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Saiba como fazer um registro escolar adequado e qual sua ideal importância.

Você já se atentou a importância dos registros escolares de sala de aula? Existem várias definições para nos referirmos as documentações
Por Renan Costa da Silva 28 set 2017 - 4 min de leitura

Você já se atentou a importância do registro escolar de sala de aula? Existem várias definições para nos referirmos as documentações, como registros de aulas, histórias, diários, relatórios, observações, etc. Apesar de não terem o mesmo processo e de não serem técnicas iguais, elas descrevem pontos relevantes feitos através da observação e do registro do processo educacional.

Você já se atentou a importância dos registros escolares de sala de aula? Existem várias definições para nos referirmos as documentações

Fonte: https://goo.gl/pKhNcM

Para que entendamos a definição dos registros escolares, algumas observações são feitas:
– Os registros não têm obrigatoriedade de serem feitos diariamente;
– Devem ser feitos pelos próprios professores, em forma de narração;
– O conteúdo da narração é de forma livre e espontânea.

Assim, o registro deve ser uma reflexão da própria prática de ensino, tendo como principal foco a abordagem biográfica. Para que esta reflexão aconteça, deve-se ter em mente que você enquanto professor precisa de uma base teórica em fundamentos e que continue atualizando-se em meio às novas tecnologias. Rosa, destaca: “Muitos indivíduos vão para o mercado de trabalho e permanecem bastante distanciados dos programas de atualização, ficando a troca nos locais de trabalho, e os livros didáticos como fonte exclusiva para adquirir novos conhecimentos”. Para Mizukami, a base de conhecimento para o ensino é abrangente, “consiste de um corpo de compreensões, conhecimentos, habilidades e disposições necessárias” para que o professor possa exercer sua profissão, promovendo aprendizagens significativas, deve-se investir em ações formativas a partir de práticas reflexivas e investigativas na formação inicial do professor.

Dentro desta perspectiva, faz-se notar a enorme importância da história escolar da criança, como esta se construiu nas relações com professores, corpo diretivo e colegas.

Os estudos sobre os registros escolares são componentes que atualmente sofrem defasagem por parte dos educadores, os quais não percebem sua importância como instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional, por falta de esclarecimentos.

A tarefa de fazer registros sobre o cotidiano escolar torna possível o distanciamento da ação e do que está escriturado, ajudando o educador a planejar, revisar e refletir diante da sua prática. Esta reflexão é um ponto importante para análise das competências profissionais, permitindo reajustes permanentes, contribuindo para a identificação de pontos positivos e negativos. Citando Miguel Zabala, “Sem olhar para trás, é impossível seguir em frente”. É isto que os registros podem proporcionar.

O valor dos registros escolares

 

Fonte: https://goo.gl/udCNBE

O valor formativo dos registros acontece a partir do momento em que recodificamos a experiência narrada, reconstruindo-a. Assim, ele oferece também dupla perspectiva sobre o trabalho, a sincrônica e a diacrônica, de forma que se pode avaliar o que está acontecendo diariamente, bem como o acumulado durante um período mais longo.

Ao apresentar uma estrutura narrativa flexível ao modo de escrita do autor, aumentam-se as possibilidades de contribuição da documentação de forma rica e diversificada para cada educador. As narrativas estabelecem alguns padrões:
– A solicitação (corresponde a orientação que se dá do que fazer e de como fazer), ela pode ser feita pelo orientador da instituição ou por conta própria;
– A periodicidade (as anotações costumam ser um árduo e custoso trabalho em questão de tempo e esforço pessoal, no entanto, não precisam ser feitas diariamente, mas regulares, sistemáticas, garantindo assim a continuidade dos fatos e a logicidade dos registros);
– A quantidade (não importa o número de páginas que tenha seu relato, mas sim informações importantes, que permitam uma reflexão sobre o conteúdo);
– O conteúdo (mais reflexivo do que descritivo, mais qualitativo do que quantitativo, também pode ficar a dispor da solicitação ou da orientação que é dada);
– A duração (não existem limitações de tempo e espaço para realização dos registros).

Com tais relatos, disponibiliza-se material de acervo pedagógico e cultural de épocas que poderão ser vistas e estudadas por outros especialistas da educação, tornando-se material rico de pesquisa, servindo como proposta para reflexão e construção de novas técnicas pedagógicas. A tarefa de construção dos relatos compreende o contexto institucional e relacional das atividades escolares como referenciais para a compreensão dos processos envolvidos no espaço escolar.

Dessa forma, através de bons registros, conseguirá acompanhar principalmente aqueles alunos com maiores dificuldades, analisar os dados e assim conseguir realizar uma melhor forma de avaliar e mensurar a capacidade de aprendizagem desse aluno. Além de que, o fato de deixar tudo registrado e documentado sempre te auxiliará perante outros sobre a tua atividade exercida para aquele aluno.

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Referências
Zabalza, Miguel A. DIÁRIO DE AULA: Um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Zabalza, Miguel; trad. Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2004.
Rezende, Márcia Ambrósio Rodrigues. A RELAÇÃO REGISTRO/AVALIAÇÃO NO CICLO DA JUVENTUDE: POSSIBILIDADES E LIMITES NA CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA INOVADORA Belo Horizonte: 2004. 320 f.: il. BBE Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais Orientadora: Ângela Imaculada Loureiro de F. Dalben.
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Comentários
  • Jarlene Ferreira Medeiros de souza 10 jul 2019

    Estou com dificuldade em fazer um registo tem como vc me enviar um pronto para que eu possa fazer?

  • Maxi Educa 24 jul 2019

    Olá Jarlene, Bom dia!! O registro escolar é desenvolvido pelo próprio professor, que decide como acha melhor para acompanhar teu aluno, não tendo uma “fórmula” específica. Algumas opções de registros escolares são: - Fichas de Controle de Aproveitamento Escolar; - Dossiês dos alunos; - Formulários de recuperação, dependência, adaptação; - Diários de Classe, entre outros. Cabendo ao docente, e às vezes, com o auxílio do coordenador pedagógico construir um modelo que sane melhor tuas necessidades de registros. Espero que tenha ajudado. Obrigado pela leitura em nosso Blog. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Francisca Maria de Souza 11 jun 2021

    Quero saber como faço um registro de aula diário

  • Maxi Educa 12 jun 2021

    Olá Francisca, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

  • Luciana 20 set 2021

    E o registro escolar tem que ser individual mesmo pq cada prof.sabe a realidade do dia a dia de sua turma.

  • Maxi Educa 21 set 2021

    Olá Luciana, tudo bem? Nosso blog tem apenas a intenção de informar, não podemos nos posicionar quanto a diagnósticos médicos. Nós recomendamos que procure um profissional especializado o quanto antes. Um grande abraço e muito obrigado por seu comentário! Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Facebook: https://goo.gl/fgnB61 Instagram: https://goo.gl/xe1LmU YouTube: https://goo.gl/REyOiW

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