idéias de plano de aula

Objetivo 

O propósito geral da(s) aula(s), uma especificação ampla das intenções educacionais (quanto ao assunto específico que será ensinado). O objetivo da aula é normalmente mais geral do que os objetivos de aprendizagem e engloba a “direção” geral da aprendizagem que ocorrerá. Numa unidade didática, o objetivo geral fornece o contexto para as aulas que, além disso, são definidas e descritas de acordo com os objetivos específicos.

estratégia para plano de aula

Objetivos de Aprendizagem – objetivos específicos ou propósitos a serem atingidos; metas para a aprendizagem dos alunos nesta aula. Os objetivos ajudam a delimitar os conteúdos e, consequentemente, formas mais eficientes de trabalhá-Ios. Em muitas escolas o professor é incentivado a declarar as metas da aula e/ou os objetivos de aprendizagem aos alunos no início da aula, normalmente os apresentando para a classe em um quadro ou através de transparências. Essa é uma boa ideia, pois esclarece o propósito da aula e explica para os alunos aquilo que se espera deles em termos de aprendizagem. Os objetivos são, portanto, pautados mais naquilo que os alunos deverão aprender, do que naquilo que você, como professor, pretende ensinar.

Conteúdo

Determinado em parte pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), é mediado por diferentes normas em vários níveis, regionais e escolares. O importante quanto a isso é que o modo de desenvolvimento desse conteúdo é uma escolha profissional do professor. Ter experiência em seu componente curricular é essencial para qualquer professor, mas isso não quer dizer que qualquer professor que possuir tal conhecimento será eficaz ao ajudar os alunos a aprender.

 etapas plano de aula

Atividades de Aprendizagem

Portanto uma sequência de “passos para a aprendizagem” na aula, do começo ao fim. As definições de atividades de aprendizagem implicam a escolha das formas, a seu ver, mais produtivas para a aprendizagem dos alunos, ou seja, projetadas para atingir os objetivos de aprendizagem previamente estabelecidos. As atividades de aprendizagem podem tanto se “centrar no aluno” como “no professor”, mas devem ser desenvolvidas primordialmente para engajar e motivar os alunos, além de proporcionar desafios e estabelecer um dado ritmo. Pode-se empregar uma variedade de estratégias de apoio relacionadas a essas atividades: para introduzir a aula, “fisgar” os alunos, incentivar uma sólida atmosfera de trabalho, concluir atividades e resolver problemas. As atividades devem ser diferenciadas de acordo com o nível dos alunos do grupo.

fonte: https://www.catho.com.br/

Saúde e Segurança

Para certo número de disciplinas, pensar na saúde e na segurança é um componente-chave do planejamento de aulas. Certas aulas contêm alguns elementos de risco que obviamente devem ser minimizados. As disciplinas mais comumente associadas a riscos potenciais são ciências e educação física, no entanto, pode haver riscos em certos momentos do desenvolvimento de outras matérias. Por exemplo, em português, durante as aulas que incorporam práticas como as de teatro; em geografia e história, durante trabalhos de campo – na verdade, em qualquer disciplina que desenvolva experiências fora da sala de aula. Para disciplinas em que o elemento de risco é frequente, certamente há diretrizes gerais estabelecidas pelo governo federal, podendo ainda haver normas das Secretarias de Educação, da própria escola e mesmo dos professores responsáveis pela disciplina.

fonte: https://www.gestion.org/

Recursos

Podem ser tanto gerais (como os materiais previamente preparados e mantidos à disposição de todos os membros da escola), físicos (folhas de tarefa, livros didáticos, equipamentos audiovisuais, computadores etc. estão incluídos nesta categoria) como pessoais. Recursos pessoais são aqueles que você cria para ensinar uma turma específica, ou seja, com a devida consideração às necessidades particulares. Se você pretende utilizar recursos gerais, certifique-se sempre de que eles estejam disponíveis para você no momento e no local em que precisar deles. Pode ser necessário reservar equipamentos com algum tempo de antecedência; portanto, tome ciência dos procedimentos que você precisa seguir dentro de sua escola e siga-os à risca.

Duração

Todos os planos de aula devem detalhar claramente o momento em que as diferentes atividades devem ocorrer na aula. Chegar a uma previsão bastante precisa do tempo de duração de diferentes atividades e, como resultado, sentir-se seguro com relação aos momentos em que ocorrerão mudanças de atividades ou o encerramento da aula é algo muito importante. Embora não seja necessário seguir estritamente os limites de duração previamente estabelecidos para a atividade, certamente você deve estar ciente de que permitir que as atividades se alonguem demais terá um grande impacto sobre a atenção dos alunos e sua capacidade de aprendizagem.

Quando esse “alongamento” ocorre perto do final da aula, pode ocorrer uma conclusão muito apressada e, como resultado, uma perda do controle. Você deve levar em consideração que o ensino não é uma atividade totalmente previsível e que oportunidades de aprendizagem podem surgir inesperadamente em uma aula. É claro que não se pode esperar que você tenha pensado de antemão em todas as eventualidades, mas você pode optar por aproveitar a oportunidade, desviar-se de seu plano de aula e fazer algo diferente. Isso é bastante aceitável, contanto que os resultados beneficiem a aprendizagem dos alunos.

Para concluir

fonte: http://web.ubm.br/Conteudo/Noticias/Detalhes/avalia%C3%A7%C3%A3o%20institucional.jpg

Avaliação

Levar em conta a avaliação da aprendizagem dos alunos é parte integrante do planejamento eficaz de aulas. A avaliação pode ser tanto formal (por exemplo por meio de um trabalho, de exercícios, de atividades, de perguntas e respostas orais e de provas) quanto informal (monitoramento geral do progresso dos alunos, atmosfera de trabalho na aula, discussão com os alunos). No entanto a avaliação deve ajudá-lo a determinar se os objetivos de aprendizagem planejados foram alcançados, em conclusão, se o planejamento foi efetivo.

Avaliação da Aula

Em conclusão a uma reflexão crítica tanto de sua prática de ensino como da aprendizagem de seus alunos. Acima de tudo, é que o Plano de Aula impressionante em que você consumiu seu tempo e esforço traduza, na realidade, um conjunto de experiências de aprendizagem sólidas na sala de aula.

E então? Gostou do nosso post de hoje?

Deixe aqui seu comentário e mais sugestões que teremos grande prazer em lhe atender

Referências Bibliográficas:
BUTT, Graham. O Planejamento de Aulas Bem-Sucedidas. SBS Editora: 2009.
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • eranildes 10 fev 2018

    Quero um plano semanal sobre o N me do aluno. Boaa maneiras normas da sala para o quinto ano

  • Maxi Educa 12 fev 2018

    Bom dia Eranildes. Agradecemos sua participação em nosso post. Siga nossas dicas e tente montar um plano de aula. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • HUMILDE FLORÊNCIO MIGUEL ERINEU 27 fev 2018

    Eu estou, realmente, agradecido e esclarecido a respeito dos procedimentos à seguir na elaboração de um plano de aula. gostaria de lhes congratular pela excelente exposição.

  • Maxi Educa 27 fev 2018

    Bom dia Agradecemos imensamente seu comentário em nosso post. É um prazer saber que conseguimos elaborar um post que foi útil para seus estudos. Aproveite e acesse a nossa série "Quinta da Educação": http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Divani 25 mar 2018

    Essas informações foram muito satisfatória .

  • Maxi Educa 26 mar 2018

    Bom dia Divani Obrigada por participar deixando aqui seu comentário. Tentamos facilitar ao máximo a elaboração de um plano de aula, para facilitar seus estudos. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sergio Veroneze 23 jul 2018

    orientações bastante úteis para o professor.

  • Maxi Educa 23 jul 2018

    Bom dia Sergio. Agradecemos imensamente sua participação e comentário em nosso blog. Nosso intuito foi orientar os professores e estudantes dessa área a saberem fazer um bom plano de aula. Temos muitos posts na área da educação, acesse:http://blog.maxieduca.com.br/quinta-da-educacao/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • María de Fátima Batista 27 set 2018

    Um pouco de insegurançaa respeito de recursos e estratégias.

  • Maxi Educa 28 set 2018

    Bom dia Maria Obrigada por participar do nosso blog. Fique sempre de olho nas nossas postagens sobre Educação, acessando: http://blog.maxieduca.com.br/?s=educa%C3%A7%C3%A3o Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Angelina 18 mar 2019

    Olá! Gostaria de receber dicas de ciências humanas 5 ano

  • Maxi Educa 19 mar 2019

    Olá Angelina, Boa Tarde!! Nossos blogs tem o caráter informativo e serve para orientar nossos leitores em alguns conteúdos, mas não com o intuito de esgotar quaisquer conhecimentos ou temas. No entanto, em alguns momentos podemos escrever sobre algo que nossos leitores indicam, desde que seja relacionado ao mundo dos concursos e vestibulares. Obrigado pelo contato com a gente e convido-a para visitar outros conteúdos do nosso site onde possuímos um material diversos e inclusive apostilas voltadas para concursos de professores. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Angelina 18 mar 2019

    Olá! Gostaria de receber dicas de inglês 4ano

  • Maxi Educa 19 mar 2019

    Olá Angelina, Boa Tarde!! Nossos blogs tem o caráter informativo e serve para orientar nossos leitores em alguns conteúdos, mas não com o intuito de esgotar quaisquer conhecimentos ou temas. No entanto, em alguns momentos podemos escrever sobre algo que nossos leitores indicam, desde que seja relacionado ao mundo dos concursos e vestibulares. Obrigado pelo contato com a gente e convido-a para visitar outros conteúdos do nosso site onde possuímos um material diversos e inclusive apostilas voltadas para concursos de professores. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Damiana 30 set 2019

    Boas informações!! Agradecida!

  • Maxi Educa 01 out 2019

    Oii Damiana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Sonia 15 fev 2020

    Muito boa essa matéria. Amei! Não tinha lido explicação tão boa e esclarecedora assim.

  • Maxi Educa 17 fev 2020

    Olá Sonia, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • célio leao 26 fev 2020

    bom dia, muito explicativo o texto e o tema sobre o plano de aula , parabens pelo trabalho

  • Maxi Educa 26 fev 2020

    Olá Célio, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Eliana Flore 06 mar 2020

    Parabéns! EXCELENTE! Claro, objetivo e ao mesmo tempo completo. Muito obrigada. Não sei quando foi escrito, mas parece que foi anterior a BNCC então se for possível fazer completar ou escrever sobre como planejar utilizando a BNCC seria de grande ajuda aos professores. Mais ainda sinto falta de materiais que ajudem as escolas a elaborarem seus currículos principalmente agora com a BNCC.

  • Maxi Educa 06 mar 2020

    Oi Eliana, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Arnelio Pita Baroso 07 mar 2020

    excelentes orientaçõe básica e úteis para os professores, pois pedia os procedimentos de elaboração de um plano de aula e o seu respectivo exemplar.

  • Maxi Educa 09 mar 2020

    Oi Arnelio, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cristina Mendes Cruz Leal Teixeira 17 mar 2020

    O que significa período num plano de curso?

  • Maxi Educa 18 mar 2020

    Olá Cristina, tudo bem? É muito relativo essa fala sobre período, podendo ser um espaço de tempo no qual você vai desenvolver uma atividade por meio de um cronograma ou até mesmo uma coisa mais simplificada, como sendo o período que o curso é lecionado, por exemplo período noturno ou integral. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cecilia Ferreira de Amorim Leal 21 mar 2020

    preciso apontar no meu plano de aula a competencia que quero alcançar? °

  • Maxi Educa 26 mar 2020

    Olá Cecilia, tudo bem? É preciso apontar sim, as competências e habilidades que serão desenvolvidas durante teu plano de aula. É importante ressaltar, que no período em que foi escrito o Blog ainda não havia sido aprovado a BNCC, então essas competências e habilidades eram encontradas nos PCN’s. No entanto, desde a elaboração e publicação da BNCC, é ela que deve ser levada em consideração enquanto documento orientador dos currículos educacionais. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Dileno Costa 15 abr 2020

    Gostei muito, pois tem uma linguagem clara , de fácil compreensão e me ajudou bastante!

  • Maxi Educa 16 abr 2020

    Olá Dileno, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carlos Alberto 28 jun 2020

    Um excelente conteúdo me ajudou bastante pois estudo licenciatura e foi muito positivo este assunto, continuem assim sempre propagando o conhecimento independente de qual seja o assunto.

  • Maxi Educa 30 jun 2020

    Olá Carlos Alberto, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Paulo Fernando charles 08 ago 2020

    Gostei de conteúdo agradeceria que tenham o esquema de plano de aula com seu tempo

  • Maxi Educa 08 ago 2020

    Olá Paulo, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maria da Conceição Pereira da Silva 02 out 2020

    Como fazer plano de curso a atividade por unidade

  • Maxi Educa 13 out 2020

    Olá Maria, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Joao Mateus Cossa 22 out 2020

    Primeiro endereçar a equipa que apresentou este plano de aula. Julgo ser uma apresentação muito simples e profissionalnalmente competente naquilo que faz. Contudo, sempre questiono-me se é aceitável adiar leccionar uma determida aula por ter constatado na sala de aula que os alunos não assimilaram o suficiente a aula anterior?

  • Maxi Educa 22 out 2020

    Olá Joao, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • ROMANA 02 mar 2021

    Queria um plano de aula da disciplina de Língua Portuguesa, que está dentro do âmbito das Linguagens, códigos e suas tecnologias, que contemple aspectos da literatura e da arte, para uma turma dos anos finais do ensino fundamental do 6º ano

  • Maxi Educa 03 mar 2021

    Olá Romana, tudo bem? A respeito de suas dúvidas, informamos que nossos blogs possuem caráter meramente informativo e voltado para concursos públicos, que é nosso foco maior. Inclusive você pode ficar de olho em nosso site https://www.maxieduca.com.br/, para caso abra algum concurso nessa área. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU

  • Rufino de Carvalho 20 mar 2021

    Gostei do conteúdo. Queria ter a cesso sempre que atualizar!

  • Maxi Educa 22 mar 2021

    Olá Rufino, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • quero um plano de aula pronto 27 abr 2021

    quero um plano de aula pronto

  • Maxi Educa 28 abr 2021

    Olá, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais