fbpx

Veja quais são os tipos de comunicações da Redação Oficial e suas principais características

Por Ayeda Sanches 26 dez 2016 - 5 min de leitura

Se você acha que Redação Oficial se resume a essa imagem:

Redação Oficial

Sim! Está na hora de conversarmos…

Sendo assim um dos assuntos mais pedidos na Língua Portuguesa em concursos públicos certamente é a Redação Oficial.

O que é Redação Oficial

o que é redação oficial

Para entendermos qual a finalidade, precisamos saber que Redação Oficial é o conjunto de normas e práticas que devem reger a emissão dos atos normativos e comunicações do poder público, entre seus diversos organismos ou nas relações dos órgãos públicos com as entidades e os cidadãos.

dois

São dois universos distintos:

– a forma rege‑se pelas ciências da linguagem (por exemplo morfologia, sintaxe, semântica, estilística etc.);

– o conteúdo submete‑se aos princípios jurídico‑administrativos impostos à União, aos Estados e aos Municípios, nas esferas dos poderes Executivo, Legislativo Judiciário.

Indicam‑se, a seguir, alguns pressupostos de como devem ser redigidos os textos oficiais.

– Padrão culto do idioma

– Impessoalidade e Objetividade

– Formalidade e Padronização

– Concisão e Clareza

 

As Comunicações Oficiais

Comunicações Oficiais e Redação Oficial

Obedecem a preceitos de objetividade, concisão, clareza, impessoalidade, formalidade, padronização e correção gramatical. Além dessas, há outras características comuns à comunicação oficial, como o emprego de pronomes de tratamento, o tipo de fecho (encerramento) de uma correspondência e a forma de identificação do signatário.

Segue um resumo dos tipos de comunicações e para Redação Oficial. Fique ligado!

resumo das comunicações e redação oficial

Aviso e Ofício (Comunicação Externa) – São modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

 Memorando ou Comunicação Interna – O Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata‑se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

Exposição de Motivos – É o expediente dirigido ao presidente da República ou ao vice-presidente para:

– informá-lo de determinado assunto;

– propor alguma medida; ou

– submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

Mensagem – É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; em outras palavras, expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto.

Telegrama – Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex etc. Da mesma forma, deve restringir‑se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização, esta forma de comunicação deve pautar‑se pela concisão.

Fax – Acima de tudo é utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico. Quando necessário o original, ele segue posteriormente pela via e na forma de praxe.

Ainda tem mais de Redação Oficial..

Correio Eletrônico – O correio eletrônico (“e‑mail”), no entanto por seu baixo custo e celeridade é, acima de tudo, a principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Portanto, não interessa definir forma rígida para sua estrutura.

Apostila – É o aditamento que se faz a um documento com o objetivo de retificação, atualização, esclarecimento ou fixar vantagens, evitando‑se assim a expedição de um novo título ou documento.

ATA – É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia.

Carta – É a forma de correspondência emitida por particular, ou autoridade com objetivo particular, não se confundindo com o memorando (correspondência interna) ou o ofício (correspondência externa), nos quais a autoridade que assina expressa uma opinião ou dá uma informação não sua, mas, sim, do órgão pelo qual responde.

Pausa para um café….

cafe

Continuando…

Declaração – É o documento em que se informa, sob responsabilidade, algo sobre pessoa ou acontecimento.

 Despacho – É o pronunciamento de autoridade administrativa em petição que lhe é dirigida, ou ato relativo ao andamento do processo. Pode ter caráter decisório ou apenas de expediente.

Ordem de Serviço – É o instrumento que encerra orientações detalhadas e/ou pontuais para a execução de serviços por órgãos subordinados da Administração.

 Parecer – É a opinião fundamentada, ou seja, emitida em nome pessoal ou de órgão administrativo, sobre tema que lhe haja sido submetido para análise e competente pronunciamento. Visa fornecer subsídios para tomada de decisão.

Portaria – É o ato administrativo pelo qual a autoridade estabelece regras, baixa instruções para aplicação de leis ou trata da organização e do funcionamento de serviços dentro de sua esfera de competência.

 Relatório – É o relato exposilivo, detalhado ou não, do funcionamento de uma instituição, do exercício de atividades ou acerca do desenvolvimento de serviços específicos num determinado período.

Requerimento (Petição) – É o instrumento por meio do qual o interessado requer a uma autoridade administrativa, sendo assim um direito do qual se julga detentor.

 Protocolo – O registro de protocolo (ou simplesmente “o protocolo “) é o livro (ou, mais atualmente, o suporte informático) em que são transcritos progressivamente os documentos e os atos em entrada e em saída de um sujeito ou entidade (público ou privado).

Ufa.. acabou!!!

 

ufa-acabou

Quer ver exemplos das diferentes comunicações? Assista nossa vídeo-aula sobre o assunto! Clique nos links abaixo e boa aula!!!!

Gostou da leitura? Curta e compartilhe!

Qual sua dúvida ou comentário sobre esse conteúdo?

Os campos com (*) são obrigatórios e seu email não será publicado

Comentários
  • Ingracia Santiago nunes 26 jan 2018

    Amei

  • Maxi Educa 26 jan 2018

    Boa tarde Ingracia. Obrigada por participar deixando aqui seu comentário. Ficamos muito felizes que você tenha gostado do nosso post. Aproveitamos para lhe adiantar em primeira mão, que no mês de fevereiro publicaremos um post com dicas para fazer uma boa redação, não perca, estamos caprichando:) Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Cris 19 fev 2018

    Melhor resumo!

  • Maxi Educa 19 fev 2018

    Boa tarde Cris. Que ótimo saber que nosso resumo foi muito proveitoso para seus estudos. Acompanhe outras postagens em nosso site. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Abigail 07 out 2018

    Gente excelente texto...muito obrigada

  • Maxi Educa 08 out 2018

    Bom dia Abigail Muito obrigada por participar do nosso blog deixando aqui o seu comentário. Que bom saber que você ficou grata por termos feito um post que tenha auxiliado os seus estudos. Temos muitos posts sobre Português, acesse: https://blog.maxieduca.com.br/lingua-portuguesa-2/ Ah e para te ajudar ainda mais com Redação, dê uma conferida nesse outro post: https://blog.maxieduca.com.br/redacao-dicas-concursos/ Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Kahenda Almeida 26 fev 2019

    Gostei imenso da matéria

  • Maxi Educa 26 fev 2019

    Olá Kahenda, Bom Dia!! Ficamos felizes que tenha gostado do nosso post. Acompanhe-nos nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Marlete 13 jun 2019

    Quais os tipos de mensagens redação oficial?

  • Maxi Educa 14 jun 2019

    Oi Marlete, tudo bem? A Redação Oficial nada mais é do que um conjunto de normais e práticas utilizadas para reger a emissão dos atos normativos e comunicações do poder público. Essas comunicações são as seguintes: Aviso e Ofício, Memorando ou Comunicação Interna, Exposição de Motivos, Mensagem, Telegrama, Faz, Correio Eletrônico, Apostila, ATA, Carta, Declaração, Despacho, Ordem de Serviço, Parecer, Portaria, Relatório, Requerimento e Protocolo. Ou seja, a Redação Oficial oferece as normas e as práticas utilizadas para a elaboração desses tipos de documentos, que funcionam como comunicação do poder público. Obrigado por deixar seu comentário em nosso post. Ah não se esqueça de nós acompanhar nas redes sociais. Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Carlinda 20 ago 2019

    Prezada Equipe Max : Entro em contato para solicitar informações sobre cursos online . Meu foco no momento são concursos para prefeituras de nível fundamental e ou nível médio.

  • Maxi Educa 20 ago 2019

    Olá Carla, tudo bem? Obrigado por entrar em contato com a gente. Para melhor atender ao seu pedido, vou te passar o whatsapp do nosso atendimento: (14) 99631-5651. É só mandar nesse número os conteúdos que tem interesse e nosso setor de atendimento vai te encaminhar para o melhor material para você ser aprovado. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Elisa Oliveira 03 nov 2019

    É só isso que eu tenho que saber para passar na prova de concurso que vai sobre os conhecimentos específicos que pede?

  • Maxi Educa 06 nov 2019

    Olá Elisa, tudo bem? Esse blog se refere à dicas para quando o concurso se referir ao conteúdo de Redação Oficial apenas. Você pode acessar o Manual de Redação Oficial no seguinte endereço eletrônico: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Maristela Ferreira 21 nov 2020

    Muito bom!!!! Parabéns!!!!

  • Maxi Educa 21 nov 2020

    Olá Maristela, tudo bem? Que bom que gostou do nosso blog! Aproveite e navegue por nosso site (www.maxieduca.com.br), garanto que você também vai gostar. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Diego 10 mar 2022

    Creio que tenha um erro ali em ''Relatório - É o relato exposilivo'' . uma troca de um T por um L em ''expositivo''

  • Maxi Educa 11 mar 2022

    Olá Diego, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

Quer receber notícias sobre Concursos Abertos? Cadastre-se em nossa newsletter


    Sobre nós

    Somos o Instituto Maximize de Educação, uma empresa especializada na preparação de Apostilas em PDF e Cursos Online para Concursos Públicos e Vestibulares.

    Saiba mais