10 Principais Problemas Ambientais da Atualidade e seus Impactos em Nosso Planeta – Parte 1

Por Angélica Calil 31 ago 2018 - 5 min de leitura
5 min

Os problemas ambientais da atualidade são resultantes de centenas de anos de descaso com a preservação ambiental.

Desde a primeira fase da Revolução Industrial, os seres humanos apropriaram-se dos recursos naturais em larga escala e de maneira desordenada.

Mudanças climáticas, efeito estufa, derretimento das geleiras, extinção de espécies vegetais e animais e desertificação são alguns dos problemas ambientais que podem estar relacionados ao modelo de sociedade atual, marcado principalmente pelo consumo desenfreado.

Fonte: http://quimica12aesl.wixsite.com/quimica/problemas-ambientais-da-poluio-atmosf?lightbox=image_20ru.

Portanto, selecionamos o “top” 10 dos principais problemas ambientais da atualidade e seus impactos trazidos ao nosso planeta:

1) Poluição Atmosférica

Os problemas ambientais da atualidade são resultantes de centenas de anos de descaso com a preservação ambiental.

Fonte: http://segurancatemfuturo.com.br/index.php/2016/09/01/medidas-para-controlar-a-poluicao-atmosferica/.

A poluição do ar consiste no lançamento e acúmulo de partículas sólidas e gases tóxicos que se concentram na atmosfera terrestre alterando suas características físico-químicas.

Desde o início da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, o nível de poluentes na atmosfera terrestre vem aumentando exponencialmente com o avanço da industrialização, dos meios de transportes e demais atividades econômicas que se desenvolvem apoiadas na queima de combustíveis fósseis.

Milhares de toneladas de gases poluentes são lançados todos os dias na atmosfera terrestre, desencadeando uma série de problemas ambientais, com impactos que ocorrem tanto em escalas local e regional, quanto em escala global.

A alta concentração de poluentes no ar forma uma camada de partículas em suspensão, parecida com uma neblina, conhecida como smog, fazendo com que a visibilidade diminua. Também causa muitos problemas de saúde, principalmente relacionados ao sistema respiratório e cardiovascular.

Em grandes centros urbanos dos países industrializados, é frequente os níveis de poluição do ar ultrapassarem os limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esses gases poluentes são provenientes da queima de florestas e, em especial, de combustíveis fósseis (petróleo e carvão).

Os principais agentes poluidores são os veículos automotores e as indústrias, sobretudo as termelétricas, siderúrgicas, metalúrgicas, químicas e refinarias de petróleo.

2) Inversão Térmica

Fonte: https://nextfit.com.br/materias-do-enem/inversao-termica/.

Em condições normais, o ar presente na Troposfera costuma circular em movimentos ascendentes, o que ocorre em razão das diferenças de temperatura entre o ar mais aquecido e, portanto, mais leve, nas camadas mais baixas, e o ar mais frio e mais denso, nas camadas mais elevadas.

Em regiões afetadas por intensa poluição atmosférica, como os grandes centros urbanos, a fuligem e os gases poluentes lançados pelas chaminés da fábricas e pelo escapamento dos veículos automotores tendem a se dispersar por meio dessas correntes ascendentes.

Em dias mais frios, com baixas temperaturas e pouco vento, típicos do outono e do inverno, a ausência de corrente de ar dificulta a dispersão dos poluentes atmosféricos.

Nessa situação, o ar em contato com a superfície mais fria também se resfria, ficando aprisionado pela camada de ar mais quente acima, o que impede a dispersão dos poluentes atmosféricos. Tem-se, assim, uma inversão da temperatura do ar atmosférico, a chamada inversão térmica, fenômeno que pode ser observado na forma de uma faixa cinza-alaranjada no horizonte dos grandes centros urbanos.

Com a ausência dos ventos ascendentes, os poluentes atmosféricos deixam de dispersar e concentram-se próximos à superfície, o que compromete a qualidade do ar e gera problemas de saúde aos habitantes das grandes cidades.

Quando expostas aos altos índices de poluição, muitas pessoas apresentam sintomas como dores de cabeça, coceira na garganta e irritação nos olhos, crises alérgicas e pulmonares, problemas que afetam principalmente crianças e idosos, mais sensíveis à poluição.

3) Efeito Estufa

Fonte: http://www.neomondo.org.br/2017/08/09/entendendo-a-atmosfera-e-o-efeito-estufa/.

O principal problema causado pelo CO² e por outros poluentes é o desequilíbrio no efeito estufa.

Efeito estufa é um fenômeno natural em que alguns gases funcionam como retentores de calor, condição fundamental para manter a existência de vida no planeta.

As temperaturas médias no mundo subiram muito nos últimos 150 anos, e a explicação está no acúmulo de gases causadores do efeito estufa.

4) Buraco na Camada de Ozônio

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/camada-de-ozonio2.htm.

Este buraco está principalmente sobre a Antártica, mas já se notam pequenas falhas também no Hemisfério Norte.

A solução para esse problema está ligada à redução da emissão de gás CFC, fato que já foi registrado muitas vezes por cientistas credenciados pela ONU.

Mesmo assim, especialistas acreditam existir um mercado paralelo e ilegal de CFC que movimenta milhares de toneladas de gás por ano.

Esse quadro influencia diretamente a saúde humana. Especialistas na área de medicina afirmam que os casos de catarata e câncer de pele vêm se avolumando em grande escala no planeta.

5) Devastação das Florestas Ambientais

Fonte: https://organicsnewsbrasil.com.br/meio-ambiente/o-desmatamento-da-amazonia-e-o-dinheiro-europeu/.

As atividades agropecuárias, a urbanização e a industrialização podem ser caracterizadas de maneira geral como os processos que iniciaram a devastação das florestas.

Com o desenvolvimento da tecnologia em todos os campos da ação humana, surgiram métodos que aceleraram o desmatamento e acabaram afetando vastas áreas ricas em biodiversidade.

Infelizmente esse processo de destruição continua até hoje e de forma cada vez mais preocupante.

A instalação de atividades econômicas sobre áreas praticamente intactas é resultado da expansão da indústria madeireira, das atividades mineradoras, em especial as ilegais, e da corrida por novas áreas pela agricultura comercial, fato que ficou conhecido como expansão das fronteiras agrícolas.

E aí? Achou esses dados alarmantes? Se interessou pelo assunto? Então fique ligado porque logo teremos a continuação desse ranking de problemas ambientais e seus impactos.

 Fonte: https://papofashionblog.wordpress.com/2014/04/16/voltaremos-em-breve/.

 Enquanto isso aproveite para dar sua curtida, deixar seu comentário e compartilhar o assunto com os amigos!!!

 Abraço e até logo!!!

Compartilhe
Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


Sobre nós

Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

Saiba mais